Juízes Estudos Bíblicos dos Versículos

Juízes 1:7

Juízes 1:7


A inescapável lei de plantar e colher é vividamente ilustrada nos versos 4-7.

Assim como eu fiz, assim Deus me pagou, foi o reconhecimento de Adoni-Bezeque de que "tudo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6:7).

Adoni-Bezeque plantou brutalidade- amputar os dedos polegares das mãos e dos pés incapacitava o homem para a guerra nos moldes antigos. Ele não poderia segurar a arma e nem fugir.

Ele colheu mais do que aquilo que plantou, porque sua colheita lhe trouxe morte prematura, enquanto suas vítimas permaneceram vivas.

Sua consciência e um senso inato de imparcialidade testificaram a justiça do seu destino.

A LEI DA RETRIBUIÇÃO É INESCAPÁVEL!

Juízes 2:11

Juízes 2:11


O baalismo era uma religião da natureza. Sua ênfase era a fertilidade. Este culto diabólico provavelmente se originou da falsa ideia de que um ser sobrenatural é responsável pela produtividade de cada pedaço de terra e dos animais domésticos. Baal era uma divindade semita bastante conhecida no Egito antigo. Era o Deus guardião dos fenícios. Era adorado em Moabe desde os tempos de Balaque ( Nm 22:41). Entre os filisteus, era conhecido como baal-zebube, "senhor das moscas" (2 Rs 1:2) . Na Caldéia ele era considerado o governador dos céus.

A esta adoração estavam associados vários atos lascivos (1 Rs 14:24), beijar a imagem de baal (Os 13:2) e a realização de sacrifícios humanos, pais que sacrificavam seus próprios filhos como ofertas queimadas (Jr 19:5). É possível que para todos esses idólatras da antiguidade o termo baal significasse sol.

Astarote- às vezes grafado no plural, provavelmente era a deificação do planeta Vênus. Astarte, outro nome para astarote, é a antiga deusa semítica do amor, da fertilidade, e da maternidade. Sua adoração incluía a prostituição como ritual religioso.

Não é de surpreender o fato de a irá de Deus ter-se acendido contra seu povo. Ele removeu o muro de fogões sua proteção (Jó 1:10; Zc 2:5) e permitiu que as nações vizinhas saqueassem Israel. Deus se tornou seu inimigo e fez com que eles fossem derrotados na batalha. Toda vez que saíam para marchar contra o inimigo a mão do Senhor estava contra eles para lhe causar mal. Que todo aquele que se esquece de Deus preste atenção! QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA! (Mt 11:15). Quem opte por viver em pecado encontrará a mão de Deus contra ele ou ela e será deixado no Arrebatamento da Igreja.

Juizes 2:19

Juizes 2:19

"Uma coisa que aprendemos com a história é que não aprendemos nada da história".
Depois da morte do grande líder Josué, o povo israelita abandonou o Senhor e passou a agir como queria. Cada um vazia o que achava melhor, esquecendo completamente de Deus dos seus antepassados, que já havia provado, inúmeras vezes, o quanto os amava. Não é incomum termos o mesmo comportamento. Esquecemos quem é o nosso Deus, o quanto ele nos ama, tudo o que já fez por nós e como está sempre disposto a nos ensinar e ajudar e insistimos em fazer aquilo que não agrada a Deus. Depois, quando tudo está dando errado, você diz: "Deus, porque você me abandonou?"

Que ciclo se repetiu muitas vezes na história de Israel após a morte de Josué? Ver 3:7, 12, 4:1, 6:1

Outra coisa que acontece é você ser um cristão e servir a Deus, mas, sempre se encontra em situação ruim devido a algum erro ou prática que se repete. Como diz um ditado popular , NÃO ADIANTA ESPERAR RESULTADOS DIFERENTES SE VOCÊ SEMPRE TOMA AS MESMAS DECISÕES. Ou, se você na sua vida sempre passa pelo mesmo problema, observe! Tem alguma lição que você não aprendeu e tudo se repete. Tem algum comportamento que você não mudou e as coisas vão acontecendo igual, igual e você entra em pânico e diz: MEU DEUS! DE NOVO?! Para esse novo ano que se inicia daqui a alguns dias, procure agir diferente. Que ações repetidas você fez? Faça diferente. E sempre coloque tudo nas mãos de Deus em oração pedindo a direção dele.

Juízes 2:22

Juízes 2:22
  • O Senhor testou a lealdade de Israel através de invasões e tentações provenientes das outras nações.
  • A fé enxerga além das tentações e obstáculos, sabendo que Deus é soberano sobre tudo isto e usa as dificuldades para nos moldar e fortalecer para batalhas futuras.
  • A fé também conta com Deus presente, que oferece as respostas necessárias e supre as necessidades atuais.
  1. Na adversidade e na oposição, CREIA que Deus as usará para treiná-lo na obediência e para FORTALECÊ-LO na luta espiritual.
  2. A FÉ EM DEUS O HONRA! O resultado final é que você receberá aquilo que Ele tenciona para você Juízes 4:9
  • Deus te abençoe!
    Lembrando a você: DEUS NUNCA NOS ABANDONA!
    CONFIE O SOCORRO VIRÁ.

Juízes 6:34

Juízes 6:34


Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os Abiezritas se ajuntaram após ele (Juízes 6:34).

Creia que Deus fortalece aqueles a quem Ele chama e comissiona. Confie na promessa da sua presença permanente.

Juízes 7:7

Juízes 7:7


Disse ainda o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água vos livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar (Juízes 7:7).

A redução das tropas demonstrar o PODER de Deus para salvar Israel e lhe trouxe glória. Serviu também de desafio a Gideão e encorajou Israel a confiar nEle.

A vitoria espiritual de Deus NÃO depende de forças ou habilidades naturais.

CONFIE TOTALMENTE NA CAPACITAÇÃO E FORTALECIMENTO DE DEUS!

Deus continua usando pessoas frágeis com armas ou planos aparentemente "tolos" para nos conduzir em vitoria !!!

Juízes 9:8

Juízes 9:8


Essa fábula também tem aplicações para a vida em grupo de hoje.

A política ganhou a péssima reputação que possui grandemente em função da relutância de pessoas capazes - mas ocupadas - de se interessarem pelos assuntos da comunidade ou da nação.

Na igreja, muitos são capazes mas não estão dispostos a aceitar cargos de responsabilidade que, em consequência, são muitas vezes entregues àqueles que estão dispostos, mas são menos capacitados.

Os cristãos podem pagar um alto preço pela indiferença a comunidade aos assuntos eclesiásticos. Às vezes, as palavras de um crítico aplicam-se particularmente a comunidade: "Os Santos se assentam em suas torres de marfim enquanto que os pecadores ocupados governam o mundo".

Às vezes, os pastores são um escândalo, com atividade criminosa e uma desgraça para a fé cristã. Como resultado, forasteiros e crentes se afastam da fé. No entanto, a fé cristã tem em sua essência Jesus Cristo e NÃO o líder espiritual da igreja ou crente. O ponto é que o homem é um pecador e seu destino é a separação eterna de Deus e o castigo de Deus o aguarda.

Juízes 14:3

Juízes 14:3


UM JOVEM MUITO TOLO

Já crescido e quase na idade adulta, desceu Sansão a Timna e apaixonou-se por uma filistéia. Quando voltou para casa, deixou seus pais chocados ( mesma reação de Isaque e Rebeca diante dos casamentos de Esaú, Gn 26:34,35;27:46), ao anunciar: “ vi uma mulher em Timna com a qual gostaria de me casar. Normalmente eram os pais hebreus que escolhiam as noivas para seus filhos (Gn 24:1-3;28:12,2;38:6). Sansão fez sua própria escolha.

O casamento era contrário à lei mosaica ( Ex 34:16;Dt 7:3). Muitos filhos deixam de gozar da sabedoria dos pais para provarem do fruto amargo de suas próprias escolhas teimosas.

Um cristão deve sempre se casar com alguém que identifique com ele a mesma fé (2 Co 6:14). É POSSÍVEL QUE ALGUNS, INOCENTEMENTE, ACHEM QUE PODERÃO ENCONTRAR FELICIDADE MESMO QUANDO DESPREZAM ESTÁ LEI DIVINA. Que tais pessoas ponderem sobre os tristes exemplos vistos hoje em dia.

Qualquer casamento baseado puramente na atração física está destinado a não durar "até que a morte os separe". Qualquer casamento que une jugo desigual com os incrédulos (2 Coríntios. 6:14) não recebe uma bênção de Deus.