INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

O que é agradecendo a Deus

AgradecendoCristo

O que e gratidão?

Segundo o dicionário gratidão é:reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE AGRADECER?

A Bíblia diz que devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:18).

Por que agradecer?

Porque agrada a Deus – fomos criados para louvar a Deus (Salmos 145:10).
Porque temos muitas razões – temos a salvação e a promessa da vida eterna em Jesus, mesmo se tudo o resto na vida parece ruim (Efésios 1:3-6).
Porque muda nossa mentalidade – quando agradecemos pelas coisas boas, aprendemos a valorizá-las e não damos tanta importância às coisas más (Efésios 5:4).
Porque Deus abençoa – Deus dá a quem sabe valorizar as bênçãos (Lucas 19:26).

Como posso desenvolver a gratidão?

O que sentimos tem muito a ver com o que pensamos. Veja o exemplo de Davi. Ele era uma pessoa que sempre demonstrava gratidão. O que o ajudava a ser grato? Durante toda a sua vida, ele meditou nas coisas que Deus fazia. (Salmo 71:5, 17) Numa oração, ele disse a Deus: “Medito em todos os teus atos; reflito no trabalho das tuas mãos com vivo interesse.” (Salmo 143:5) Ou seja, ele não era uma pessoa superficial; ele pensava em assuntos profundos. Isso o ajudou a desenvolver gratidão.

A Bíblia nos dá um ótimo conselho: ‘Tudo que é verdadeiro, tudo que é amável, tudo de que se fala bem, tudo que é virtuoso e tudo que é digno de louvor, continuem a pensar nessas coisas.’ (Filipenses 4:8, nota) A expressão “continuem a pensar” confirma que, para termos uma atitude de gratidão, precisamos tirar tempo para pensar nas coisas positivas que temos na nossa vida.

Deus te abençõe!

Agradecendo a Deus na Bíblia

1 Crônicas 29:13

Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome.

Salmos 28:7

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.

Salmos 69:30

Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças.

Salmos 95:2

Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.

Salmos 100:4

Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.

Salmos 106:1

Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

Salmos 118:28

Tu és o meu Deus, e eu te darei graças; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.

Salmos 147:7

Cantai ao Senhor em ação de graças; com a harpa cantai louvores ao nosso Deus.

Marcos 6:41

E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos.

1 Coríntos 1:3-4

Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus.

1 Coríntos 15:57

Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Coríntos 2:14

Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento.

2 Coríntos 9:10-11

Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. Enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.

Efésios 5:19-21

Falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Filipenses 1:2-3

Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós.

Filipenses 4:6

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.

1 Tessalonicenses 1:2-3

Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, 3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.