INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

O que é coragem?

Coragem

Coragem é a capacidade de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. O contrário da coragem é tida normalmente como covardia.

O que a bíblia diz sobre coragem?

A maior coragem se revela quando a nossa fé está em Deus e sentimos a Sua presença. Porque mesmo que se levante um exército contra nós, sabemos que o nosso Deus é mais forte e nos dará a vitória!

Como podemos vencer o medo e ter coragem? Posso encontrar na Bíblia a fonte de encorajamento?

Você já sentiu medo? Esse é um sentimento de auto-proteção que pode surgir diante de alguma ameaça iminente, quer seja ela real ou imaginária. A Bíblia descreve que depois de desobedecer a Deus e cometer pecado, o homem teve medo e se escondeu de Deus: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gênesis 3:10 – NVI). Embora o medo seja uma realidade desse mundo caído em pecado, Deus é a fonte de amor, esperança, perdão e salvação. Ele nos encoraja em cada situação de nossa vida. Ele diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10).
Quando Moisés conduzia o povo de Israel para tomar posse da terra de Canaã, havia um grande desafio, pois a terra já era habitada e os israelitas não eram preparados militarmente. Mas Deus encorajou a liderança e todo povo dizendo: “O Senhor deu esta ordem a Josué, filho de Num: ‘Seja forte e corajoso, pois você conduzirá os israelitas à terra que lhes prometi sob juramento, e eu mesmo estarei com você” (Deuteronômio 31:23 – NVI).
Portanto, a nossa coragem deve estar fundamentada no poder de Deus. Quando Paulo enfrentou o julgamento do sinédrio, já como prisioneiro, Deus o encorajou. O relato de Atos descreve esse episódio:
“Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma” (Atos 23:11).
Assim como o Senhor se colocou ao lado de Paulo para o animar e encorajar, Ele também promete estar conosco em toda e qualquer situação (Salmos 23:4; Mateus 28:20). Confie em Deus, seja forte e corajoso, pois Ele tem um lindo plano para você!
Quer descobrir mais sobre esse plano divino? Faça um curso bíblico que é oferecido no site! (um deles no O Que é o Plano de Deus?; e O plano divino)

Que Deus lhe abençoe!

O texto coragem na Bíblia

Deuteronômio 31:6, 8

Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.
O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes.

Josué 1:9

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.

1 Crônicas 28:20

Disse, pois, Davi a seu filho Salomão: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te desalentes, pois o Senhor Deus, meu Deus, é contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que seja acabada toda a obra para o serviço da casa do Senhor.

Salmos 23:4

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Salmos 27:14

Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

Salmos 31:24

Esforçai-vos, e fortaleça-se o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.

Isaías 41:10, 13

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.

Isaías 43:5

Não temas, pois, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente, e te ajuntarei desde o Ocidente.

Isaías 54:4

Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não sofrerás afrontas; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez.

Romanos 8:15

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

1 Coríntios 16:13

Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes.

2 Coríntios 1:3-4

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

2 Timóteo 1:7

Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

1 João 4:18

No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.