INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

O que é perder uma pessoa amada?

Perdeu seu Amado

Perder um amado é duro e pode levar muitos anos para curar. Às vezes nunca cura, mas a dor diminui com os anos. Não pode levar a perda de um amado de forma leve. Mas a fé ajuda você. Escrevo este assunto com alguns exemplos e avisos.

Às vezes nós estamos "felizes" porque Deus termina o sofrimento da pessoa e isso se a pessoa era realmente crente em Jesus Cristo, nós sabemos que ele ou ela agora tem uma vida melhor no céu.
Mas se ele ou ela não era crente, somente nossa oração pode ajudar para diminuir a dor de seu ente perdido.

Eu estava "feliz" depois que meu pai morreu. Ele teve câncer no célebro e os médicos deram dois meses de vida. Mas Deus deu à ele 6 meses e ele aceitou Jesus Cristo como Salvador e 2 semanas depois ele morreu. Graças a Deus.

Jó ficou triste depois que seus sete filhos morreram. Acima disto ele recebeu um grande sofrimento e sua esposa falou mal de Deus. Os três amigos deram conselhos ruins e Jó em ordem de Deus precisou fazer sacrificios por eles. Mas não por sua esposa, porque Deus entendia a ferida dela. E Deus dá à ela 7 novos filhos!

Nós precisamos cuidar de nossos conselhos

O mais horrível que eu ouvi, foi
O filho deficiente mental de um pastor de uma grande igreja, cometeu suicídio. Vários membros comentaram que este filho agora estava no inferno por causa de seu suicídio. Como "crentes" podem falar isso? Eles se basearam no sexto mandamento 'Não matarás'. Isso é verdade? Este filho tinha uma deficiência mental grave, possívelmente nem sabia o que estava fazendo.
Olha para rei Davi, primeiro adulterou e depois totalmente consciente premeditou a morte de Urias. Mesmo Deus tendo lhe chamado, exceto por esta causa. O rei Davi está no inferno por que ele quebrou o sexto e o sétimo mandamento? Por favor, cuide de suas palavras, só Deus é juiz.

Um dia, minha vizinha me visitou. Eu ainda estava solteiro e sozinho. "Por favor, me ajuda e me explique, por que meu filho morreu?" Ela não era crente. O que eu falei? Uma noite quando eu cuidava do filho dela, ele falou que ele viu monstros na parede no quarto dele. Em nesta época, eu ainda era inocente, e não sabia sobre demônios na Holanda. O filho, de 9 anos, morreu por causa de um ônibus que passou no sinal vermelho. O célebro estava do lado de fora.
O que eu falei. Deste monstros, ele agora estava livre? Que morte é uma consequência do pecado? Eu fiquei sem palavras e só falei meia hora com ela. Sentei me em frente dela.
Cuide-se (não cai na brecha de Satanás) para não abraçar que pode causar mais problemas.

Outro dia, um pastor e eu vistamos uma mulher. Depois, o pastor estava com raiva que ele falou mais e eu pouco. Eu não tinha palavras. Logo a seguir o pastor falou, a mulher que estava com grata, porque eu na oração disse tudo o que ela falou. Às vezes a consolação é só ouvir.

Nós não temos muito conhecimento de Deus. Muitos irmãos e irmãs morreram durante a pandemia do Covid-19. Nós não sabemos o porquê? Às vezes eu penso que é porque nós vivemos no tempo de fim e muitos podem sofrer em nossa época e não resistir as tentações. Da qual, somente Deus sabe!

Cuidado não para não perder a fé

Aqui vai outra históra, agora de uma mãe "crente". Desde dos 4 anos o filho teve câncer. Por um tempo ele estava curado, mas aos 6 anos de idade, o câncer entrou no medula espinhal. Vários meses depois, ele foi internatado no hospital Universitário. A mãe ficou muitos dias e noites com ele. O menino era feliz, uma grande testemunha de Jesus Cristo, mesmo sabendo que não obteve a cura e logo ele morreu. O casamento terminou muitos anos depois, a mãe ficou horas no cova do menino. Ela reclamou muito com Deus. Chamando Deus para prestar contas. A filha dela casou-se com alguém do Islã. Outro filho de 28 anos estava nas drogas, e não se casou. Uma história triste.

Outros vezes, eles, os filhos, perdem seu pai em uma idade jovem e a mãe fica com as crianças, tendo que lidar com problemas financeiro às vezes. Um novo casamento não ajuda porque não está incapaz de "esquecer" seu marido falecido.

Um outro casal é "feliz" por sua filha que morreu aos 10 anos e agora a filha está feliz no céu. Desde nascimento ela era cega, surda e muda, epilepsia, mal sentindo quando sua pele lhe tocava. Necessitava de comida por sonda. Pessoas da igreja ajudavam de modo intensivo. MAS a falha dela ainda estava lá.

Como ajudar?

ORAR por esta pessoa. Esteja atento. Ajude à cuidar das crianças. Seja lá por ele ou ela. Não deixa sozinho. Não se esqueça da pessoa (mesmo depois de anos).

Textos Bíblicos

Salmos 23:4

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

A certa altura da vida todos nós passamos por tempos dificeis, as vezes literalmente pelo vale da sombra e morte, pode ser nossa propria morte ou de um ente querido ou outra situação extraordinariamente dificil.Mesmo nesses momentos devemos lembrar que o Senhor está conosco, aqui nesse verso Ele afirma isso. Por mais que o medo nos cerque, por mais sozinho você se sinta, mas , acredite, O Senhor está com você a sua palavra não mente jamais.

Salmos 34:18

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

Quem possui coração quebrantado é a pessoa que facilmente chora pelos próprios pecados e verdadeiramente se arrepende de cada um deles. Uma pessoa assim também costuma facilmente se compadecer da dor do outro. infelizmente não é isso que estamos vivendo. Nossos olhos estão secos. Oramos pouco. Choramos pouco. Clamamos pouco pelo nosso país. Estamos insensíveis e com o coração endurecido.

O maior problema disso é que Deus só se aproxima, ou seja, só está com quem possui este coração quebrantado. Deus está com você? Você possui um coração quebrantado?
Porque precisamos de um coração quebrantado?
Porque isso nos aproxima de Deus! Esse é o motivo principal.
Porque os homens de Deus na Bíblia eram assim: Davi (salmo 6:6),Jeremias ( Lamentações 1:16),Jesus ( Lucas 19:41) Porque é assim que nos ensina a palavra.
Os sacrificios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Samos 51:17.

Salmos 119:50

Isto é a minha consolação na minha angústia, que a tua promessa me vivifica.

Davi relaciona positivamente as promessas divinas com o sofrimento humano: “No sofrimento, eu fui consolado porque a Tua promessa me deu vida.” (Salmo 119:50).

De tanto ouvirmos os discursos das campanhas eleitorais ficamos descrentes da palavra “promessa”. Na maior parte das vezes, as promessas eleitoreiras não se cumprem, quando o candidato assume o cargo. Davi, entretanto, punha a mão no fogo, diante das promessas divinas. O rei poeta não tinha dúvidas: a segurança da sua atribulada vida foi mantida até o fim, por causa da promessa sustentadora de Jeová. O que Deus prometeu sempre cumpriu.

Viver a vida cristã é um desafio. Por causa de nossas fragilidades e pecados. Por causa da maldade do mundo. Por causa das “setas inflamadas do Maligno”. Acreditar na realidade das promessas divinas não deveria ser nosso último recurso. Deve ser nossa postura inicial, nossa atitude de enfrentamento das tribulações. Esta é uma das razões de conhecer a Bíblia. As promessas do Senhor estão nas Escrituras, de forma clara e simples. Crentes sem Bíblia sofrem desnecessariamente. Para eles, vale a receita de Davi – "no sofrimento, eu fui consolado porque a Tua promessa me deu vida!".

Isaías 43:2

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Neste verso, Deus está dizendo ao povo judeu que Ele estará com eles em seus momentos mais difíceis, apoiando-os através deles, dando-lhes força para ir além deles e livrando-os do perigo sem danos.
Quando você passar pelas águas. – Esta é uma promessa geral e significa que quando e onde quer que eles passem pela água ou pelo fogo, ele os protegerá. Pois, isso é uma verdade em sua história passada com o povo; e a garantia aqui é para consolo em vista das calamidades e sofrimentos na Babilônia. Fogo e água são frequentemente usados ​​nas Escrituras para denotar calamidade. Quando você passar pelo fogo. – Isso é expressivo de calamidade e perigo em geral, como passar pelo fogo. No entanto, teve um cumprimento literal no caso dos três judeus piedosos lançados por Nabucodonosor na fornalha ardente Daniel 3:25, Daniel 3:27. Por fogo e água, ele quer dizer todo tipo de miséria a que estamos sujeitos nesta vida; pois devemos lutar não apenas com calamidades de um tipo, mas com calamidades infinitamente diversificadas. Da mesma maneira, o apóstolo Tiago exorta os crentes a não desmaiar quando “caem em várias tentações”. (Tiago 1:2). E, de fato, a fé precisa ser posta à prova de muitas maneiras; pois muitas vezes acontece que aquele que foi vitorioso em um combate foi frustrado por outro tipo de tentação. Somos, portanto, provados por aflições, mas finalmente libertados; ficamos perplexos com as ondas, mas não somos tragados; somos até queimados pelas chamas, mas não consumidos. Temos, de fato, o mesmo sentimento de dor que os outros homens, mas somos sustentados pela graça de Deus e fortalecidos pelo espírito de paciência, para que não desfaleçamos; e por fim estenderá a mão e nos elevará ao alto.

Isaías 49:13

Cantai, ó céus, e exulta, ó terra, e vós, montes, estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e se compadeceu dos seus aflitos.

Cante, ó céus – Em vista das verdades gloriosas declaradas nos versículos anteriores, que reis se levantariam e príncipes adorariam; que o Messias seria uma luz para os gentios e que a verdadeira religião seria estendida a cada um dos quatro quadrantes do globo. A idéia neste versículo é que era uma ocasião em que os céus e a terra teriam motivo para exultar juntos. Assim, é comum em Isaías interpor um cântico de louvor ao anúncio de qualquer verdade grande e gloriosa, e exortar os céus e a terra a se alegrarem juntos.
ALEGRA-TE Ó TERRA - Embora exorte e incentive todos os piedosos a agradecer, ele também procura confirmar a promessa que poderia ter sido considerada duvidosa; pois as aflições perturbam nossas consciências e as fazem vacilar de tal maneira que não é tão fácil descansar firmemente nas promessas de Deus. Em resumo, os homens permanecem em suspense, tremem ou caem completamente e até desmaiam. Enquanto são oprimidos pelo medo, pela ansiedade ou pelo sofrimento, dificilmente aceitam qualquer consolo; e, portanto, eles precisam ser confirmados de várias maneiras. Essa é a razão pela qual Isaías descreve as vantagens dessa libertação em termos tão elevados, para que os crentes, embora não tenham visto nada além de morte e ruína, possam sustentar seu coração na esperança de uma melhor condição. Conseqüentemente, ele coloca o assunto quase diante de seus olhos, para que possam estar plenamente convencidos de que terão a causa mais abundante de regozijo; embora naquele momento eles não vissem nada além de tristeza e tristeza.

Isaías 57:1-2

Perece o justo, e não há quem se importe com isso; os homens compassivos são arrebatados, e não há ninguém que entenda. Pois o justo é arrebatado da calamidade, entra em paz; descansam nas suas camas todos os que andam na retidão.

Os justos perecem – Isso se refere, como suponho, ao tempo de Manassés (ver Introdução, Seção 3). Grotius supõe que se refere ao rei Josias; que se refere a mártires em geral. Mas parece-me provável que o profeta pretenda descrever o estado de estupidez que prevaleceu em seu tempo, e pedir como uma prova disso que a parte piedosa da nação foi levada pela morte violenta e que a nação não foi afetado por isso. Tal era a culpa de Manassés; tão violenta foi a perseguição que ele provocou contra os justos, que se diz dele que ele derramou muito sangue inocente, até que encheu Jerusalém de um extremo ao outro ‘ 2 Reis 22:16 . Há evidências (ver Introdução, Seção 2) de que Isaías viveu até o tempo dele, e é provável que ele próprio tenha sido vítima da raça de Manassés. Embora ele tivesse, por causa de sua grande idade, se aposentado das funções públicas do ofício profético, ele não podia ser insensível à existência desses males, e seu espírito não faria com que ele ficasse calado, mesmo se curvado pela idade, quando a terra estava cheia de abominações, e quando o melhor sangue da nação era derramado como água. A palavra traduzida 'perece' (abad), bem como a palavra traduzida 'retirado'(âsaph) denota violência e é indicativa do fato de que foram removidas por uma morte prematura.

E NÂO HÀ NINGUÉM QUE ENTENDA - ninguém é despertado por isso, ou está preocupado com isso. O sentimento da passagem é que é prova de grande estupidez e culpa quando as pessoas veem os justos morrerem sem preocupação. Se os piedosos morrem por perseguição e outros não são despertados, isso mostra que eles concordam com ela, ou não têm confiança em Deus, e não desejam que seu povo seja preservado; se eles morrem no modo comum e as pessoas não são afetadas, isso mostra sua estupidez. A retirada de um homem piedoso da terra é uma calamidade pública. Suas orações, seu exemplo, sua vida estavam entre as bênçãos mais ricas do mundo, e as pessoas devem ser profundamente afetadas quando forem retiradas; e mostra sua culpa e estupidez quando vêem isso com indiferença. Aumenta a evidência dessa culpa quando, como às vezes ocorre, a remoção dos justos pela morte é uma ocasião de alegria. Os ímpios odeiam a repreensão secreta que é fornecida por uma vida santa, e freqüentemente sentem uma exultação secreta quando essas pessoas morrem.

Que os justos são tirados do mal – Que calamidades terríveis estão chegando sobre a igreja e a nação, e que os justos são tirados antes que eles venham. Ele entrará em paz – O homem justo será recebido em descanso e segurança, onde estará fora do alcance das misérias que se aproximam. Eles – os homens misericordiosos; descansará em suas camas – Em seus túmulos, não são chamados inadequadamente de cama ou lugar de dormir, sendo a morte comumente chamada de sono nas Escrituras; cada um andando em sua retidão – Que andou, isto é, viveu em um sincero e fiel cumprimento de seus deveres para com Deus e os homens. Vitringa pensa que "o cumprimento desta profecia deve ser buscado no final do nono e nos séculos seguintes; quando o poder papal prevaleceu grandemente, e a corrupção da igreja foi tão grande quanto as perseguições e os problemas dos piedosos foram muitos".

Lamentações 3:32

Embora entristeça a alguém, contudo terá compaixão segundo a grandeza da sua misericordia.

Os versos 31 a 33 são a chave para uma correta compreensão de todo o livro de Lamentações. São a revelação do amor de Deus por trás de todo o sofrimento que Ele permitiu cair sobre Seus filhos. O Senhor não permite a adversidade sem avaliar a conduta humana. Embora Deus permita a aflição algumas vezes, também é verdade que o ser humano a atrai. O castigo, para Deus, é Sua “obra estranha” (Is 28:21). Em Sua providência soberana, Deus, às vezes, “permite que o mal ocorra para que Ele possa evitar que apareçam males ainda maiores.

Quando, portanto, os fiéis se sentem seguros de que seu castigo é apenas por um tempo, eles se apegam à esperança e, assim, recebem um conforto inestimável em todos os seus males.

Mateus 5:4

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Bem-aventurados os que choram – Isso é capaz de dois significados: ou aqueles que são abençoados que sofrem com a perda de amigos ou posses, ou que aqueles que choram pelo pecado são abençoados. Quando Cristo veio pregar o arrependimento, induzir as pessoas a lamentar seus pecados e abandoná-los, é provável que ele visse particularmente este último. Compare 2 Coríntios 7:10 . Ao mesmo tempo, é verdade que o evangelho só pode dar verdadeiro conforto àqueles que estão em aflição, Isaías 61: 1-3 ; Lucas 4:18 . Outras fontes de consolo não alcançam as profundas tristezas da alma. Eles podem diminuir as sensibilidades da mente; eles podem produzir uma submissão sombria e relutante ao que não podemos ajudar: mas não apontam para a verdadeira fonte de conforto. Somente no Deus da misericórdia; no Salvador; na paz que brota da esperança de um mundo melhor, e somente aí existe consolo, 2 Coríntios 3: 17-18 ; 2 Coríntios 5:1.

1 Coríntios 15:55-57

Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

  1. "Onde está, ó morte, a tua vitória?"
    Paulo está falando com a “morte” como se fosse uma pessoa. Este é o grito de triunfo sobre a morte que Paulo pensa que os cristãos darão quando chegar a hora em que a morte não poderá mais roubar suas mães, pais, irmãs, irmãos, filhas e filhos. A morte tem o poder de colocar os cristãos na sepultura, onde são aprisionados. Quando a morte for abolida, os cristãos nas sepulturas ressuscitarão dos mortos, sairão de suas sepulturas e serão libertados para a eternidade.
  2. "Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"
    A morte tem o poder de causar a dor e destruir os cristãos, mas depois que ela deixar de existir, não terá mais esse poder. Os cristãos não temerão mais a morte. Alguns comentaristas acham que “ferrão” neste contexto significa a “picada” de uma cobra, escorpião ou abelha e também significa a picada da ponta de ferro de um aguilhão. Um aguilhão de boi era uma arma longa de 7 a 8 pés de comprimento, com uma ponta de ferro afiada usada para manejar bois. Poderia se usar para guiar os bois a se moverem em uma determinada direção, ou com mais força como uma lança, se necessário.

A ressurreição é a suprema vitória sobre o pecado e a morte. Essas desgraças gêmeas têm perseguido o homem desde o Jardim do Éden até o presente. Mas a ressurreição possibilitará que a suprema obra redentora de Deus possa ser realmente experimentada pelos salvos. Assim que os salvos receberem esse novo corpo, terá se cumprido a Palavra: Tragada foi a morte na vitória (54).

Na vitória do corpo ressuscitado, será removido o aguilhão da morte, porque o aguilhão da morte é o pecado (56). O pecado produziu a morte e também acrescentou a ela o veneno e a amargura do desespero. Paulo declara que a força do pecado é a lei. A lei intensifica o pecado no sentido de que ela torna o homem consciente do pecado e aumenta seu poder e culpa, no entanto não faz nenhuma provisão para a vitória sobre ele (Rm 7.7-13; 8.2-3). Mas Deus… por nosso Senhor Jesus Cristo (57) nos dá a vitória sobre o pecado e a morte. Todo o plano redentor foi destinado a promover esse triunfo total.

A vitória sobre o pecado está tão interligada com a ressurreição que negar uma é negar a outra. Se a ressurreição não existir, não haverá possibilidade de vitória sobre o pecado. Se deve existir uma vitória completa e absoluta sobre o pecado, então a ressurreição é uma necessidade. Para Paulo, a vitória sobre o pecado e a realidade da ressurreição representavam o ápice da redenção.

2 Coríntios 1:3-4

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Somos consolados porque somos atribulados. Somos consolados porque precisamos de uma bênção. Somos consolados para consolar outros. Apesar de cada afirmação acima ser verdadeira, a última é a mais crucial. Há algo sobre consolação que não pode ser totalmente realizado até que seja compartilhada com outra pessoa. É aquele passo final no processo da cura de luto, desapontamento, mágoa e perda. Até que compartilhemos a consolação que recebemos, até passá-la para outro, nossa consolação é fraca e superficial e limitada. Consolação, passe-a a outro!

Hebreus 4:16

Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.