Esdras Estudos Bíblicos dos Versículos

Esdras 1:1, 5

Esdras 1:1, 5

A afirmação de que despertou o Senhor o espírito de Ciro nos lembra simultaneamente de duas famosas passagens ( Is 44:28 e 45:1-4,13), onde ele é mencionado e até mesmo referido como o “ungido do Senhor “. Ali estava predito que ele libertária os cativos e que construiria templo em Jerusalém. Josefo sugere que a vontade divina foi dada a conhecer a Ciro por meio dessa passagem de Isaías, que alguns judeus leais levaram ao seu conhecimento. Tenha isso ocorrido ou não, possuímos aqui uma notável predição é um nítido cumprimento; e, além disso, somos lembrados de que Deus tem uma participação em todos os eventos da história humana. É ele que impulsiona os homens às boas ações e aos bons pensamentos, e nada mal pode ocorrer sem a sua providência permissiva. Com esta passagem podemos comparar o versículo 5, onde lemos em linguagem similar, que aqueles “cujo espírito Deus despertou” acompanharam o retorno.

Em uma mensagem sobre o “espírito despertado” baseada nesta passagem, podemos afirmar que: embora não saibamos qual método ou quais meios despertaram o espírito de Ciro, fica claro que:

  1. O Senhor tomou a iniciativa.
  2. Quer Ciro conhecesse ou não Deus pessoalmente, ou entendesse a implicação dos seus próprios atos e das suas palavras, o Senhor operou em seu coração e em sua mente para que ele fosse generoso e sincero na sua resposta.
  3. Os resultados da proclamação de Ciro e dos seus atos subsequentes tiveram a finalidade específica de tornar realidade o plano de Deus a respeito do retorno de seu povo a Jerusalém, e, consequentemente, a restauração do templo.

Traduzindo em termos de vida e ministério cristãos, isso sugere que:

  1. Deus sempre toma a iniciativa no processo redentor.
  2. Ele tem meios de tornar sua vontade claramente conhecida para nós.
  3. Nossa resposta deve ser sincera e de todo nosso coração ( na verdade, Deus tem prazer em que isto ocorra).
  4. Nossas palavras e ações, estejamos ou não plenamente conscientes do seu significado, estarão em específica harmonia com os propósitos de Deus, e irão trazer os resultados corretos, proporcionalmente a amplitude de nosso comprometimento.

Esdras 3:3

Esdras 3:3

Deus se move em nosso favor quando nos concentramos nEle em vez de nossos medos. O sentimento de medo ou os pensamentos temerosos são simplesmente o nosso inimigo, satanás, tentando nos distrair de Deus e da Sua vontade para nossas vidas. Faríamos bem em seguir o exemplo dos israelitas em Esdras 3:3 e nos concentrarmos em Deus, adorando-O de todo nosso coração. Os israelitas adoravam através de holocaustos, que era uma exigência da velha aliança. Sob a nova aliança, nós O adoramos oferecendo tudo que temos e tudo que somos para o Seu uso e a Sua glória. Ele não quer mais sacrifícios de animais mortos; agora Ele deseja que nos acheguemos a Ele como "sacrifícios vivos" , Santos, agradáveis e dedicados a Ele (ver Romanos 12:1).

Esdras 4:4

Esdras 4:4

Quando os moradores da terra foram rejeitados, como naturalmente devem ter suposto que seriam, eles imediatamente começaram a atrapalhar os judeus de toda forma possível. ALUGARAM CONTRA ELES CONSELHEIROS e aparentemente deram uma impressão enganosa sobre os judeus ao rei da Pérsia. Em todo caso, os trabalhos de construção foram interrompidos e não foram reiniciados até 15 anos mais tarde, durante o reinado de Dário.

Muitos estudiosos pensam que a interrupção dos trabalhos de reconstrução do Templo é um simples exemplo de falta de fé por parte daqueles que estavam encarregados da obra. Eles tiveram a autorização de Ciro, a autoridade e a benção de Deus no início do empreendimento. Eles, como Neemias, deveriam ter continuado firmes no trabalho apesar da oposição, e Deus certamente teria tornado possível a conclusão do trabalho, conforme haviam planejado. “Uma frustração desse tipo”, mais uma vez provou ser eficiente contra aqueles que estão envolvidos na obra de Deus, e levou-os a adotar o caminho mais fácil. Com base em Ageu 1:4, parece que durante esse período de estagnação os judeus se voltaram para a construção e a decoração de suas próprias casas.
Tem pessoas que acontecem da mesma forma que com os judeus. Deus já abençoou, Deus abriu portas, concedeu autorização e você foi, todo feliz... mas de repente com as primeiras oposições, você desistiu! Não lutou... não usou da autoridade que Deus te deu! Já está liberado! Deus já te deu! Falta você deixar de medo e fazer a sua parte, ou como os judeus vai ficar aí um bom tempo esperando...

A decisão é sua...

Esdras 8:22

Esdras 8:22

No verso 22, uma distinção aguda é feita entre aqueles que buscam o Senhor e aqueles que o deixam, e, da mesma forma, entre a beneficência ( boa mão) de Deus, a sua força e sua ira. Ao observar esses contrastes de “caráter humano” e “de tratamento divino”, chegamos a duas conclusões:

  1. Quão solenemente o destino do homem está nas suas próprias mãos, ou, mais adequadamente, nas suas próprias escolhas!
  2. Neste mundo, (somente) o caráter pode ser mudado.
    Oséias 14:1-4
    Volte, ó Israel, para o Senhor o seu Deus. Seus pecados causaram sua queda!
    Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.br> Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo meu coração, pois a minha ira desviou-se deles.