INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

O que é ansiedade e preocupaçaõ?

Ansiedade

O que é ansiedade? ou preocupação?

É uma preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. A ansiedade pode ser normal e é um indicador de doença subjacente somente quando os sentimentos se tornam excessivos e interferem na vida cotidiana.

O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE ANSIEDADE?

Mateus 6:25 Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais que o mantimento? e o corpo mais que o vestuário?

As raizes da ansiedade são:

  1. Materialismo (Mateus 6:19,21) O materialismo é uma armadilha para nossa alma. Quando nos apegamos as coisas que vemos, apalpamos, e nos dão sensação de prazer e alegria, automaticamente desprezamos os valores espirituais que verdadeiramente necessitamos.
  2. Manipulação - Não andeis pois inquietos dizendo: Que comeremos ou o que beberemos, ou com que nos vestiremos? - aqueles que não conhecem a Deus, buscam somente coisas materiais. Mas o Senhor diz: Mas buscai primeiro o reino de Deus , e a sua justiça, e TODAS essas Coisas vos serão acrescentadas (Mt 6;33).
  3. Indecisão: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou ha de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e Mamom.

COMO FAZER PARA VENCER A ANSIEDADE E AS PREOCUPAÇÕES?

Precisamos APRENDER A CONFIAR na palavra de Deus e não ter receio de tomar decisões radicais para agradar a Deus.
O Senhor não quer você ansioso(a).
Lance sobre Ele agora mesmo todas as ansiedades por meio da oração e ESCOLHA CONFIAR EM DEUS!

Versos de ansiedade na Bíblia

Salmos 34:4

Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.

Salmos 56:3

No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.

Salmos 94:19

Quando os cuidados do meu coração se multiplicam, as tuas consolações recreiam a minha alma.

Salmos 121:1-2

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Provérbios 12:25

A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.

Isaías 41:10

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Mateus 6:31-34

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? Pois a todas estas coisas os gentios procuram. Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 11:28-30

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

Filipenses 4:6-8

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

1 Pedro 5:7

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.