Estudos Bíblicos dos Versículos

2 Samuel 2:1

2 Samuel 2:1


Logo depois, Davi buscou a direção do Senhor quanto a retornar para Judá, e foi instruído a ir para Hebrom, cerca de trinta quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Ali ( em Hebrom) os seus habitantes se ajuntaram e UNGIRAM A DAVI REI SOBRE A CASA DE JUDÁ.

Nos versos de 1-4 podemos ver a "descoberta e a atitude de se fazer a vontade de Deus". As circunstâncias transformadoras devem fazer voltar nossa mente ao caminho que Deus nos mandaria tomar.
A direção de Deus é, às vezes, muito específica.
A obediência humana deve seguir a direção divina.
A benção segue a obediência.

É sempre bom orar antes de tomar decisões, buscar a vontade de Deus, e fazer o que ele orientar.

2 Samuel 5:24

2 Samuel 5:24


A maneira exata como isso ocorreu não nos é informada, mas talvez tenha sido pelo mesmo som estridente de um batalhão em marcha, o qual deveria ser o sinal para Davi. Desta vez a vitória foi completa e decisiva. O texto de 1 Crônicas 14:7 acrescenta o seguinte comentário sobre a fama desta vitória: "assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o Senhor pôs o seu temor sobre todas aquelas gentes".

Com armas espirituais e não carnais ( 2 Cor 10:14); podemos ver nos versos 22-25: uma convocação para pegar em armas. Por que?

  1. A nossa batalha é contra as grandes situações contrárias.
  2. Ela deve ser desempenhada com oração pela direção e ajuda de Deus.
  3. Deve ser desempenhada sob a direção divina.
  4. Devemos nos unir em tempo de crise. Busque pessoas para orar com e por você.
  5. O resultado será vitorioso.

2 Samuel 6:6

2 Samuel 6:6


Muitas vezes nós vemos certas coisas acontecerem com certas pessoas e nós pensamos ... ó ! Que injustiça... foi demais... não merecia tanto. Julgamos pelo que vemos alí no momento; Aconteceu comigo de me irritar com algumas notícias nos jornais ou na tv, ou na internet, quando agente lê uma manchete e ao ler a notícia agente percebe que a manchete nos induz a pensar errado sobre o caso. Nos sentimos manipulados!

Quando era adolescente e lí essa história pela primeira vez achei que Deus foi duro demais com o pobre homem, afinal ele só quis ajudar. Mas estudando mais a fundo observamos alguns fatos.

Um deles é: Por alguma razão inexplicado, a arca foi colocada em um carro novo v.3, ao invés de ser transportada conforme determinação de Deus, sobre os ombros dos sacerdotes.

Todos felizes, seguiu-se o destacamento, Davi e aqueles que com ele estavam, iam se regozijando perante o Senhor com diversos tipos de instrumentos. No caminho os bois tropeçaram e tombaram a arca, e Uzá estendeu a mão para segurá-la. O resultado foi uma morte instantânea, pois ( outro fato importante) as mãos humanas jamais poderiam tocar naquele objeto sagrado (Êx 25:14,15; Nm 4:15,20). Por esta imprudência que também significa 'erro' ou 'Negligência'. O texto em 1 Crônicas 13:10 acrescenta: "por ter estendido a mão à arca".

Várias tentativas têm sido feitas para suavizar a severidade deste juízo sobre Uzá. Israel deve ter aprendido a observar sua própria lei, e a espantosa majestade de Deus jamais deve ser obscurecida. Visto que a arca havia estado na casa de Abinadabe durante toda a vida de Uzá, ele deveria saber como tratá-la com cuidado e o respeito adequado. O fato é que não sabemos o suficiente sobre as atitudes, o treinamento e a inspiração de Uzá para julgarmos o espírito no qual ele agiu, ou a justiça do juízo que veio sobre ele. Só podemos saber que o juiz de toda terra sempre fez é sempre fará o que é certo (Gn 18:25).

2 Samuel 6:21

2 Samuel 6:21


Nessa passagem no capítulo 6 se 2 Samuel Davi foi buscar a arca que estava na casa de Obede-Edom. No verso 13 diz: os que levavam a arca - ela estava agora sendo transportada adequadamente, nos ombros dos sacerdotes designados. Davi saltava ( ou dançava ) diante do Senhor, uma forma de regozijo religioso que expressava a alegria da ocasião. Davi vestia um colete de linho que indica a natureza religiosa da celebração.

Mical, a filha de Saul, obviamente não tinha interesse por todo aquele procedimento. Ao invés de se juntar às festividades, ela estava olhando pela janela como uma espectadora, ao invés de ser participante. A maioria das críticas vem daqueles que meramente observam durante as atividades religiosas sem tomar parte delas. Visto que uma emoção que não é compartilhada compreensivelmente, geralmente incomoda, Mical desprezou Davi no seu coração. Seu comentário sarcástico e seus resultados são descritos nos versos 20:23.

O ressentimento de Mical era duplo: pelo rei ter trocado as túnicas reais pelo colete de linho dos sacerdotes; e por ter se misturado com o povo comum. A resposta de Davi foi que ele se humilharia ainda mais. A atitude de Mical lhe custou muito caro, pois ela ficou estéril, a maior reprovação que poderia sobrevir a uma mulher oriental.

2 Samuel 11:1

2 Samuel 11:1


O capítulo 11 é uma vívida lição de como os pecados se acumulam.
Como teria sido muito melhor se ele tivesse ido com as tropas para o campo de batalha! A OCIOSIDADE ABRE PORTAS PARA TODO TIPO DE TENTAÇÃO. O mal gera o mal, e um pecado leva a outro. Depois de ver a mulher de sua varanda, procurar saber quem era, se relacionar com ela... ela engravidou. Agora Davi começa um grande esforço para esconder o pecado. E os pecados foram só se acumulando.

  1. Davi ficou em casa no momento em que os reis saiam para a guerra.
  2. A ociosidade levou à aparência do mal e a luxúria.
  3. A luxúria levou à imoralidade e ao perigo de exposição.
  4. O perigo levou às tentativas de encobrir um passado tortuoso.
  5. O fracasso do engano levou ao assassinato.
  6. O juízo de Deus sobre o caminho da iniquidade.

A atitude de Deus em relação ao pecado é vista no capítulo 12:1-14.
Alí nós vemos (1) um apelo a justiça comum, (2) Deus fala a consciência do homem (3) vemos também os resultados devastadores do pecado,(4) Arrependimento e perdão, (5) As consequências que perduram.

Nesse momento, o arrependimento de Davi foi rápido e sincero. Ele disse : PEQUEI CONTRA O SENHOR. Não houve tentativas de encobrir ou desculpar esses atos. O profeta assegurou o perdão do Senhor. Mas as consequências ainda se seguiram. Seu filho Salomão era um filho volúpia que derrubou o reino.

2 Samuel 12:16

2 Samuel 12:16

O QUE FAZER NO DIA DA AFLIÇÃO?

  • Davi recebeu do profeta Natan uma sentença de morte para seu filho recém-nascido. Ouve toda uma situação que levou a esse desfecho. É mesmo consciente dos fatos, Davi ao receber essa notícia não saiu gritando e desmaiando pelo palácio e chorando nos braços de seus conselheiros ou coisa parecida.

Ele sim, ficou triste. Sim, ele sofreu. Sim, ele chorou. Mas NUNCA apara as pessoas em redor, ou largado num quarto escuro em uma cama. Ele chorou diante daquele que poderia mudar a situação. Ele usou a tristeza e as lágrimas de forma produtiva. Buscando o socorro e consolo de Deus. O texto diz que ele IMPLOROU (suplicou, rogou, pediu encarecidamente). Ele também jejuou e passou a noite deitado no chão em humilhação e vigília diante de Deus . Após 7 dias a criança morreu. Só então ele se levantou, se lavou, trocou de roupa, se perfumou. Depois entrou no santuário do Senhor e ADOROU. E voltando ao palácio pediu comida e comeu.

  • Note que Deus NÃO concedeu o que Davi queria, que era a criança viva. No entanto, Ele não foi para casa deprimido ou aborrecido o texto diz no v.20 que ADOROU ao Senhor. As pessoas em redor não entenderam o comportamento de Davi, porque? Porque aquele que não tem um relacionamento, um compromisso com Deus nunca vai entender. E Davi explica no verso 22: “ Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas agora que ela morreu, porque deveria jejuar?
  • Assim quando o verdadeiro cristão recebe más notícias, ou passa por situações de morte. A receita a seguir é se entregar a Deus em oração, jejum e súplicas. Não saia chorando em desespero para outras pessoas, elas nada podem fazer... Busque aquele que pode TODAS AS COISAS. CHORE diante dele. Se doer muito seu coração, a sua dor for tanta, caia no chão como Davi fez, mas diante do Senhor. No final, mesmo se Ele não te der a saída desejada, mas o teu espírito sai renovado, confortado, consolado, forte e entendendo os caminhos do Senhor.

Deus te abençoe!

2 Samuel 15:25

2 Samuel 15:25


A mensagem: "a obra de Deus é mais importante que o obreiro" é ilustrada pela atitude de Davi ao enviar a arca de Deus de volta à cidade da qual ela fugiu.

  • A arca simbolizava a aliança de Deus com seu povo,
  • Era importante na vida daqueles que achariam o favor de Deus,
  • Davi estava mais interessado na vontade de Deus do que nas vantagens pessoais.

2 Samuel 21:10

2 Samuel 21:10


Quando Davi reinava sobre Israel, houve fome muito grave. Ele consultou o Senhor, e este o orientou sobre o que deveria ser feito. Anos atrás, Israel firmara uma aliança com os gibeonitas, jurando-lhes proteção. Entretanto o rei Saul, no seu zelo, matara a muitos deles. E agora, sete homens de sua descendência deveriam ser enforcados para acabar com a seca. Entre eles, os dois filhos que Rispa tivera de Saul foram mortos. Ela tomou um pano de saco, estendeu-o para si sobre uma rocha, e não deixou que, de dia, as aves viessem bicar os corpos dos seus filhos. E de noite ela espantava as feras. Isto durou muitos dias, desde o princípio da sega até que a chuva caísse sobre a terra. Foi dito a Davi a respeito dela, e o rei mandou que se sepultassem os corpos dos jovens.

Rispa tornou-se o exemplo de mãe que está sempre no seu posto. Embora os filhos já estivessem mortos, ela estava alí impedindo a humilhação de terem o corpo comido por aves ou feras. Rispa lembra as mães, cujos filhos estão “mortos ” em seus delitos e pecados, que é preciso lutar por eles em oração. Colocar-se na torre de vigia e não deixar que as aves ou feras ( demônios das trevas) venham destruí-los.

O Senhor traz vida aos “mortos em seus pecados”. Há grande poder nas lágrimas de uma mãe diante do Rei.

Ore comigo: Pai, oramos pelos que estão apodrecendo em seus pecados longe de ti e do gozo que tua vida traz. Restaura com teu sopro, oh Espírito Santo, a vida plena no coração daqueles por quem intercedemos. Venha o perfume da tua vida sobre os filhos, cujas mães se derramam em lágrimas diante de ti. Amém

2 Samuel 22:2

2 Samuel 22:2


ADORAÇÃO E LOUVOR DEVEM ESTAR ENTRE AS NOSSAS MAIS ALTAS PRIORIDADES.

Aprenda a louvar a Deus por todas às vitórias e ganhos espirituais.

Compreenda que isto aumenta as suas chances de obter outras vitórias.

Adore ao Senhor com todo o seu ser como uma resposta apropriada a sua presença.

Expresse sua gratidão, seu louvor, a sua adoração! Salte, dance na sua presença!

2 Samuel 24:24

2 Samuel 24:24


A resposta de Davi é uma das grandes declarações das escrituras sobre a prioridade do sacrifício e a administração na obra do Senhor.

Esse versículo tem muitas coisas a nos mostrar sobre “o alto preço da verdadeira adoração ”. As palavras de Davi apresentam uma grande verdade:

  1. A adoração é exigida de todos, até mesmo de um rei,
  2. Pode haver um tipo de adoração sem custo,
  3. A adoração que não tem custo, também não tem valor.
  4. A adoração que envolve a disposição para sacrificar é recompensada com resultados.