Josué Estudos Bíblicos dos Versículos

Josué 1:8

Josué 1:8
  • O sucesso da missão de Josué, dependia da sua obediência a Lei de Deus. MEDITAR -ponderar , pensar. Uma atividade que envolve leitura e repetição da palavra em voz baixa. (Sl 1:2 Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite).

  • Pratique regularmente a memorização e meditação das escrituras. Colocá-la em prática garante o sucesso.

  • Precisamos conhecer muito bem a palavra Deus para aplicá-la em situações da vida. Deus promete que esse tipo de fidelidade à sua palavra resultará em uma vida de próspera e de sucesso.

Josué 1:9

Josué 1:9


SEJA FORTE E CORAJOSO!

Como líder, não precisava apenas ser corajoso; ele também precisava inspirar coragem no povo.

Quando Deus falou pra ele não temer, não estava dizendo a ele para não sentir medo, mas sim para não permitir que o medo o fizesse recuar.

Em outras palavras, ele disse faça o que tem de fazer, mesmo sentindo medo. E Josué o fez.

Oro para que, assim como Josué, você seja forte e corajoso em sua vida diária e inspire outros a serem corajosos também.

Não ceda ao medo, mas tome uma atitude apesar dele. Siga em frente com ousadia, em direção a tudo que Deus tem pra você, e não permita que o medo lhe roube nenhuma das bençãos que Deus quer lhe dar.

Josué 2:11

Josué 2:11


Essas palavras de Josué 2:11 foram ditas por Raabe em uma conversa com os espias.
De que maneira aqueles espias foram encontrar esta crente singular? Teria sido por acaso?
O texto diz que "os passos dos espias foram claramente ordenados pelo Senhor".

O Senhor usaria uma prostituta para os seus propósitos? Cremos que Deus estava mais interessado naquilo em que ela se transformaria do que naquilo que ela era naquele momento.

Raabe era parte da sociedade ao seu redor. Contudo, tornava-se uma ardorosa crente no verdadeiro Deus.

Deus realiza suas maravilhas com aqueles que atentam para a revelação que ele faz de si mesmo. Algumas dessas pessoas que prestam atenção ás revelações de Deus vêm do lado “ruim da vida” ( 1 Cor 6:9-11; Mt 21:32).

Raabe teve fé. Sua fé foi recompensada; ela recebeu a certeza de segurança para si e sua família. O fato é que Raabe exercia o tipo de fé que Deus tentava constantemente encontrar nos filhos de Israel.

Que nós possamos buscar praticar o tipo de fé que agrada a Deus!

Josué 3:5

Josué 3:5


Antes de a orientação divina se efetivar, o povo deveria se santificar.
Embora o antigo Testamento não use com frequência o termo “santificar” no pleno significado espiritual do novo testamento, é lançado aqui um princípio eterno: Deus pode levar à "terra da promessa" somente aqueles que se santificam no sentido de se separarem de tudo aquilo que os corrompe (Ex. 19:10).
O Senhor pode fazer pouco pelo ovo que se recusa a apresentar uma vida totalmente dedicada a Ele. Somente depois de o homem “ santificar-se a si mesmo” é que Deus pode enchê-lo com o Espírito Santo.

Assim que os sacerdotes tomaram a arca e dirigiram-se ao Jordão transbordante, o povo ficou em estado de grande ansiedade. Eles sabiam que o Senhor faria maravilhas no meio de vós. Quando tem um povo santificado, com líderes santificados, Deus pode "fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera" (Ef. 3:20).

Josué 3:7

Josué 3:7


Um bom líder nasce pronto ou se faz? Algumas pessoas nascem com qualidades naturais de liderança, mas ainda precisa passar por um processo de desenvolvimento que transforma em tudo que podem vir a ser.
Aquele talento ainda “ bruto” vai sendo praticado de forma a reparar erros, ganhar mais desenvoltura e por conseguinte melhorar.

No caso de Josué, que é a liderança, não é uma coisa que só é alcançada por pessoas especiais, com grande talento.

A medida que desenvolver as qualidades de liderança que Deus colocou em você, você estará investindo em seu futuro.

O principal segredo para passar de onde você está para onde você quer ir é "continuar a seguir em frente".

Seja tudo que você pode ser, e depois ajude alguém a fazer o mesmo.

Josué 5:9

Josué 5:9


Josué sabia que a vergonha do Egito concretizara-se somente porque as instruções de Deus foram rejeitadas.

Josué estava feliz pelo fato de acabarem- se os dias nos quais o Egito os envergonhara.

Dias de desobediência e rebelião sempre trouxeram tristeza e pesar. "o salário do pecado é a morte" (Rm 6:23).>br>"Mas o povo que conhece o seu Deus se esforçará e fará proezas" (Dn 11:32).
Ninguém jamais perde algo de valor eterno quando busca "primeiro o Reino de Deus" (Mt 6:33).

A palavra humilhação significa "culpa, desgraça, ou vergonha". Quando Deus disse que havia "removido" dos israelitas a humilhação sofrida no Egito, Ele estava sendo muito enfático. O Egito representa o mundo. Depois de alguns anos no mundo nos comportando de forma mundana, todos nós precisamos que a humilhação do mundo seja removida de nós.

Jesus te ama muitíssimo!!!

Josué 5:12

Josué 5:12


Entre as novas experiências desta vida em Canaã estava uma mudança de cardápio: o maná cessara. E comeram do trigo da terra (11). No original, trigo significa “ as sementes de grãos pequenos, como trigo, aveia, centeio ou cevada”, e não apenas o trigo que conhecemos.
Aqui temos algumas lições importantes:

  1. A ajuda foi dada àqueles que, naquele momento, eram incapazes de ajudar a si mesmos. O maná foi interrompido somente quando Israel pôde dar conta dessa necessidade. Não parou um dia sequer antes do tempo e não continuou por nem um dia a mais.
  2. O maná e a provisão do trigo constituem-se numa manifestação visível da atividade de Deus nos assuntos humanos.
  3. Os benefícios que chegaram no tempo adequado não foram concedidos indiscriminadamente. Foram dados aqueles que mantiveram um relacionamento bastante especial com Deus. O povo desobediente e rebelde já havia perecido. Não poderiam herdar as promessas.
  4. Assim, sigamos apegados com o Senhor da nossa vida. Ele tem cuidado dos seus.

Josué 5:13, 15

Josué 5:13, 15
  • Nossas vitórias resultam de render-se ao senhorio de Jesus e permitir que Ele opere através de nós para superar nossos obstáculos e adversidades.

  • O encontro privado de Josué com o comandante do exército do SENHOR procedeu a vitória de Israel contra Jericó. Ele descobriu que havia um príncipe, mais poderoso do que ele, que fica a postos para nos guiar a conquista!

  • Tira a sandália dos teus pés… Assim como tirar o chapéu, este era um sinal de respeito.

  • VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO (A) NESSA BATALHA! A VITÓRIA É CERTA!!

Josué 5:14

Josué 5:14


Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? (Josué 5:14).

Assim como Israel precisava enfrentar o enimigo com confiança inabalável e cantar vitoria mesmo antes de ganhar a batalha. Da mesma forma o cristão. Ele não avança para algum conflito de resultado incerto. O resultado da batalha não é duvidoso. O comandante da salvação está ao seu lado e, no meio do conflito mais árduo, ele pode sizer: "Graças a Deus que nos da a vitoria por nosso Senhor Jésus Cristo".

Josué 6:20

Josué 6:20


O DESTINO DOS QUE NÃO SE ARREPENDEM

Deus tem planos contra aqueles que não se arrependem. Ele possui outros que vão levar adiante os seus planos. É o “ príncipe do exército do Senhor ” quem da às ordens e é um Josué quem as executa. Nenhuma cidade fortificada pode suportar tal combinação de forças.

Mundanos presunçosos pensam que suas trincheiras e barricadas podem impedir a vingança de Deus; sua cegueira impede que eles vejam adiante das circunstâncias: a mão suprema do Todo- poderoso não surge no mesmo compasso de seus temores. Todo coração carnal é uma Jericó muda. Deus se assenta diante dela e mostra misericórdia e julgamento à vista de seus muros. Ela se endurece numa obstinada segurança e diz : "eu não serei abalada".

Dia após dia os habitantes de Jericó foram advertidos, foram chamados a considerar este Deus vivo e foram testemunhas. A paciência e a longanimidade de Deus lhes foram mostradas. O sétimo dia trouxe advertência ainda mais intensas. Finalmente chegou o fim da graça e da misericórdia. O salário do pecado caiu sobre os idólatras.

Eles poderiam ter reconhecido o perigo que os ameaçava em função dos homens armados que lideravam aquela marcha. É da vontade de Deus que todo homem seja advertido, pois ele não tem “ prazer na morte do ímpio ”, mas que o ímpio se converta do seu caminho e viva (Ez 33:11; Ez 18:23,32).

Oremos para que pessoas que praticam a maldade venham se arrepender de seus caminhos e sejam salvas.

Josué 7:20

Josué 7:20


Acã coloca-se diante de toda congregação como um homem condenado. Até esse ponto, Deus usara o lançamento de sortes para encontrar esse homem. Agora, ele confirma a descoberta do Senhor por meio de sua própria confissão.

Essa confissão revela três passos bastante conhecidos que levam à ruína:
1- Acã viu.
2- Cobiçou.
3- Pegou o que não era dele.

Isto também revela que ele usava um método inadequado de lidar com o pecado: tentou esconder.

✔️ AS CONSEQUÊNCIAS:

Acã descobriu que o pecado é uma emoção passageira. Houve a emoção de obter alguma coisa secretamente. Ele teve a emoção de conhecer uma coisa que os outros não conheciam. Ele teve a emoção de ser procurado. Finalmente, chegou a emoção de ser o centro das atenções, de ser "a manchete do dia". Há pessoas dispostas a trocar suas vidas por essas compensações.Aquilo que ele teve orgulho tornou-se vergonha. Sua alegria transformou-se em tristeza. Sua emoção momentânea terminou numa morte violenta. Com ele pereceu tanto aquilo que ele havia roubado quanto o que era legitimamente seu. Ele recebeu o salário do pecado. Ele se foi "sem deixar de si saudades".

Esse evento evidência o princípio de que somente aqueles que vivem vidas submissas diante de Deus recebem ajuda do Senhor.

O fato de que "nenhum de nós vive para si e nenhum de nós morre para si" (Rm 14:7) é ilustrado pela vida de Acã. Um homem pode contaminar uma comunidade tanto para o bem como para o mal.

A vida de Acã também nos ensina que o pecado NUNCA está oculto aos olhos de Deus. O Senhor sabe o que os olhos vêem, o que o coração deseja e o que os dedos manipulam. Mais cedo ou mais tarde, um ser humano deverá encarar seus atos e prestar contas de todos eles.

Josué 8:1

Josué 8:1


Não importa o que enfrentamos na vida, Jesus é o poderoso guerreiro, . Ele é o nosso líder, e está conduzindo seu povo a vitória. Não viva com medo. Deus prometeu suprir os que são seus. Assim como fez com Josué, ele garantiu que seremos vitoriosos se O ouvirmos e obedecermos.

Seja quais forem os obstáculos que estejam diante de você hoje, NÃO TENHA MEDO NEM DESANIME, PORQUE DEUS ESTÁ COM VOCÊ!

Josué 9:14

Josué 9:14


Os Gibeonitas tinham conhecimento das atividades de Deus e criam no que o Senhor poderia fazer. Eles queriam estar em paz com o povo de Deus. Até este ponto, eles lembram Raabe. A diferença é que usaram de artimanhas para alcançar seu objetivo.

O povo de Deus aprendeu várias lições práticas com a fraude dos gibeonitas:

  1. É o fato de que os olhos não revelam toda a verdade, pois as aparências enganam.
  2. Homens bons podem ser enganados pelas artimanhas daqueles que querem tirar vantagem deles. Fica claro que as pessoas que pertencem a Deus devem ser "prudente como as serpentes" ( Mt 10:16).
  3. Também a aparência de espiritual pode fazer com que pessoas boas sejam enganadas. Os gibeonitas afirmaram que vieram a Josué POR CAUSA DO NOME DO SENHOR, TEU DEUS. Há pessoas que se filiam a igrejas fazendo as mesmas falsas afirmações. O mais comum é que, mais cedo ou mais tarde, essas pessoas se tornam um problema para o povo Deus.
    As vezes, casamentos são realizados como resultado desse tipo de engano, e o resultado não é causa de ganho para piedade.

Outra coisa é que o engano tem vida curta, no caso deles, com três dias veio a verdade. Mas não é sempre que o mentiroso é descoberto tão rápido, mas é certo que um dia virá.

O único erro do povo de Israel foi agir sem consultar a Deus. Quebrar o voto traria desgraça ao nome de Deus entre os cananeus.

Josué 24:15

Josué 24:15


Josué já fizera sua escolha. Ele já havia estabelecido o tipo de exemplo que queria que os outros seguissem. Ele exerceria toda a influência de que dispunha para ajudá-los a fazer a escolha certa: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

  • Josué estava disposto a dar a qualquer pessoa a liberdade de escolher ou rejeitar a Deus. Ele conclui que os méritos do Senhor eram tão bem conhecidos que nenhuma pessoa com um mínimo de discernimento deixaria de fazer a escolha certa.
  • Os israelitas testemunharam que os deuses fizeram com que o povo dissipasse sua força de alma e destruísse as consciências e o intelecto das pessoas.
  • A indecisão seria um erro fatal, uma causa certa de fracasso. Portanto, ESCOLHEI HOJE.