Gênesis Estudos Bíblicos dos Versículos

Gênesis 3:14-19

Gênesis 3:14-19

Para alguns, esta é a primeira profecia da Bíblia. Quando Deus criou Adão e Eva , ele os colocou em um belo lugar chamado jardim do Éden. Ele criou muitas árvores diferentes e disse que eles poderiam comer de qualquer árvore do jardim , menos da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles desobedeceram , é isso é pecado: o pecado sempre tem um preço. Deus decretou sete juízos por causa do pecado.

  1. Satanás é eternamente amaldiçoado
  2. A cabeça de satanás, no final será esmagada.
  3. Ao longo da história, haverá conflito entre a descendência da serpente e a descendência da mulher, entre o bem e o mal.
  4. Ao longo da história, a mulher terá dor durante o parto.
  5. Ao longo da história, a mulher terá de submeter-se ao seu marido.
  6. Ao longo da história, o homem terá de trabalhar para se alimentar.
  7. Ao longo da história, os seres humanos morrerão.

Esta profecia está sempre se cumprindo, mas só se cumprirá completamente em algum momento após o milênio. Satanás sofreu uma grande derrota quando Jesus morreu na cruz para levar nossos pecados.

É animador saber que Jesus, por fim, derrotará satanás, e o que Deus começou no jardim do Éden será concluído na eternidade. A queda de Adão e tudo que satanás fez no passado ou fará no futuro não frustrarão o plano original de Deus.

Por isso , fique firme!

Gênesis 3:21

Gênesis 3:21


Satanás usó el cuerpo de una serpiente y dijo medias verdades para seducir a Eva. Eva ofreció el fruto prohibido a Adán. Ahora tenía una libre elección:
- O elegir por su esposa y CONTRA Dios.
- O elegir por Dios y no comer la fruta prohibida.
Adán escogió mal, debido a su elección CONSCIOUS, el pecado se transmite a través de la semilla masculina pecaminosa, mientras que el huevo femenino es sin pecado (el huevo de la VIRGEN María era sin pecado).
La cubierta con hojas de higo, que digieren, no ayudó.
Fue Dios mismo quien mató a un animal INOCENTE para hacer túnicas, porque sin derramamiento de sangre no se hace remisión.
Jesús hizo el sacrificio PERFECTO. Pero uno de los soldados le abrió el costado con una lanza, y luego salió SANGRE (y agua as pruebas médicas de Sua morte) Juan 19:34.
Para cualquiera que crea en este sacrificio de Jesucristo, es la posibilidad de la vida eterna en el Cielo. Es una elección personal, así como Adán, el primer hombre, tuvo que elegir. La elección que uno hace.tiene sus propias consecuencias.

Satanás usou o corpo de uma cobra e falou meias verdades para seduzir Eva. Eva ofereceu o fruto proibido a Adão. Agora ele tinha uma escolha livre:
Ou para escolher seguir sua esposa e ir contra Deus.
Ou escolher a vontade de Deus e não comer o fruto proibido.
Adão escolheu errado por causa de seu livre arbítrio, CONSCIENTE, o pecado é transmitido através da semente masculina pecaminosa, enquanto o óvulo é sem pecado (o óvulo da VIRGEM Maria era sem pecado).
A cobertura com folhas de figueira, que murcham e secam, não ajudou.
Foi o próprio Deus quem matou um animal INOCENTE para fazer túnicas, porque sem derramamento de sangue, não haverá perdão.
Jesus fez o sacrifício PERFECTO.
Para quem acredita neste sacrifício de Jesus Cristo, a possibilidade da vida eterna está no Céu. É uma escolha pessoal, assim como Adão, o primeiro homem, teve que escolher. A escolha que se faz tem suas próprias consequências.

Gênesis 6:11-13

Gênesis Gênesis 6:11-13

O pecado de Adão e Eva foi o começo de uma crise moral na terra. Caim, filho deles, matou o próprio irmão, Abel. Caim se afastou da presença de Deus, e a sociedade piorou. Quando Lameque, filho do tataraneto de Caim entrou em cena, ele era polígamo, casado com duas mulheres. E, nos dias de Noé, quase dois mil anos depois de Adão, uma grande maldade cobria a terra. Então, Deus decidiu destruir sua criação com um dilúvio.

O pecado não é apenas uma doença degenerativa, mas também contagiosa. Sendo muito grave, é de se esperar que ele não pare de exercer influência negativa sobre os indivíduos e a sociedade. Não demorou muito para que o homem caído descobrisse os caminhos do pecado.

Deus é muito amoroso, mas também é santo. Ele é muito paciente, mas o homem não está livre para fazer a maldade que bem quiser. Deus não pode e não irá ignorar para sempre o pecado de uma sociedade corrompida. Ele punirá os culpados.

A parte do dilúvio desta profecia se cumpriu, mas Jesus fez uma comparação entre a maldade na terra durante os dias de Noé e a que existirá durante o fim dos tempos, na tribulação. Ele disse: "como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do filho do homem" (Mateus 24:37-39). A má notícia é que a humanidade ficará cada vez pior. Mas a boa notícia é que Jesus voltará e dará fim a isso.

Gênesis 8:22

Gênesis 8:22

UMA PROMESSA A SER LEMBRADA

Depois do dilúvio, o primeiro ato de Noé foi construir um altar e oferecer um sacrifício a Deus. Ele estava, particularmente, se humilhando, dando graças a Deus por salvar a ele e a sua família e declarando sua fé. Deus se agradou disso e prometeu que, enquanto a terra existisse, sempre haveria diferentes estações.

Está profecia está sempre se cumprindo e continuará a se cumprir até que a terra seja destruída em algum momento após o milênio.

O que Deus promete , Ele cumpre!

Gênesis 12:1-3

Gênesis 12:1-3
  • A FÉ É EXEMPLIFICA ATRAVÉS DA VIDA DE ABRAÃO. Deste amigo de Deus ( Tg 2:23).

  • Aprendemos que a fé não é um caráter perfeito ou integridade. Antes, fé é apropriar-se de Deus e da sua palavra.

  • Fazendo assim, Abraão tornou-se o modelo de fé para o crente.

    NÃO TEMA quando a orientação de Deus toma alguma direção que você não compreende. Ele sabe o que está fazendo.

  • CREIA NAS PROMESSAS DE DEUS PARA VOCÊ. Ele sabe como cumpri-las, embora você possa não saber ( Gn 15:6).

    EVITE cumprir as promessas de Deus pela sua própria força ( Gn 16.1-4)

    CONFIE que Deus proverá conforme as suas promessas. Velar pelos seus é parte da sua natureza ( Gn 22.1-17).

  • A providência de Deus se acha estrategicamente localizada ao longo do caminho da obediência fiel.

Gênesis 13:14-17

Gênesis 13:14-17

O Senhor apareceu a Abraão pela segunda vez e, nessa ocasião, lhe disse que daria a terra de Canaã a ele e seus descendentes dele para sempre.

Deus também disse a Abraão que ele teria um grande número de descendentes.Seriam tantos que ninguém poderia contá-los.

Deus deu essa terra a Israel, mas há um problema. Os muçulmanos não creem que o Deus de Israel seja o Deus verdadeiro. Eles adoram Alá e acreditam que ele lhes deu a terra. Isso faz que o conflito pela terra seja um conflito teológico. A pergunta é: quem adora o Deus verdadeiro? A mídia e as multidões estão se alinhando contra Israel, e, ao mesmo tempo, colocando-se contra Deus. Serão necessários o período de tribulação e a segunda vinda de Cristo para que o problema seja resolvido. Mas, não se engane: a palavra de Deus diz que ele fará exatamente isso.

O povo de Israel ocupou a terra várias vezes, mas, por causa do pecado, Deus permitiu que fossem removidos temporariamente algumas vezes. Assim, a parte dessa profecia relacionada a terra está sempre se cumprindo, mas só se cumprirá totalmente no Milênio.

Gênesis 15:6

Gênesis 15:6
  • Abraão é o pai dos que creem. A fé é exemplificada através de sua vida.
  • Deste “amigo de Deus “ (Tg 2:23) aprendemos que a fé não é um caráter perfeito ou integridade. Antes, fé é apropriar-se de Deus em sua palavra.
  • Fazendo assim, Abraão tornou-se um modelo de fé para o crente. A sua vida mostra como somos beneficiados quando cremos no que Deus diz, apesar das evidências ao contrário.
  1. Não tema quando a orientação de Deus toma alguma direção que você não compreende. ELE SABE O QUE ESTÁ FAZENDO! (Gn 12.1-9).
  2. CREIA NAS PROMESSAS DE DEUS PARA VOCÊ. Ele sabe como cumpri-las, embora você possa não saber (Gn 15:16).
  3. CONFIE QUE DEUS PROVERÁ CONFORME AS SUAS PROMESSAS. Velar pelos seus é parte da sua natureza (Gn 22:1-14).
  • A providência de Deus se acha estrategicamente localizada ao longo do caminho da obediência fiel!

Deus te abençoe! Ele te chamou e te colocou aonde você está! Então, SOMENTE CREIA.

Gênesis 17:23

Gênesis 17:23


A obediência IMEDIATA é o único tipo de obediência que existe.

OBEDIÊNCIA ADIADA É DESOBEDIÊNCIA

Todas as vezes que Deus nos chama a um dever, está nos oferecendo uma aliança com Ele, desempenhar o dever é nossa parte, e Ele fará a sua parte abençoando-nos ricamente.

A única maneira de obedecermos é obedecer ” naquele mesmo dia ”, como fez Abraão.

Lutero dizia que “ o verdadeiro crente crucificará a pergunta: por que?” Ele obedecerá sem perguntar.

Eu não quero ser daqueles que, se não virem sinais e prodígios, não crerão. Eu quero obedecer sem questionar.

A obediência é o fruto da fé; a paciência é o vigor desse fruto.

Gênesis 18:17-18

Gênesis 18:17-18
  • Os habitantes de duas cidades que existiram enquanto Abraão estava vivo eram particularmente maus, por isso Deus decidiu destruí-los. Mas ele tinha um relacionamento especial com Abraão, e isso levantou uma pergunta: “ Devo esconder minhas intenções de Abraão, uma vez que prometi que ele se tornará uma grande nação e uma fonte de benção para todos os povos?
  • Como é bela a sugestão feita pelo solilóquio divino!!! “ Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Os amigos de Deus tem permissão para conhecer seus segredos, exatamente porque são seus amigos. Deus considera Abraão como alguém que tinha o direito de saber o que ele estava para fazer ( salmos 25:4; Amós 3:17).
  • Deus revelou-se plano a Abraão e depois destruídas cidades de Sodoma e Gomorra. Os descendentes de Abraão, por fim, tornaram-se a nação de Israel.Durante o milênio, Israel será a grande nação prenunciada na Bíblia.
    Toda a terra foi abençoada quando o descendente de Abraão chamado Jesus morreu pelos pecados do mundo. Outras bençãos irão se cumprir na segunda vinda de Jesus. Os que fazem parte da aliança com Deus tèm um relacionamento especial com ele.

Gênesis 25:21

Gênesis 25:21


Isaque, filho de Abraão, casou-se com 40 anos. Rebeca, sua mulher, era estéril, e ele orou por ela durante 20 anos. Quando Isaque tinha 60 anos, Rebeca foi curada em resposta a oração dele, concebeu e deu à luz seus filhos gêmeos, Esaú e Jacó.

Lições sobre a oração de Isaque:

  1. Não há causa perdida quando colocamos nas mãos de Deus.
  2. A vitória na oração exige perseverança. Isaque não deixou de insistir com Deus.
  3. Ele foi específico em sua oração.

É tempo de orar, para experimentar o poder de Deus através da oração!

Gênesis 29:20

Gênesis 29:20

Hoje, em muitos países pelo mundo é comemorado o dia de valentine. São muitas versões sobre a origem desse dia. Mas a mais divulgada é:
A que homenageia um padre romano que acreditava no amor. A versão mais aceita dessa história conta que, no século III, o imperador Claudius II proibiu os casamentos. E ainda assim Valentim continuou a fazer cerimônias, porque acreditava que o casamento dá sentido à vida.

Só que o imperador descobriu e mandou prender o padre. E aí entra o detalhe mais romântico: a filha cega de um carcereiro, chamada Artérias, foi visitar Valentim na prisão. Os dois se apaixonaram tanto, que a jovem recuperou a visão. Mas o imperador não estava nem aí e, no dia 14 de fevereiro do ano 270, decapitou Valentim.

Mas o que é o amor? À princípio o amor é ação, não palavras. O amor é o que o amor faz.Então hoje é um bom dia pra lembrar uma passagem bíblica que não vai deixar a gente ser levada pela maré do romantismo vazio. I Coríntios 13:4-13:

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará".
Como vemos no texto de Gênesis 29:20 Jacó trabalhou 7 anos por Raquel e pareceu poucos dias pelo tanto que a amava.

Principal as meninas, são muito atenta as palavras, promessas e carinhos por parte do rapaz, mas não se atentam ao que realmente ele faz por ela. Por exemplo, fala muito em casamento, mas nunca comprou nem uma anel de noivado e nem fez o pedido formal, ou, fala muito em casar mas não arruma um emprego. Ou ele dá um anel com promessa, eles fazem sexo, mas nunca se casam. As meninas, querem casar, mas as vezes não sabem fritar um ovo e nem tem boa vontade para aprender. Fiquem atentos aos detalhes.

Por último mas não menos importante, ame a Deus acima de tudo. Se Deus for o centro dessa união ela irá bem. Quando amamos primeiro a Deus, obedecemos os seus mandamentos.

Genesis 32:1

Genesis 32:1

Desde que Labão se tornou hostil a Jacó, ele ficou mais sensível aos procedimentos de Deus e obteve ajuda e orientação. Agora uma visitação dos anjos Deus o despertou novamente e, em certa medida, o preparou para o que viria. Maanaim significa: dois acampamentos ou dois grupos. Diz respeito ao acampamento de Jacó e ao acampamento invisível e circundante dos anjos de Deus que protegiam Jacó e sua família. Aqui nós vemos que:

  1. Anjos de Deus nos encontram na estrada poeirenta da vida comum. Sabe, aqueles momentos críticos da vida em que agente diz: "só Deus por mim"... pois é... Ele está vendo ... Ele nos encontra.
  2. Os anjos de Deus nos encontram pontualmente na hora da necessidade. Sabe em situações em que eu ouvi pessoas contarem assim: "Alí eu pensei, vou morrer, não tem mais jeito e ajuda chegou na hora certa!".
  3. Os anjos de Deus aparecem na forma que precisamos: no caso de Jacó, o exército de Deus.

Gênesis 39:21

Gênesis 39:21

José era fiel a uma visão. A sua vida prova que uma visão afasta o povo do pecado (Pv 29:18). Porque ele cria naquilo que Deus tinha lhe mostrado, ele permaneceu firmemente fiel e leal em todos os seus relacionamentos, principalmente com Deus.

Pessoas que são fiéis ao projeto de Deus usufruirão a boa disposição de Deus e do próximo e serão bem sucedidos nos seus empreendimentos. Receberão a recompensa apesar de quaisquer dificuldades que tenham encontrado ao longo do caminho.

  1. APEGUE-SE FIRMEMENTE A VISÃO DADA POR DEUS A VOCÊ Gênesis 37:5-10.
  2. ESPERE O FAVOR DE DEUS A VISTA DO PRÓXIMO. ELE GARANTE FAVOR E SUCESSO AOS FIÉIS! (Gênesis 39:4).
  3. PERMANEÇA FIEL A DEUS EM TUDO QUE VOCÊ FAZ. NÃO FAÇA CONCESSÕES, principalmente quando a sua visão demora a cumprir-se (Gênesis 39:9).
  4. CREIA QUE DEUS É SUFICIENTE! Ele lhe deu os dons que você precisa para realizar seu propósito através de você (Gn 41:14, 57).

Confie na providência soberana de Deus! Ele faz com que todas as coisas obedeçam em seu benefício quando você PERMANECE FIEL ao seu chamado e propósito (Gn 45:7).

Gênesis 41:1 e 8

Gênesis 41:1 e 8

Deus pode falar conosco hoje através de sonhos, assim como Ele fazia nos tempos de José. Mas precisamos ser equilibrados em nossa abordagem porque muitos de nossos sonhos não são espirituais. Conheço pessoas que tem sonhos cada semana, e são sonhos bobos e as pessoas vão em sites na internet procurando saber o que significa e ser for coisa boa ficam ansiosas esperando acontecer, se for algo ruim ficam com medo! Não é assim que funciona. Precisamos ser equilibrados em nossa abordagem porque muitos de nossos sonhos não são espirituais. Se Deus está tentando lhe mostrar algo ou falar com você através de um sonho, acredito que ele confirmará isso em seu coração se você lhe pedir sabedoria, usar o discernimento e permanecer em sintonia com a sua palavra e Deus também explica o significado para você. Porque esse é o Seu propósito.