Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Apocalipse - Eis que Ele está vindo, Semana 18

Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer

Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53


Semana 18 Dia 120 Apocalipse 7:15 - 'Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.'

Onde está a multidão? Eu quase tomei isso como certo: no Céu. Mas não precisa ser tão óbvio. João vê essa multidão no futuro distante, com o Novo Céu e a Nova Terra, sobre o qual falará mais tarde? 1
Estendendo Sua tenda ou Tabernáculo sobre eles e os ensombrando contra o sol e calor, enxugando suas lágrimas, cuidando deles para que não sofram mais fome e sede é uma metáfora para a Glória Celestial. Ou aponta para uma nova situação na Terra? Parece se refere ao Céu porque eles O adoram em Seu Templo, enquanto não haverá mais um templo na Nova Jerusalém que desce do Céu à Terra. Porque o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, será Ele mesmo o seu Templo 2. O calor da perseguição da Grande Tribulação é passado, assim como a fome e a sede porque eles eram excluídos da vida econômica porque se recusaram a adorar a Besta e sua imagem 3. Corrupção e impureza por causa do pecado, as tentações, e o poder demoníaco deste mundo são passados. Eles são lavados pelo sangue do Cordeiro. A fé passou à vista.
Eles abriram seus olhos nos reinos celestiais. 1 Coríntios 2:9 "Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam".
O desejo mais profundo e ardente desses filhos de Deus foi cumprido. Eles o vêem cara a cara. Os puros de coração, que verão a Deus 4. No Tabernáculo e no Templo estava a representação da realidade celestial, mas o véu separava a Arca da Aliança, o trono de Deus, do povo. O povo não for autorizado a entrar no Lugar sagrado. Apenas os sacerdotes eram. E somente o Sumo Sacerdote podia entrar no Santo dos Santos, o lugar santíssimo, atrás do segundo véu, onde estava o trono de Deus, somente uma vez por ano.
O véu do Templo rasgou quando Jesus morreu e derramou Seu sangue 5. O caminho a Deus está aberto. E agora há uma multidão diante do trono de Deus e está servindo a Ele como sacerdotes, dia e noite, sem interrupção. Jesus faz aqueles a um reino, a sacerdotes 6, o sacerdócio santo 7. O santo sacerdócio que já são autorizados a vestir, e nossas orações hoje, já sendo enviado de casa ou na igreja cristã a nosso altar de incenso. Agora este serviço sacerdotal chega à perfeição. As orações são purificadas por nosso Sacerdote Celestial Jesus, e levadas como uma oferta de aroma perfeito diante de nosso Senhor Deus no Céu.
O altar do incenso ficava no Tabernáculo e o Templo no Lugar Santo, separado por uma cortina do Santo dos Santos. Mas hoje não há qualquer barreira entre nós e Deus. Nós o veremos como Ele é 8. Que conforto em nossa provações e tribulações e até mesmo na "Grande Tribulação"; que perspectiva!

NOTAS

Eles foram levados ao Templo, levados ao Tabernáculo, antes o trono de Deus. Completamente coberto por Ele. Em eterna comunhão com Ele. Nenhuma vergonha cobre seus rostos, como fez a vergonha de Adão 9. Medo e ansiedade são coisas do passado. O martírio de muitos acabou. A realidade terrena mais horrível deixou de existir. O desejo mais profundo do coração foi satisfeito: comunhão perfeita com Deus.
Quem já pertence a Ele por meio de Jesus Cristo agora recebe o Espírito Santo 10, o Espírito de Glória, e uma antecipação do que está por vir.

1 Apocalipse 21:1–4
2 Apocalipse 21:22
3 Apocalipse 13:16–17
4 Mateus 5:8
5 Mateus 27:51
6 Apocalipse 1:6
7 1 Pedro 2:5
8 1 João 3:2; 1 Coríntios 13:12; 2 Coríntios 3:8 e 18; 4:17, 5:8
9 Gênesis 3:8–10
10 Efésios 1:15–21


Semana 18 Dia 121 Apocalipse 7:16 - 'Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador,' 1

Nós, no rico Ocidente, mal sabemos o que é a fome. Às vezes ficamos com apetite se perdemos uma refeição, e isso só serve para aumentar o prazer da refeição seguinte. Mas e se você não souber de onde virá sua próxima refeição? Fechamos os olhos para as imagens de crianças e adultos emaciados que parecem prisioneiros de campos de concentração, pele sobre ossos?
Uma espécie de bloqueio em nossos cérebros entra em ação em nossas mentes e rapidamente passamos para à ordem do dia. Fome e sede; Uma pessoa aparentemente pode sobreviver quarenta ou cinquenta dias sem comida antes da morte pela fome se aproximar, mas sem água o homem não sobrevive mais do que alguns dias; pode durar no máximo uma semana.
Os israelitas passaram fome e sede no deserto 2. Eles foram libertados da escravidão do Egito e a caminho da Terra Prometida, mas como ansiavam pelas panelas de carne, os potes de carne no Egito 3. Eles até se esqueceram da opressão e molestação, o espancamento e a falta de liberdade, o assassinato de seus filhos 4, as surras e o desprezo. O sol escaldante, os cuidados da vida, a fome e a sede fizeram com que eles voltassem para o Egito. O Senhor cuidou deles com pão do céu 5 e água da rocha, carne na forma de codornizes 6, e oásis em seu caminho 7. Ele providenciou tempos de refrigério. Ele lhes deu a vitória sobre seus inimigos mortais 8 e até mesmo sobre o veneno de cobras 9. Mas eles mesmos foram seu próprio maior inimigo. É o que sai do coração do homem, - incredulidade, cobiça, fome de poder, sua própria forma de religião - isso o torna impuro, Mateus 15:10-20.
E por causa da incredulidade, uma geração inteira (de Israel) morreu no deserto e nunca chegou a Terra Prometida 10. Eles deixaram o Egito, mas o "Egito" ainda ficava em seu sangue. Eles foram incapazes para lidar com sua salvação e liberdade. Eles não eram capazes de viver apenas confiando no Senhor. E somente quando a geração seguinte foi circuncidada em Gilgal, uma nova fase em sua caminhada com Deus começou. "E o Senhor disse a Josué: "Hoje afastei a opróbrio do Egito". Por isso o nome do lugar é chamado Gilgal até o dia de hoje" 11. O homem só é libertado de sua antiga vida egoísta pela circuncisão do coração. Frustração, amargura, fome profunda e sede de justiça, o bálsamo do conforto e perdão, redenção e libertação só são encontrados através do conhecimento de Cristo 12. Só então você está realmente satisfeito. E em breve também completamente, na Terra Prometida do nosso destino celestial.

NOTAS

Quando éramos crianças e às vezes não queríamos comer tudo no nosso prato, minha mãe sempre dizia: "Você não viveu durante a Guerra!" Significando a Segunda Guerra Mundial na Europa. A boa comida nunca foi jogada fora em nossa casa.
A sobriedade, a moderação e a frugalidade são mais saudáveis do que a gula excessiva e a auto-indulgência, levando ao desperdício. De acordo com a opinião de muitos médicos, doenças do coração e do sistema circulatório e, de fato, mesmo alguns tipos de câncer, são totalmente o resultado de nosso desenfreado estilo de vida e hábitos alimentares pouco saudáveis.

1 NVI
2 Êxodo 17:1–7; Números 20:2–13
3 Êxodo 16:3
4 Êxodo 1:8–22
5 Êxodo 16; Números 11:4–9
6 Números 11:10–35; Salmo 78:12–37
7 Êxodo 15:27, 17:1–7; Números 21:10–20
8 Êxodo 17:8–16; Números 21:21–35
9 Números 21:4–9
10 1 Coríntios 10:1–13
11 Josué 5:9 NLT e KJV
12 João 6:22–59, 3:14–21; Mateus 5:6


Semana 18 Dia 122 Apocalipse 7:17 - 'pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima'.

A multidão saiu da Grande Tribulação. Eles experimentaram que granizo e fogo desceu do céu 1 com grande calor, água que não se podia beber 2 e o sol chamuscado a terra 3. Suas lágrimas correram durante as perseguições. Mas agora isso é passado. O Cordeiro quebra os selos do rolo 4 que em seus julgamentos a sua ira sai sobre o mundo 5, a ira de Deus e do Cordeiro, este Cordeiro é também Aquele que conduzirá Suas ovelhas passarão por essas circunstâncias e as levarão a pastos verdejantes 6. Ele estará com eles em todas as suas aflições. Ele os livrará e os levará à glória' 7. Ele garantirá que eles cheguem seguramente em Seu trono. Ele é o bom Pastor 8. Ele os esconde no abrigo de Sua sagrada tenda e os põe altos e em segurança sobre um rochedo 9. Não terão fome nem sede, nem o calor do deserto ou o sol os castigará. Pois Aquele que se compadece deles irá guiá-los e conduzi-los junto a fontes de água 10. O grande e bom Pastor cuida das Suas ovelhas 11. Ele as traz para a água da vida 12. Ele enxuga suas lágrimas. Assim como uma mãe amorosa toma amorosamente seu filho chorando em seus braços, e enxuga as lágrimas 13. "Assim como uma mãe consola o filho, também eu os consolarei", diz o Senhor 14. Que conforto nas provações e na (grande) tribulação. Que perspectiva de que coisas será como depois da tribulação!
Tempo após tempo João pode confortar a Igreja e o Israel de Deus (Gálatas 6:16), quando ele tem que falar dos terrores dos últimos dias nesta fase do mundo história. Perseverar! Não desistir! Repetidamente João pode confortar a igreja e o Israel de Deus quando ele tem que falar dos horrores dos últimos dias desta fase da história mundial. Aguentar! Não vamos desanimar! Deus está no controle! Deus está dirigindo a história.
O retorno do povo judeu a Israel é o maior sinal de esperança que o mundo moderno já viu. O Senhor Deus não abandona as obras que Suas mãos começaram. A Igreja, Israel, as nações, a própria Criação, chegarão ao glorioso objetivo para o qual Ele os destinou. Através do doloroso processo de purificação, 'refinada no fogo', Apocalipse 3:18. Pessoalmente e em escala global. Também Israel será refinado, Zacarias 13:9. Um processo doloroso, como dores de parto. Mas as dores do parto acabarão por levar para o nascimento e a alegria dum bebê recém-nascido.
O joio deve ser lançado no fogo, o grão bom joeirado e trilhado com uma ferramenta de debulha antiquada para que o joio seja separado do trigo. A colheita deve vir. O trigo deve amadurecer. Mas o fim será glorioso, no entanto!

NOTAS

Todas as dezesseis referências ao Templo no Livro do Apocalipse usam uma palavra grega que aponta para o Santuário mais interno e não para o complexo total do Templo. O Templo refere-se ao lugar onde Deus fará habitar o Seu Santo Nome, onde Ele estende a sua tenda. No deserto é Sua Tenda, Seu Tabernáculo 15.
'Enxugar as lágrimas' causou uma grande impressão no próprio Isaías. Ele fala sobre isso em vários lugares, por exemplo em Isaías 25:8, 35:10, 51:11 e 65:19, onde a alegria e a felicidade eternas tomarão o lugar das lágrimas. Também para Israel: "O Senhor Deus enxugará todas as lágrimas e tirará para sempre todos os insultos e zombaria contra Sua terra [Israel] e povo [o povo judeu]", Isaías 25:8 (TLB). A morte também será destruída. Imagens da Glória do Reino do Céu na Terra e da Glória dos próprios reinos Celestiais são entrelaçado.

1 Apocalipse 8:7–8
2 Apocalipse 8:10–11
3 Apocalipse 16:8–9
4 Apocalipse 5 e 6
5 Apocalipse 6:16–17
6 Salmo 23
7 Salmo 91:15
8 João 10:1–30
9 Salmo 27:5
10 Isaías 49:10
11 Ezequiel 34
12 Apocalipse 22:1–5
13 Isaías 49:15
14 Isaías 66:13
15 Levítico 26:11–12 e Êxodo 40:34-38


Semana 18 Dia 123 Apocalipse 8:1-2 - 'Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu por volta de meia hora. Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas.

O sétimo selo do pergaminho foi aberto e sete anjos vão soprar em breve suas sete trombetas. O pergaminho não será mais falado. O último selo foi aberto e o pergaminho é assim aberto e o tempo final se desenrola. Os seis selos trouxeram a história até este ponto. Seguimos os paralelos com o sermão do Senhor Jesus sobre o fim dos tempos no Monte das Oliveiras em Mateus 24. Uma história do nosso mundo com guerras, fome, doenças, falsos profetas, ilegalidade, amor crescendo frio, perseguições e martírios que já duram dois mil anos.
No entanto, o Evangelho do Reino também vai para todas as nações e para uma parte do Israel, 144.000 judeus estão sendo selados.
Os eleitos o receberam, mas os outros estão endurecidos, como está escrito: "Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje" 1. A multidão vem do mundo gentio durante este curso da história e os servos selados de Israel vão desempenhar um papel cada vez mais importante como o fim desta parte das abordagens da história mundial. "O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como orvalho da parte do Senhor" 2. "Assim como vocês foram uma maldição para as nações, ó Judá e Israel, também os salvarei e vocês serão uma bênção" 3. Um endurecimento parcial veio sobre Israel, até que a plenitude dos gentios entre, e assim todo o Israel será salvo, quando o próprio Senhor, em virtude de Sua nova aliança com Israel 4. O Senhor fará isso Ele mesmo, por um derramamento especial do Espírito Santo.
O sétimo selo contém as sete trombetas. Eles nos conduzem no final desta parte da história do mundo, perto, quase até a Vinda de Cristo. O sexto selo continha catástrofes cósmicas que proclamavam a Vinda do Dia do Senhor 5. A sétima trombeta anunciará Sua Vinda e Reino 6. Com a quebra do sétimo selo chega os julgamentos da trombeta e da taça (porque a sétima trombeta conterá os sete julgamentos das taças 7): a ira sobre os incrédulos, rebeldes e ímpios que deliberadamente e conscientemente rejeitam Deus e Seu Cristo. A opressão e perseguição dos crentes acabou. O dia da vingança de nosso Deus começa 8. Veja Joel 2:1-11, 15-17; 3:1-3, 9-16.
Mas antes que isso aconteça, o silêncio se instala, no Céu. Os hinos são silenciosos. Ficam quietos. Todos prendem a respiração. O que vai acontecer agora que a ira de Deus está prestes a se derramar? Uma coisa é certa: Os filhos de Deus estão seguros e protegidos diante do trono, e seus servos de Israel são selados. Você tem certeza de que está seguro abrigado na obra consumada do Cordeiro?

NOTAS

Um shofar é um antigo chifre musical tipicamente feito de chifre de carneiro, usado para propósitos religiosos judaicos. Como a corneta moderna, o shofar carece de alteração de tom dispositivos, com todo o controle de pitch feito variando a embocadura do tocador.
O shofar é tocado nos cultos da sinagoga em Rosh Hashaná e no próprio final de Yom Kippur, e também é soprado todas as manhãs dos dias úteis no mês de Elul correndo para Rosh Hashaná.
O shofar é mencionado com frequência na Bíblia hebraica, no Talmude e na literatura rabínica. Em primeiro lugar, em Êxodo 19, o toque de um shofar emanando da espessa nuvem no Monte Sinai faz os israelitas tremerem de temor. O shofar era usado para anunciar a lua nova e o Ano do Jubileu. O primeiro dia do sétimo mês (Tishrei) é denominado "um memorial do sopro", ou "um dia de soprar", o shofar. Eles foram usados ​​para significar o início de uma guerra. Depois, eles também eram empregados em procissões como acompanhamento musical e, eventualmente, foram inseridos na orquestra do Templo por David.
Observe que as "trombetas" descritas nos Números 10 são um instrumento diferente, descrito pela palavra hebraica para 'trombeta' 'ḥaṣoṣrah', não shofar. Então talvez 'Trombeta/Shofars' é uma tradução melhor do que 'Trumpets'. Pense no chifre do carneiro, o shofar, que produz um som incomum e estridente: um som grave, como um sirene, que deixa seus dentes no limite.
A voz de Cristo soa como uma trombeta/chifre 9, anunciando o próximo julgamento final. O julgamento começou, assim como aconteceu com Faraó, que endureceu seu coração, e ao zombar de Jericó. As sete trombetas/chifres apenas lidar com o mundo.
Jericó é usada como modelo: as paredes grossas caem após a marcha do povo de Israel durante seis dias ao redor da fortaleza, mais no 7º dia, o sábado, sete vezes ao redor deles, tocando suas trombetas/chifres, Josué 6:2-5 "Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver" 10.

1 Romanos 11:7–8
2 Miquéias 5:7
3 Zacarias 8:13
4 Romanos 11:25–26; Jeremias 31:31–34; Lucas 22:19-20
5 Apocalipse 6:12–17
6 Apocalipse 11:15–18
7 Apocalipse 15:5 – 16:21
8 Lucas 4:16–21; Isaías 61:1–2
9 Apocalipse 1:10
10 Josué 6


Semana 18 Dia 124 Apocalipse 8:3 - 'Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou de pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono.'

O sétimo selo contém as sete trombetas e as sete taças, a Grande Tribulação 1.
A hora do julgamento 2, que dura mais de uma hora, é de fato 42 meses 3, 260 dias 4, um tempo, tempos (plural=dois) e meia tempo 5, três anos e meio.
A terra vem sob o reinado direto de Cristo depois de seis selos e sete trombetas 6.
O som da trombeta é a declaração de guerra de Deus contra os habitantes da terra. A história da terra sob os primeiros cinco selos é a história da humanidade durante os últimos dois mil anos. Deus intervém no sexto selo, e o caráter de advertência dos cinco selos é passado. O homem trouxe sobre si o julgamento de Deus. É chamado pelo derramamento do sangue dos mártires sob o quinto selo. Suas ações malignas como aborto em massa, o suicídio/a eutanásia, os assassinatos, a poluição da terra, do ar e da água; as armas produzidas com exagero das bombas ABC (Atomic, Bacteriological e Química); ilegalidade e decadência, as modernas torres de Babel que foram construídas pela ciência e tecnologia para criar uma cultura feita pelo homem sem Deus ou respeito pelas leis divinas, levando ao governo mundial de anti-Deus e do anti-Cristo 7. A terra se tornará um deserto por causa de seus habitantes, por causa do fruto de suas ações.
O Dia do Senhor está chegando, mas primeiro uma meia hora de silêncio.
Os sete anjos (ou arcanjos? 8) estão pronto com as trombetas que açoitarão a terra e os povos, transformando tudo em caos. Mas primeiro vem este impressionante silêncio. Deus está em silêncio. Cristo está em silêncio. Os coros celestiais se calam. Cala-te perante o Senhor Soberano, pois o Dia do Senhor está próximo 9. Aquietem-se, tudo que vive perante o Senhor, porque Ele se levantou de Sua santa habitação 10. O que está acontecendo? Um outro anjo (provavelmente o mesmo que em Apocalipse 7:2), com um incensário de ouro vai ficar ao altar, e com muito incenso são oferecidas as orações de todos os santos diante do trono 11. Todas as orações de todos os séculos, inclusive as das almas debaixo do altar são trazidas diante de Deus. Agora essas orações serão respondidas. "Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa" 12.
Toda a energia espiritual das orações perseverantes da fé encarnada em milhões e milhões de orações, o ponto culminante do poder das orações dos séculos é colocado, santificado e purificado sobre o altar de ouro diante de Deus. Agora a justiça será feita. "Minha é a vingança; Eu retribuirei, diz o Senhor" 13. A justiça será feita. Finalmente. O Céu, que às vezes parecia cobre e bronze, na verdade sempre esteve ouvindo todas essas orações. Antes do Reino romper, o mundo de Satanás e impiedade e a terrível injustiça atingiu seus limites, como em Sodoma e Gomorra (Gênesis 18:16-19:29), precisa ser destruido. Um exemplo dum momento da história em que o julgamento foi aplicado somente depois que os pecados chegaram ao seu limite, está registrado em Gênesis 15:16 "Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa". E então também a petição se torna: Venha o teu reino; Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" 14 será respondida.

NOTAS

Também o número de almas dos mártires sob o altar tem que vir até a conclusão antes que seu clamor por vingança justa seja respondido. Apocalipse 6:11 "… foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como eles".
As almas dos mártires estão sob o altar de bronze, o altar do sacrifício no pátio. O altar de ouro é o altar de incenso que ficava no Santo Lugar, perto do véu do Santo dos Santos 15. Que foi rasgado com a morte de Jesus na cruz, de modo que o altar de ouro do incenso veio para ficar apenas diante do trono de Deus. Tudo veio para ficar numa linha e torna-se um caminho aberto que conduz diretamente ao trono de Deus.

1 Mateus 24:21
2 Apocalipse 3:10
3 Apocalipse 11:2
4 Apocalipse 11:3, 12:6
5 Apocalipse 12:14; Daniel 7:25, 12:7
6 Apocalipse 11:15
7 Miquéias 7:13
8 Judas 8; Daniel 4:13,17 e 23
9 Sofonias 1:7
10 Zacarias 2:13
11 Salmo 141:2; Apocalipse 5:8
12 Lucas 18:7–8
13 Romanos 12:19; Deuteronômio 32:35
14 Mateus 6:10
15 Êxodo 30:6


Semana 18 Dia 125 Apocalipse 8:4 - 'E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso juntamente com as orações dos santos.'

As orações vêm diante de Deus como uma fragrância de cheiro doce - Como a fragrância do incenso, quando está aceso no altar, eleva-se como uma fragrância suave, uma nuvem de aroma agradável 1, assim as orações chegam a Deus, como um cheiro suave ao Senhor. O incenso tinha que ser oferecido no Tabernáculo e no Templo da maneira correta. O sacerdote tinha que pegar fogo do altar de bronze do sacrifício, com o qual acender o incenso o altar de ouro da fragrância. É por isso que o fogo do altar do holocausto tinha que ser mantido continuamente aceso 2. Não foi permitido fogo não autorizado e estranho sobre ele, como fizeram Nadabe e Abiú, filhos de Arão. Eles foram consumidos pelo fogo que veio da presença do Senhor por isso 3. O perfume tinha que ser feito de puro ingredientes, misturados a partir de quatro elementos, puros e sagrados 4.
Nossas orações devem ser oferecidas diante da face de Deus num estado purificado. Nós não sabemos pelo que devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com palavras gemidos inexprimíveis 5. São especialmente as orações das almas debaixo do altar e a multidão que ninguém pode contar. Suas orações são como as dos Salmos que pedem vingança, pedindo que Deus retribua seus inimigos por suas ações e suas más obras. Dê a eles o que eles merecem! "Dê-lhes a punição que eles tão ricamente merecem! Meça-o em proporção à sua maldade. Pague-os de volta por todas as suas más ações! Dê-lhes um gostinho do que eles fizeram aos outros" 6. "Ó Deus, não te emudeças; não fiques em silêncio nem te detenhas, ó Deus" 7. Salmos 83:4: 'Eles dizem: "Venham, vamos destruí-los como nação, para que o nome de Israel não seja mais lembrado!"' O salmista em Israel sente o ódio mortal do inimigos do povo judeu e de Israel. Sim, eles fizeram uma decisão unânime. Eles assinaram um tratado como aliados contra você! 8 O anti-semitismo, o ódio contra o povo Judeu e Israel, conspirando para destruir todos eles, é, em última análise, ódio contra o Deus de Israel em seu nível mais profundo.
O salmista, aliás, não está tão preocupado com sua segurança pessoal, no entanto. Seu desejo mais profundo é que esses inimigos demoníacos por um grande golpe incrível venha a seus sentidos. Que eles de repente se conscientizem de Quem é o Uno e Único Deus Verdadeiro. Salmo 83:16-18 "Cobre-lhes de vergonha o rosto até que busquem o teu nome, Senhor. Sejam eles humilhados e aterrorizados para sempre; pereçam em completa desgraça. Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra."
"Trata-os como trataste Midiã, como trataste Sísera e Jabim no rio Quisom, os quais morreram em En-Dor e se tornaram esterco para a terra" 9. As vitórias dos judeus no tempo dos Juízes serve de modelo. Como Gideão conquistou e matou os midianitas, com seus príncipes Zeba e Zalmuna 10, como Débora derrotou os cananeus com seu general Sísera 11; e Jael matou martelando um pino de tenda em seu crânio durante o sono 12. E o Salmo 141:10, que fala da oração como uma oferta de incenso, diz: "Caiam os ímpios em sua própria rede".
O amor de Deus e a graça em Cristo não vêm à custa de Sua justiça. A conta será apresentada quando a medida estiver completa 13.
Os incrédulos, rebeldes, zombadores e blasfemadores de todas os tempos, têm considerado "orzar" como uma performance sem sentido, impotente e primitiva. Para eles, poder, dinheiro e violência impressionaram muito mais do que aquelas pessoas estúpidas que oravam. Eles nunca foram capazes de imaginar que o mundo um dia terá que tremer por causa das orações dos santos!

NOTAS

A vingança não é nossa prerrogativa. Devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem, diz Romanos 12:9-21. A vingança vem, e o joio é lançado no fogo que é inextinguível 14.
Uma vez 250 homens quiseram aprensentar incensários 'estranho'. Elas foram consumidos pelo fogo do julgamento de Deus. Os incensários dos homens que pelo seu pecado perderam a vida eram batidos em forma de lâminas e servirão de revestimento do altar 15. A praga sobre o povo cessou quando Arão andava com um incensário de incenso. Aqui no livro de Apocalipse estamos no limite e no início das últimas provações, pragas, tribulações e juízos de Deus.

1 Gênesis 8:21; Êxodo 30:1–10
2 Levítico 6:13
3 Levítico 10:1–3
4 Êxodo 30:34–38, 37:29
5 Romanos 8:26
6 Salmo 28:4 NLT
7 Salmo 83:1
8 Salmo 83:4–5
9 Salmo 83:9–10
10 Salmo 83:11; Juízes 7
11 Juízes 8:1–21
12 Juízes 4
13 Gênesis 15:16
14 Mateus 3:12; Marcos 9:43
15 Números 16


Semana 18 Dia 126 Apocalipse 8:5 - 'Então o anjo pegou o incensário, encheu-o com fogo do altar e lançou-o sobre a terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e um terremoto.'

O Senhor Jesus diz: "Eu vim trazer fogo à terra" 1. "Este menino está destinado a causar a queda e o surgimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição", diz Simeão 2. Fogo desce do céu em Sodoma e Gomorra 3. O Senhor Jesus aparecerá em fogo flamejante quando Ele chega do Céu com Seus anjos poderosos. Paulo diz: "E Deus dará descanso para vocês que estão sendo perseguidos e também para nós quando o Senhor Jesus aparecer do céu. Ele virá com seus anjos poderosos, em chamas de fogo, trazendo julgamento sobre aqueles que não conhecem a Deus e sobre aqueles que se recusam a obedecer às Boas Novas de nosso Senhor Jesus" 4.
Como Arão pegou uma panela cheia de brasas do altar diante do Senhor, e encheu suas mãos de incenso aromático e finamente cortado, e trouxe tudo diante do Senhor dentro do véu, e pondo-o sobre o altar, de modo que a fumaça do incenso cubra o propiciatório sobre a Arca da Aliança 5 aqui acontece na direção oposta. Diante a presença do Senhor, o fogo do altar é lançado sobre a terra.
Cada vez o Antigo Testamento ecoa continuamente através do Livro do Apocalipse. Quando Ezequiel vê o julgamento de Jerusalém, ele vê como o homem vestido de linho recebe a ordem para entrar entre as rodas, debaixo do querubim, para encher as mãos de brasas e para espalhar as brasas sobre a cidade 6. Este homem é aquele que primeiro selou as testas dos homens que ficaram chocados com o horríveis coisas que estão sendo feitas pelos outros. Eles foram marcados para que não fossem atingidos pelo julgamento de Deus. Os querubins que estão debaixo do trono.
Quando Gogue entrar na terra de Israel, então o Senhor fará chover fogo e enxofre sobre ele, de modo que Israel levará sete meses para enterrar os inimigos 7. O fogo também cairá sobre as próprias cidades de Israel, se se esquecer do seu Criador, segundo o profeta Oséias 8. O Dia do Senhor está chegando. Diante dEle o fogo devora, atrás dEle arde uma chama 9. "Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha" 10. Fogo como julgamento de Deus 11. "Pois um fogo foi aceso pela minha ira, fogo que queimará até às profundezas do Sheol. Ele devorará a terra e as suas colheitas e consumirá os alicerces dos montes" 12. Davi canta sobre isso profeticamente no Salmo 18:1–18. Então a Terra explode e treme, e os fundamentos das montanhas estremecem; eles trovejam porque Ele se acendeu em ira. Fumaça subiu de Suas narinas; fogo consumidor saiu de sua boca, queimando brasas ardiam dEle 13. Logo, após a conclusão dos mil anos de Paz e Justiça (Reino do Milênio) no planeta terra, fogo descerá do céu e consumirá o inimigos, novamente Gogue e Magogue 14. Os trovões, vozes e raios de relâmpagos e terremotos apontam para a santidade e o julgamento de Deus 15.

NOTAS

Os anjos seguem e observam todo o processo de salvação da Igreja, e da redenção de Israel. Os Apóstolos são chamados uma espetáculo para o todo o mundo, o Universo, tanto diante de anjos como homens, 1 Coríntios 4:9.
Os anjos prendem a respiração enquanto seguem o plano de salvação de Deus param sem fôlego, os anjos seguem, de alto a baixo, o plano de salvação de Deus para a humanidade, do princípio ao fim.
O céu está em silêncio, em santo anseio, e está ouvindo as orações do homem. Dentro esta plenitude de todas as orações dos santos de todos os tempos a honra de Deus é confirmado ao máximo. E então os anjos soam as trombetas de julgamento, porque agora o número dos remidos está completo.

1 Lucas 12:49
2 Lucas 2:34
3 Gênesis 19:24
4 2 Tessalonicenses 1:7–8 NLT
5 Levítico 16:12–13
6 Ezequiel 9 e 10
7 Ezequiel 38 e 39
8 Oséias 8:14
9 Joel 2:1–3
10 Malaquias 4:1
11 Amós 1:4, 7, 10, 12; 2:5
12 Deuteronômio 32:22
13 Salmo 18:8–9
14 Apocalipse 20:7–9
15 Êxodo 19:16; Apocalipse 4:5, 11:19, 16:18

Continua Apocalipse 8:6