1 Samuel Estudos Bíblicos dos Versículos

1 Samuel 1:10-16

1 Samuel 1:10

Dominar a língua implica saber, que coisas que você não deveria dizer a outros podem, com frequência, ser ditas a Deus.

CONTE as suas prováveis queixas APENAS a Deus. LEMBRE-SE de que a vingança deve vir apenas pelas mãos do Senhor.

Ana enfrentou luta emocional com a sua competidora chamada Penina , e também a má interpretação do sacerdote Eli em momento de angústia em oração.

Acredite na oração!
Abra sua boca e fale com Deus!
Ele fará o milagre!

1 Samuel 3:10

1 Samuel 3:10


OUVINDO O CHAMADO DE DEUS
as principais verdades são:

  1. Deus está em silêncio quando sua palavra não é conhecida.
  2. O chamado de Deus pode ser confundido.
  3. O chamado de Deus é insistente.
  4. A palavra de Deus é transmitida quando seus servos ouvem.

1 Samuel 3:19

1 Samuel 3:19


A criação de um homem de Deus está resumida nos versos 19 ao 21.

  1. Uma vida de crescimento
  2. A presença de Deus
  3. Uma palavra ungida
  4. Uma boa reputação
  5. A palavra do Senhor, ou como deveria ser para nós, uma Bíblia aberta.

A frase: E veio a palavra de Samuel a todo Israel, significa que a palavra do Senhor tornara-se a palavra de Samuel, e que a reputação desse jovem como profeta espalhou-se pela terra. A mensagem de Samuel, como a palavra de qualquer pregador ou professor, era poderosa a ponto de refletir e personificar a mensagem do Senhor.

1 Samuel 3:30

1 Samuel 3:30
  • Creia nos resultados da obediência; o que praticamos oferece evidência da nossa fé. Fé não é uma afirmação dogmática. GERA AÇÃO, produz obediência, e por meio da vitória torna-se frutífera!
  • Obediência incompleta é o mesmo que desobediência.
  • Esteja seguro que Deus pode usar até os seus poucos recursos, quando acompanhados por uma grande fé, para vencer qualquer obstáculo que você enfrente.

1 Samuel 4:38

1 Samuel 4:38


Na continuação dessa história, lá pelo verso 11, diz que Israel perdeu essa batalha e a arca foi levada pelos filisteus, também os dois filhos de Eli morreram.

Nós observamos que, a presença física da arca não tinha poder quando o Deus da arca era ignorado, e os israelitas foram derrotados com um grande estrago.

Neste fiasco temos outra demonstração do fato de que Deus está mais preocupado com a lealdade íntima do que com símbolos; sejam eles, como naquela época, o Tabernáculo e a arca ou, em nossos dias, coisas como a filiação à igreja, o batismo, a confirmação ou a ortodoxia doutrinária. "O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (16.7).

1 Samuel 7:12

1 Samuel 7:12


Deus nossa ajuda
Nessa história podemos encontrar:

  1. Condições para receber a ajuda de Deus.
  2. Confissão da necessidade da ajuda de Deus.
  3. A crise como ocasião da ajuda de Deus.
  4. Chamado a oração pela ajuda de Deus
  5. Vitória por meio da ajuda de Deus.

1 Samuel 8:22

1 Samuel 8:22
  • Cuidado você pode estar orando de forma não sábia e impiedosa. Deus pode dar o que você está pedindo como forma de disciplina, o que poderia ser desnecessário se a sua atitude fosse diferente.
  • Não valorize muito o tamanho dos recursos. LEMBRE-SE: O SENHOR REALIZA GRANDES COISAS POR MEIO DE NÚMEROS INSIGNIFICANTES (1 Sm 14:6)
  • Saiba que Deus vê o coração e não a aparência externa (1 Sm 16:7)
  • NÃO JULGUE COM BASE NO QUE VOCÊ VÊ. Não despreze pequenas oportunidades. Compreenda que elas nos preparam para batalhas maiores! (1 Sm 17:34-37)
  • Disse Davi: O Senhor me livrou da mão do leão e do urso; ele me livrará da mão desse filisteu... (1 Sm 17:37)

1 Samuel 10:6

1 Samuel 10:6


A CRIAÇÃO DE UM NOVO HOMEM
Uma das evidências mais importantes de uma vida cheia do Espírito Santo são a mudança de caráter e o desenvolvimento dos frutos do Espírito Santo que nos capacitam a viver para Ele.
Nos versos 6-11 temos:

  1. Redenção- Deus lhe mudou o coração em outro
  2. Renovação- O Espírito de Deus se apoderou dele
  3. Reconhecimento- todos os que dantes conheciam viram que eis que com os profetas profetizava; então disse o povo , cada qual ao seu companheiro: Que é que sucedeu ao filho de Quis?

Assim, sejamos prudentes com manifestações espirituais, de forma a não sermos enganados pelo que vemos alí, falando em línguas estranhas e profecia que não se cumpri. Mas a vida diária, os negócios, família, honestidade, etc vão dizer realmente se aquela pessoa é cheia do Espírito Santo.

1 Samuel 13:11

1 Samuel 13:11


FRACASSANDO NO TESTE DA FÉ
Com a demora do profeta, o próprio Saul ofereceu holocausto. Ele procurou justificar este erro perante Samuel com base no fato de que o povo se espalhava. Este foi o primeiro dos vários passos que o rei deu, ao afastar-se de Deus, cada um deles explicado da mesma maneira: “ o povo”! Forçado pelas circunstâncias - isto é, fiz isso com relutância; mas apesar disso, o fiz.

Em seu primeiro teste, e diante de uma ordem direta - e não importava a urgência das circunstâncias extenuantes - Saul havia fracassado. Uma desobediência direta nunca pode ser justificada com base na “ necessidade.

O teste da fé chega quando:

  1. O perigo aumenta.
  2. O medo se instala.
  3. O apoio humano falha.

Fracassar no teste da fé resulta em:

  1. Desobediência
  2. Desculpas.
  3. Perda das bençãos de Deus.

1 Samuel 15:22

1 Samuel 15:22


O Senhor é muito claro no que diz respeito à desobediência. Podemos achar que nossas ideias são melhores que as ideias de Deus, mas ele chama essa atitude de teimosia e diz que ela equivale à idolatria. Por que idolatria? Porque estamos idolatrando nossas próprias ideias, exaltando-as acima das ordens de Deus.

1 Samuel 15:23

1 Samuel 15:23


Rebelião é a falta de vontade de obedecer a um poder superior. Isso pode ser obedecer aos mandamentos de Deus conforme dados no Antigo e no Novo Testamento. A relutância em obedecer às regras de trânsito, como dirigir com muito álcool e passar no sinal vermelho com a morte de outras pessoas. Roubo, assassinato, adultério. A desobediência de uma criança aos pais. Deus vê isso como um pecado de adivinhação e idolatria. É ceder ao pecado e obedecer a satanás (idolatria, servir ao seu velho mestre satanás).

No caso do rei Saul, por não dar ouvidos às ordens de Deus, Deus o rejeitou e tirou dele o reinado. A lição para o cristão é, se o cristão não deseja levar uma vida espiritual e seguir seu próprio caminho e vontade, então ele ou ela não será levado no Arrebatamento da Igreja, mas deixado (Mateus 24:40-42) nem ser um rei no Reino de Jesus de 1.000 anos após a Grande Tribulação.

1 Samuel 16:1

1 Samuel 16:1


A tristeza de Samuel devido a rejeição de Saul foi interrompida por uma nova missão. A dinastia de Saul não podia continuar. O profeta precisava afastar-se do passado e de suas situações, e olhar para o futuro, quando se cumpriram os próximos objetivos de Deus.

Na nossa vida é também assim, as ficamos parados na tristeza por um fim de relacionamento, pela perda de um emprego, ou por outra perda qualquer e paramos de olhar pra cima, como diz no salmo, ELEVO MEUS OLHOS PARA O MONTE DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO. Esqueça o que passou e busque de Deus a orientação, daquele que faz novas todas as coisas!

1 Samuel 16:7

1 Samuel 16:7


O QUE DEUS OBSERVA
Essa frase pode ser vista tanto negativa como positivamente nos versos 6:13.

  1. O Senhor não procura semblantes formosos.
  2. Estatura física.
  3. Idade ou maturidade.
  4. Condição ou posição.

O Senhor olha para o coração, e derrama seu espírito sobre aqueles que Ele aceita.

1 Samuel 17:46

1 Samuel 17:46


VENCENDO A GUERRA DAS PALAVRAS
Nunca corra em direção ao seu gigante com a boca fechada!

Todos nós enfrentamos gigantes na vida.
FALAR A PALAVRA DE DEUS LIBERA O PODER DE DEUS PARA VENCER EM CADA CONFLITO!

Para vencer o combate da fé é necessário VENCER a guerra das palavras. Em 1 Samuel 17 nos dá um retrato das palavras cheias de fé que foram ditas e determinaram o resultado de uma guerra.

NUNCA DEIXE O DIABO COM A ÚLTIMA PALAVRA!

Antes de Davi correr para Golias, travou uma guerra de palavras.

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4.4).

A fé é liberada ao falarmos.
Se você fica em silêncio perderá por omissão.

1 Samuel 19:11

1 Samuel 19:11


Situação complicada para Davi. A vida de alguém e o seu futuro dependem perfeitamente de uma decisão tomada em um só momento. Como os homens de Saul guardavam a porta, Mical ajudou Davi a escapar por uma janela (fugas semelhantes em Js 2:15; At 9:25; 2 Co 11:23). Tem situações que não tem tempo de orar, a pessoa tem mais é que fugir ou morrer. Uma mulher que apanha constantemente do marido, pais que vê seu filho sendo levado a vícios pelo círculo de amigos, etc.

A necessidade de decisão é evidenciada nos versos 8-18. É expressa nas palavras de Mical a Davi: Se não salvares a tua vida está noite, amanhã te matarão. Aqui temos

  1. Perigo,
  2. Decisão,
  3. Libertação.

Ele escapou pela janela, as vezes é só isso que você tem, uma janela. Pois aproveite, não fique num canto chorando e se lamentando pela situação, tome hoje a decisão! Agarre a oportunidade que está diante de você e seja livre, em nome de Jesus!

1 Samuel 25:10-11

1 Samuel 25:10-11

Em todo o capítulo 25 conta a história entre Nabal, Davi e Abigail. Nabal era um homem rico e estava tosquiando suas ovelhas quando Davi que estava a um tempo nas proximidades com seu grupo enviou 10 homens pedindo ajuda, a fim de suprir suas necessidades de alimento. O pedido de Davi foi feito de forma educada e também havia um costume estabelecido de compartilhar a "boa hora".

A resposta de Nabal foi insolente, falou de Davi como um servo fugitivo e recusou a solicitação. Quando os homens retornaram e relataram a decepção, seu líder os convocou a pegarem em armas contra Nabal. Um dos próprios homens de Nabal, nesse meio tempo, contou a Abigail o que acontecera.

Abigail rapidamente juntou mantimentos e, sem contar a seu marido, ordenou que os próprios servos de sua casa os levassem a Davi, enquanto ela os seguiria de perto.

Ao prostrar-se, Abigail procurou apaziguar a ira de Davi. Seu discurso é uma obra prima de sabedoria. Ela conseguiu a paz.
Quantas mulheres, vivem assim tendo que apagar os incêndios promovidos por seus rolos maridos. Homens como Nabal ( que seu nome significa "tolo"). Homens que as vezes tem uma situação financeira boa, mas não tem sabedoria para lidar com a família. Só pensam em si e no seu trabalho, nunca tem tempo pra família. Eles dizem : ah! Se meu filho quiser falar ele vem aqui , me procura. Mas esquece de construir esse relacionamento de confiança. Como seus filhos vão procurar você como pai se eles nem tem uma relação de amizade. E quantas mulheres, mesmo sem ser cristãs mas que tem caráter vivem suportando esse tipo de marido, que mata o amor e a admiração que ela sente, restando apenas desalento e tristeza. Onde os filhos preferem um divórcio, ou serem filhos de mãe solteira porque tudo que eles tem para resolver sempre buscam a mãe, por que o pai nunca os compreende. É triste. Mas ela suportou até o fim. Um dia o próprio Deus feriu Nabal e ele morreu deixando Abigail livre. Cuidado se você é homem e é assim com sua família mude em quanto é tempo.

1 Samuel 30:6

1 Samuel 30:6


Estes versos 1-10 nos dão sugestões valiosas sobre como lidar com o desânimo, as causas do desânimo são:

  1. Aflição e perda.
  2. Dor e a tristeza que vêm dos golpes inesperados da vida.
  3. A incompreensão dos companheiros íntimos quando se dá o melhor de si.

A cura para o desânimo é encontrada em:

  1. Aflição e perda.
  2. Buscar a Deus em oração.
  3. Ação resoluta,
  4. Acima de tudo, forte apoio do Senhor Deus.

1 Samuel 30:24

1 Samuel 30:24


Dividir e dividir igualmente” é o assunto do texto. Princípios podem ser listados aqui:

  1. Nem todos podem estar na linha de frente.
  2. Manter o acampamento base é importante, a despeito das reações que isto desperta.
  3. A generosidade e a bondade de Deus ordenam um tratamento justo para com todos.
  4. A oração e a frente financeira doméstica são importantes para evangelistas, pastores e missionários.

Para variar a figura, podemos concluir que não só Paulo "que planta" e Apólo "que rega", mas aqueles que preparam a terra e fornecem a semente, também se regozijam pela colheita que Deus concede (1 Cor 3:6-9).