Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Apocalipse - Eis que Ele está vindo, Semana 1

Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer

Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53


Semana 1 Dia 1 Apocalipse 1:1A

Revelação, apocalipse, significa revelar. O que era escondido, se torna visível. Jesus Cristo é revelado e visível para todos. É disso que trata no último livro da Bíblia. Sobre o retorno do Senhor Jesus Cristo como Salvador, Juiz e Rei. Sobre o fim da história mundial. Sobre aos desastres e os julgamentos que os últimos dias marcarão deste período da história. Um olhar para o presente, o passado e futuro.
Não para satisfazer nossa curiosidade, mas para mostrar que o futuro está nas mãos dEle. Ele revela o que está escondido. Há um Deus no Céu que guarda segredos e também revela 1. Jesus Cristo aparecerá em grande poder e majestade.
Quando isso vai acontecer? Ninguém sabe. Também os anjos não, nem mesmo o Filho, mas apenas o Pai 2. Mas vai acontecer. Quem sabe, será logo!
Essa revelação, revelar, torna visível, tornar-se realidade, é única. Nenhuma das outras religiões conhece o fenômeno da profecia como a Bíblia a conhece. O Deus de Israel não faz nada, antes de revelar Seu conselho a Seus servos os profetas 3. Eu falei, diz Deus, também Eu o trago; Eu tenho o desenhei, Eu também executo 4. O Filho, Jesus Cristo, é a primeira e a última palavra de Deus. As escrituras testificam dEle 5. E agora a última sobre Ele e por Ele é revelado.
Que maravilha a saber que este mundo não está deixado por sua própria conta. Não sai do controle dEle. Também não em nossas vidas pessoais. Podemos confiar nisso, hoje e todos os dias de nossas vidas. Até finalmente o futuro de sua grande glória amanhecer. É por isso que podemos confiar nossas vidas pessoalmente a Ele todos os dias. Ele é o Senhor de nossas vidas.

NOTAS

O livro do Apocalipse não contém a revelação de João. É a revelação de Jesus Cristo a João.
A revelação de sua glória como está dada a João. - A expressão 'revelação de Jesus Cristo' nós também encontramos em 1 Pedro 1:7 e 13. Veja mais 1 Pedro 4:13, 2 Tessalonicenses 1:7; Efésios 1:17 e 3:3; Gálatas 1:12; 2 Coríntios 12:1 e 7; 1 Coríntios 1:7 e Romanos 16:25, onde cada vez a palavra grega apocalipse, revelação, é usada.

1 Daniël 2:28
2 Matteüs 24:36
3 Amos 3:7
4 Isaías 46:11
5 João 5:39


Semana 1 Dia 2 Apocalipse 1:1B - ...'que Deus deu a Ele' ...

Deus dá. Isso vem dEle. Ele deu seu Filho para as pessoas. Bem logo no início da Bíblia, Ele promete isso 1. A semente da mulher esmagará a cabeça da serpente, do diabo.
A serpente vai morder o calcanhar desta Criança, e Ele vai morrer a morte, mas aí, através de sua morte, o diabo será destronado. Assim, Ele livrará os homens do medo da morte 2. Ele se tornou obediente a morte, sim, até a morte de cruz. É por isso que Deus O tem altamente exaltado e conferiu a Ele o nome acima de todo nome, para que ao nome de Jesus todo joelho deveria se dobrar aqueles no céu e aqueles na terra e aqueles sob a terra e toda língua deve confessar que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai! 3
Depois do sofrimento inimaginável vai para a grande glorificação. Ana profeticamente canta sobre isso em seu hino 4 e Maria assume esse júbilo 5. David vê seu reino de longe 6 'e os profetas do Antigo Testamento olham com saudade esperando ansiosamente. Até o próprio Cristo já sabe durante sua vida em humilhação, que passará pelo sofrimento até a vitória.

Ele se deixa crucificar e ignora a vergonha, porque Ele sabia que alegria o esperava 7
O Pai entrega tudo nas mãos do Filho. Quando João escreve seu Evangelho, ele testemunha isso uma e outra vez. As palavras de Jesus voltou em sua memória. Palavras como: o Pai ama o Filho e entregou tudo em Suas mãos 8. Tudo.
O julgamento, a ressurreição dos mortos 9, a doutrina que Ele declara 10 e agora: todo o poder no céu e na terra 11. E logo a seguir a revelação pública de sua glória.
É quase inimaginável, mas Jesus tem saudades de nós para compartilhar tudo isso. Ele quer que estejamos onde Ele está. Que vamos reinar com Ele. Que compartilhamos em sua glória! 12. Isso também significará em nossas vidas que, assim como com Ele, vamos pelas profundezas. Do sofrimento para a glória. Mas nisso podemos olhar para Ele, o governante principal e o aperfeiçoador de nossa fé.
Deus dá. E Ele é imutável, certo. O amor que sai do Pai e do Filho e do Espírito Santo, é a garantia da salvação eterna.

NOTAS

O significado deste verso pode ser gramaticalmente explicado como: a revelação dos segredos do futuro e a vindoura glorificação de Jesus, a quem Deus Lhe revela. Por exemplo, tem traduções: Existem coisas que só o Pai conhece e dá. Compare Marcos 13:32. Mas a profundidade do que o Pai dá ao Filho (pois esse é o significado do verbo que o grego usa, então não: revela) é a revelação, o desvelamento de sua glorificação como recompensa por sua humilhação. - Porque Deus dá Jesus, podemos recebê-Lo.

1 Genesis 3:15
2 Hebreus 2:14-15
3 Filipenses 2:8-11
4 1 Samuël2: lOb
5 Lucas 1:46-55
6 Salmo 2:7-9
7 Hebreus 12:2
8 João 3:35
9 João 5:20-23 e 26
10 João 7: 16 e 8:28
11 Matteüs 28:18
12 João 17:22 e 24


Semana 1 Dia 3 Apocalipse 1:1C - ... 'para mostrar aos seus servos' ...

Deus dá a Jesus, e Jesus dá a seus servos.
'Servos' nós somos chamados. 'Escravos' está literalmente escrito lá. Isso pressupõe uma relação absoluta de autoridade. Ele tem tudo para dizer. Podemos, sim, devemos obedecer. Enquanto o apóstolo Paulo escreve uma carta para a igreja em Roma, então imediatamente no início, ele se apresentou como um escravo de Cristo Jesus e ele considera sua obra para ensinar obediência à fé entre todos os gentios (quer dizer, os não Judeus) 1. O relacionamento com Cristo também envolve obediência. A primeira obediência é acreditar nEle 2. NEle quem Deus enviou. Quem por nós e por nossa salvação desceu do Céu. Em quem nós temos o perdão e a redenção dos pecados do poder do pecado.
Mas Jesus como Salvador e Redentor não pode ser separado de Jesus como Senhor. Ele liberta as pessoas do poder do pecado e morte, para purificar para si um povo próprio, zeloso em boas obras 3. O centurião em Cafarnaum (a Centurião Romano, um centurião sobre cem homens) tem o bem entendido. Ele e seu escravo doente se submetem totalmente a autoridade de Jesus. E Ele diz: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé 4.
Obediência. É aí que reside a palavra: ouvir. Você escuta com seus ouvidos. Se nos tempos antigos um escravo era libertado por seu mestre, ele poderia ficar por sua própria vontade com seu mestre Então ele deixava furar voluntariamente os lóbulos das orelhas 5. Orelhas furadas.
Ouvidos abertos. Escravos voluntários. Servos ouvintes.
Assim como o Filho se posicionou em direção ao Pai 6, nós também precisamos estar em relação ao Filho.
Aquele que admira para Ele, abre os ouvidos e os olhos. Ele vai mostrar as coisas aqueles servos, mostrar e ouvir 7. Sozinho nessa atitude de completa rendição e obediência, os mistérios se abrem para nós. Pouco a pouco nós vamos entender mais e mais. Com a cabeça e o coração. Assim nós crescemos, apegando-se à verdade, em amor para Ele 8.
Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo 9.

NOTAS

Se você quer ser um profeta, primeiro deve ouvir a si mesmo. Os profetas e apóstolos viram coisas, que eles mesmos às vezes não entendiam, cf. Daniel 12: 8, onde ele diz: Eu ouvi, mas não compreendi. Para ver, é necessário iluminação. Nossa mente é escurecido naturalmente e necessitando da iluminação do Espírito Santo, Efésios 4:17-18 e Daniel 12:10b. Quem orar pelo Espírito Santo o receberá. Pois a oração do Espírito Santo é sempre respondida, Lucas 11:9-13. A palavra usada aqui para: mostrar, você também encontrará em Apocalipse 4:1; 17:1; 21:9 e 10; 22:1, 6 e 8.

1 Romanos 1:1 e 5
2 1 Johannes 3:23
3 Titus 2: 11-14
4 Matteüs 8:5-10
5 Exodus 21:6; Deuteronomio 15:17
6 Salmo 40:7-9
7 Openbaring 22:8
8 Efezios 4:15
9 1 Samuël 3:9-10


Semana 1 Dia 4 Apocalipse 1:1D - '… Que deve acontecer em breve…'

O verso acima em NKJV diz 'que deve acontecer em breve.' Há uma 'obrigação' na história do mundo em que não pode ser de outra forma.
A história tem que acontecer dessa maneira. Deus guia e conduz a história. A Bíblia demonstra isso claramente, mesmo quando o nome de Deus não é mencionado, como no livro de Ester. Não há fatalismo na Bíblia. Coisas procedem de acordo com o conselho secreto de Deus. Há uma "obrigação" nos planos sagrados de Deus. Essas coisas devem acontecer. 'Para que a Escritura seja cumprida' é acrescentado às vezes 1.
O Senhor Jesus Cristo teve que passar por sofrimento para entrar em Sua glória 2. Durante séculos, os grandes e pequenos teólogos têm lutado com a questão de como o plano de ação de Deus se relaciona com a responsabilidade do homem. Você às vezes fica surpreso com a sensação: isso é realmente necessário? Não poderia ser diferente? Como Deus pode permitir que essas coisas aconteçam?
Muitas vezes, é apenas em retrospectiva que podemos dizer: "Apesar de tudo, estou, no entanto, feliz e grato por ter acontecido da maneira que aconteceu." Então você vê que até o mal tinha que acontecer e trabalhar juntos para o bem 3, mas você nunca deve dar respostas baratas a perguntas sobre porque há sofrimento. Podemos aprender isso com os amigos de Jó 4. E podemos aprender com o próprio Jó. Ele não acusou Deus de transgressão quando seus filhos e filhas morreram porque a casa em que estavam desabou 5. "Durante todo esse trabalho, Jó não pecou nem culpou Deus "(Jó 1:22), embora Jó mais tarde lamentasse sua sorte, amaldiçoou o dia em que nasceu e chamou Deus para prestar contas 6.
No final, Jó não recebeu uma explicação. Ele recebeu uma resposta, no entanto. Ele foi capaz de ver a grandeza inconcebível de Deus: a criatura na frente do Criador 7, e ele foi capaz de se render completamente. E nesta rendição completa ele encontrou paz e bênção 8. 'Já falei muito, não tenho mais nada a dizer', Jó 40:5 (Novo Tradução viva, NLT).
'Pois os meus pensamentos não são os seus pensamentos', diz Deus 9. Paulo diz: 'Aquele que não poupou Seu próprio filho' 10. A história mundial, portanto, continuará a experimentar dores de parto dolorosas, todos tanto mais quanto o nascimento de uma nova era e a descoberta do novo Reino de Deus em terra, a regeneração, a renovação de todas as coisas se aproxima 11. O senhor Jesus fala sobre o início das dores do parto quando Ele fala sobre os sinais dos tempos 12, e Paulo diz que a destruição virá repentinamente, como as dores do parto de uma mulher grávida 13.
Essas coisas têm que acontecer, e com pressa. A passagem do tempo está se acelerando. Como se o'tempo' estivesse em uma panela de pressão! Mas esses dias finais serão encurtados. 'Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados" diz Jesus em Mateus 24:22. E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?" (Lucas 18: 6-8). Persistiremos em nossa fé? Nós temos fé verdadeira?

NOTAS

A pressão está crescendo na panela de pressão da história. Venho em breve diz o Senhor Jesus em Apocalipse 3:11 e 22:7, 12 e 20. E mesmo que esse "em breve" já tenha levado quase dois mil anos, este é apenas um único dia para Ele, pois 2 Pedro 3:8-9 e Salmo 90:4 dizem: 'Mil anos são como um dia'.
A pergunta é: "O esperamos todos os dias? Nós estamos prontos? Estamos servindo a Ele como nosso Mestre? Nossas vidas estão abertas antes Ele e sabemos que estamos seguros nEle se estivéssemos envolvidos em um acidente fatal amanhã? Estaríamos prontos se o Salvador voltasse de repente nas nuvens ao som da trombeta? Nós o conhecemos como nosso Salvador e Senhor pessoal?

1 1.Veja, por exemplo, Mateus 1:22, 2:23, 26:54 e 56; Lucas 21:22, 22:37; João 19:36.
2 Lucas 24: 25–27
3 Romanos 8:28
4 Jó 42: 7-9
5 Jó 1: 20-22
6 ob 3 e 13: 17–28
7 Job 38–41
8 Job 42: 5–6 e 10–17
9 Isaías 55: 8–9
10 Romanos 8:32
11 Mateus 19: 27–30
12 Mateus 24:8
13 1 Tessalonicenses 5:1-3


Semana 1 Dia 5 Apocalipse 1:1E - ... 'e Ele enviou e comunicou por Seu anjo' ...

Os anjos desempenham um papel importante na Bíblia e na história do nosso mundo. Eles trazem mensagens do Céu para as pessoas e ajudam de várias maneiras, de forma visível e invisível 1. Crianças têm seus próprios anjos no céu, que continuamente vêem a face do Pai, que está no Paraíso 2. Quando criança, às vezes me sentia encorajado e confortado por um pequeno poema simples isso foi cantado por minha mãe, que me ensinou que eu estava rodeado por anjos. A letra diz: 'Dois na minha cabeça, dois nos meus pés, dois na minha mão esquerda e dois na minha mão direita; dois que me cobrem, dois que me despertam, e dois que me levarão ao paraíso do céu 2, - se Lembro-me bem!
'Anjos são espíritos ministradores'. A Escritura os chama 3, servos de Deus 4. Eles exerceram um papel significativo no nascimento e na vida do Senhor Jesus 5. Não só os anjos podem falar diretamente do Pai e do Filho e às vezes eles fazem isso. Os judeus estavam cientes do fato de que Deus e os anjos podiam falar com uma voz audível. Quando a voz veio do céu, alguns judeus disseram que trovejou; outros disseram que um anjo havia falado. Jesus falou: "'Pai, glorifica o Teu Nome.' Então uma voz veio do Céu ..." Então o multidão de pessoas que assistiram e ouviram, estavam dizendo que havia trovejado; outros diziam: "Um anjo falou com Ele" 6. Quando o Cristo ressuscitado e glorificado apareceu para Paulo na estrada para Damasco, os homens que o acompanhavam ficaram sem palavras, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém, conforme registrado em Atos 9:7 e 22:9. Em Atos 7:38, o primeiro mártir, Estevão, foi registrado como tendo dito que um anjo havia falado com Moisés no Monte Sinai (Êxodo 19-20), onde recebeu os Dez Mandamentos. Ezequiel e Daniel receberam suas visões sobre o futuro dos anjos.
Encontraremos os anjos muitas vezes novamente no livro do Apocalipse porque eles cumprem um papel significativo na realização dos julgamentos finais, pragas e julgamentos no planeta terra. O anjo que agora desempenha um papel mediador em trazer a mensagem celestial a João sabe que ele é apenas um conservo de João: "e de vossos irmãos os profetas e daqueles que prestam atenção às palavras deste livro; Adorar Deus!" 7 O foco dos anjos é totalmente em Deus. Eles pertencem às dimensões dos outros "mundos" criados por Deus que nos rodeiam: os céus. Eles desejam olhar para as coisas que foram reveladas para humanidade 8.
Por mais valiosos que sejam os anjos, o homem é, no entanto, a coroa e a glória de Criação de Deus, de acordo com o Salmo 8. E o Senhor Jesus, o eterno Filho de Deus, 'que existia na forma de Deus tendo igualdade com Deus sendo ainda mais elevado do que os anjos' tornou-se homem e foi glorificado e recebeu um incrível corpo de ressurreição, como Hebreus 1 explica. Então, Ele foi altamente exaltado por Deus que concedeu a Ele "Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai", Filipenses 2:9-11. Ele se tornou um homem com carne e sangue como nós. E tendo cumprido de maneira perfeita a vontade de Deus, Ele então retornou aos Céus com Seu corpo humano eterno glorificado que Ele nunca depositou novamente, mas que Ele levou consigo para se sentar à destra do Pai - como um ser humano glorificado sendo, como o primeiro fruto da humanidade redimida 9.

NOTAS

Estevão diz que o povo de Israel recebeu a Lei por meio dos anjos 10. No Antigo Testamento, bem como no Novo Testamento, os anjos desempenharam um papel intermediário importante em trazer a revelação de Deus a Israel.
A revelação de Maomé foi um evento descrito no Islã como ocorrendo em 610 DC, durante o qual o profeta islâmico Muhammad foi visitado pelo arcanjo Jibrīl (Gabriel), que revelou a ele, de acordo com a tradição, o início do que mais tarde se tornaria o Alcorão. O evento aconteceu em uma caverna chamada Hira, localizada na montanha Jabal an-Nour, perto de Meca, 10 de agosto de 610 DC.

Muhammad afirmou que recebeu o Alcorão por meio da mediação do anjo Gabriel; e Joseph Smith, o fundador dos Mórmons, falou sobre a revelação trazida pelo anjo Morôni. No entanto, Paulo diz que mesmo se um anjo do Céu trouxer um evangelho diferente, que ele seja maldito! 11

Até Lutero viu um anjo, de acordo com algumas tradições. Já foi dito que enquanto Martinho Lutero traduzia a Bíblia em Wartburg, o diabo/demônio veio visitá-lo. Satanás, que se opôs veementemente ao missão divina do grande reformador, procurou tentá-lo e frustrar o trabalho. Em resposta, Luther agarrou o tinteiro de onde estava escrevendo e jogou na cabeça do Maligno. Pode ser uma lenda, mas a mensagem está clara! Nem todos os espíritos e seres espirituais são de Deus!

Atos 12:7–9; Hebreus 13:2
2 Mateus 18:10
3 Hebreus 1:14 e Mateus 26:53
4 Salmo 103:20–21; Salmo 91:11 e Lucas 16:22
5 Ver Lucas 1:1–38; Mateus 1:18–25; Lucas 2:8–20; Mateus 2:13–15 e 19; Mateus 4:11; Lucas 22:43; Mateus 28:2–7; Lucas 24:4-9; João 20:12 e Atos 1:10-11
6 João 12:28-29
7 Apocalipse 22:8–9
8 1 Pedro 1:12b
9 1 Coríntios 15:20–28
10 Atos 7:53
11 Gálatas 1:8


Semana 1 Dia 6 Apocalipse 1: 1F - ... 'comunicou ao Seu servo João.'

João, o servo de Jesus Cristo,tinha atingido uma idade avançada. Esse foi o discípulo a quem Jesus amava 1. Que a relação entre Jesus e João era especialmente íntima e pode ser deduzida da observação de que, enquanto pendurado na cruz em seus momentos de morte, o Senhor confiou Sua mãe, Maria, aos cuidados de João 2.
É maravilhoso saber que Jesus ama você. Mas como reagimos a isso? Jesus ama nós todos. Seu amor se estende a todos nós. Diz-se do jovem rico: 'Jesus olhou para ele e o amou' 2. Ele o convidou a quebrar a escravidão de suas riquezas, sua ânsia por dinheiro, e para segui-lo, mas o jovem rico foi embora triste, porque ele não poderia se separar sua grande riqueza. As coisas deste mundo podem prendê-lo tão fortemente em suas garras que eles não as possuem, pelo contrário,são possuídos. Então você é realmente um escravo do seu dinheiro, carreira, desejos sexuais, casa, televisão, internet, videogames, música ou qualquer outra coisa que você não pode desistir.
João deixou tudo para trás quando Jesus o chamou. Ele e seu irmão Tiago eram empregados no negócio de pesca de seu pai Zebedeu, mas eles foram seguir Jesus para se tornarem pescadores de homens 3. Porque alguns estudiosos datam o Livro do Apocalipse por volta de d.C. 95, João devia ter pelo menos 80 anos. Portanto, João teria sido um escravo de Jesus Cristo quase toda a sua vida. Se você é uma criança ou um adulto, ou de meia idade,ou mesmo se você for velho: Jesus pode e fará uso da sua vida. Vivemos apenas para nós mesmos? Ou nossas vidas estão completamente à sua disposição? Quem está aberto ao conselho de Deus recebe cada vez mais visão espiritual Dele.
Jesus promete grandes recompensas se entregarmos tudo a Ele. Em Marcos 10:28-30: "Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te". Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.

NOTAS

A palavra grega para "tornar conhecido", quando usada com vistas ao futuro, significa 'apontar de antemão, prever'. Veja também João 12:33, 18:32, 21:19 e Atos 11:28! O uso desta palavra indica que o Livro de Apocalipse realmente lida com o desdobramento do futuro, e não é apenas uma mensagem para os cristãos do tempo de João.
A propósito, também existem fortes argumentos para uma data de origem do Livro do Apocalipse em algum lugar entre 68-70 DC, portanto, antes da destruição de Jerusalém em 70 DC!

2 João 13:23, 19:26, 20:2
2 Marcos 10:21
3 Marcos 1:16–20


Semana 1 Dia 7 Apocalipse 1:2A - '… Que testemunhou a palavra de Deus (…) até mesmo a tudo o que viu.'

João deu testemunho da Palavra de Deus. Ele diz logo no início de seu Evangelho que a Palavra estava com Deus e que a Palavra era Deus 1. Paulo fala do Senhor Jesus existindo na forma de Deus 2, '... estando na própria natureza de Deus ...' (NIV), quando Ele estava com o Pai desde toda a eternidade, a representação exata de Seu ser 3. João diz que todas as coisas veio a existir por meio da Palavra. Deus criou o espaço, o tempo e a matéria por meio da Palavra - e vida. Pois nEle estava a vida, diz ele 1. Paulo diz que todas as coisas, visíveis e invisíveis, foram criados por Ele, e que Ele é antes de todas as coisas, e que nEle todas as coisas permanecem juntas. Portanto, Ele estava lá antes que os anjos e outros seres celestiais fossem criados. Eles devem sua existência a Ele também 5.
A igreja primitiva confessou o papel do Filho como mediador na obra da criação, juntos com Seu papel como mediador em Seu sofrimento substitutivo e morte para expiação do pecado 6. Esta verdadeira unidade do Filho com o Pai fez com que a igreja primitiva declarasse que o Filho não foi criado, mas adiante, gerado, trazido à existência 7. Ele é o Filho unigênito de o pai 8. O grande milagre é que esta Palavra eterna de Deus, este Unigênito, se tornou carne 9, tornou-se homem. Quando um de seus discípulos disse mais tarde: 'Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta", Ele então diz:' Quem Me viu, vê o Pai,' 10 e em outro lugar Ele diz: 'Eu e o Pai somos um' 11. João foi permitido para ver este tremendo mistério e ele deu testemunho disso em todos os seus escritos.
Pertencer a Jesus é a maior coisa que pode acontecer a alguém. Hebreus 2:11 diz: "Tanto Jesus que santifica como aqueles que são santificados [isto é, espiritualmente transformados, santificados e separados para o propósito de Deus] são todos de um Pai; por esta razão, Ele não tem vergonha de chamá-los de irmãos e irmãs ... '(Bíblia Amplificada, AMP)

NOTAS

A palavra para testemunhar em grego é "martureo", da qual nossa palavra mártir - testemunha de sangue - é derivada. Para os crentes serem testemunhas por Jesus significa que eles testemunharam sua fé com a própria vida. Ser uma testemunha de Jesus não é uma questão leve. Custou muitos cristãos a vida deles. O sangue dos mártires aparentemente se tornou a semente do igreja, no entanto. O martírio realmente trouxe muitos à fé.
Devemos olhar para Jesus para realmente entender quem é Deus de uma maneira profunda. Ele não é uma noção filosófica relacionada com "a compreensão de Deus"; a 'Altíssimo' é uma Pessoa viva. O Filho deu a conhecer o Pai a nós 12.

2 João 1:1
2 Filipenses 2:6 ((New International Version)
3 Hebreus 1:3
4 João 1:4
5 Colossenses 1:15-17
6 1 Timóteo 2:5
7 Salmo 2:7; Hebreus 1:5
8 João 1:18, 3:16 e 18; 1 João 4:9
9 João 1:14
10 João 14:8–9, ver também 16:28
11 João 10:30
12 Mateus 11:27

Continua Apocalipse 1:2B