Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Apocalipse - Eis que Ele está vindo, Semana 2

Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer

Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53


Semana 2 Dia 8 Apocalipse 1:2B - '… E ao testemunho de Jesus Cristo…'

De nova a palavra "testemunho" ressoa mártir e testemunha de sangue. O testemunho de Jesus Cristo é tudo o que Ele disse e fez. Os dois sempre andam juntos.
As palavras que Ele falou foram as palavras que o Pai queria que Ele falasse 1. Não são palavras vazias, mas palavras de poder. Palavras que trouxeram vida, vida eterna. Palavras que limpam pessoas: corpo, alma e espírito. Ele diz: "Vocês já estão limpos pela palavra que lhes tenho falado" 2. E o paralítico, que foi baixado do telhado por seus quatro amigos e diante os pés de Jesus, ele pode ouvir que seus pecados foram perdoados e seu corpo foi curado, de modo que ele pode levar seu colchão e ir embora. Porque Jesus disse isso. Ele é a Palavra de Deus por quem todas as coisas foram criadas e fala também em Sua encarnação como homem. Palavras com poder criativo.
Ele ordena que os ventos e as ondas parem 3. Sob Suas mãos, pães e peixes são multiplicados 4. A água foi transformada em vinho na festa de casamento em Caná 5. Ele anda sobre as águas, Mateus 14: 22-36. Ele comanda os ventos e as ondas, Lucas 8:22-25. A mão murcha e enrugada torna-se uma boa e funcional mão de carne e sangue diante dos olhos dos discípulos de Jesus, então eles ficaram completamente espantados 6. O homem cego de nascença (provavelmente por defeito de nascença: nasceu sem globos oculares nas órbitas) recebeu novos olhos quando o Senhor Jesus colocou lama sobre eles 7, igualmente como Deus criou o homem inteiro do pó da Terra 8. Sim, Ele até ressuscita os mortos 9. Porque Ele tinha vida dentro de si 10. Não apenas palavras com poder criativo para a vida natural.
Os seus discípulos disseram-Lhe: "Senhor, para quem iremos? Você tem palavras de vida eterna" 11. Jesus também fala connosco através de Sua Palavra e Seu Espírito. Por isso: leia sua Bíblia e ore todos os dias! Isso fará milagres em sua vida, seu corpo, sua alma, seu espírito e suas circunstâncias!

NOTAS

O nome Jesus significa: Deus é rendação. É por isso que Jesus é chamado Salvador, Redentor. Está o mesmo nome de Josué no Antigo Testamento. De fato, é por isso que os cristãos judeus chamam Jesus de 'Yeshua'.
O nome Cristo significa Ungido. É a tradução grega da palavra hebraica Messias, que também significa Ungido. Os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia 12. Oungido seguidores do Ungido, seguim pelo mesmo Espírito.

1 João 14:10
2 João 15:3
3 Mateus 8:26–27
4 João 6:10–14; Mateus 14:13-21
5 João 2:7–9
6 Lucas 6:6-11
7 João 9 e Marcos 8:22–26
8 Gênesis 2:7
9 João 11:33–44; Marcos 5:35–43; Lucas 7:11–17
10 João 5:26
11 João 6:67–70
12 Atos 11:26


Semana 2 Dia 9 Apocalipse 1:2C - ... 'de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.'

João não apenas testificou de tudo o que o Senhor Jesus Cristo falou e fez durante Sua vida, mas ele também afirmou ter visto tudo com seus próprios olhos. Aquele qualificou ele para ser um apóstolo. Ele era uma testemunha ocular e auditiva. Ele escreve em sua primeira carta: "O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida (...), nós proclamamos a vocês" 1.
Os apóstolos escolheram outro apóstolo para substituir Judas depois que ele tirou sua própria vida (Atos 1: 16-20). "Somente, dos homens que nos acompanharam durante todo o tempo que o Senhor Jesus passou conosco, começando com o batismo de João [no início do ministério de Jesus] até o dia em que Ele foi arrebatado de nós, um desses os homens devem tornar-se testemunhas conosco [para testificar] de Sua ressurreição" (Atos 1: 21-22, AMP)
Sim, os apóstolos puderam testificar de Sua ressurreição e até mesmo suas mãos tocaram Ele depois de Sua ressurreição dos mortos também 2. Sem histórias inventadas, não mitos piedosos, mas fatos concretos que poderiam ter sido gravados em vídeo se estes já existissem. João estava lá e viu que depois que o soldado pegou a lança e enfiou-a no lado de Jesus, sangue e água saíram. Jesus era não inconsciente ou em estado de animação suspensa. Ele tinha morrido. Os endurecidos soldados romanos, que realizaram inúmeras execuções, incluindo muitas crucificações, sabiam exatamente quando a morte ocorreu. Esmagando o crânio e as pernas destas vítimas de crucificação, não foi necessário com Jesus. A lança, cravada obliquamente sob as costelas na região do coração, provou isso de forma irrefutável. O sangue e a água escorridos significavam que Jesus havia morrido como Seu coração não estava mais bombeando sangue "eu mesmo estava lá", foi basicamente o que João disse "Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro"3. Acreditar é confiar. Confiar com a mente e o coração. Confiando nos fatos e experimentando o poder redentor. Acreditar = confiar. Os gregos têm apenas um verbo para isso. No grego e na língua hebraica há apenas uma palavra para fé. Eles não podem separar crer 'com a sua mente' e 'confiando com o seu coração'. Fé significa reconhecer os fatos com sua mente + colocando a confiança de seu coração nesses fatos! João tinha visto e ouvido tudo isso pessoalmente: a vida de Jesus desde o início até o fim, Suas palavras e milagres, Sua cruz, ressurreição e ascensão. Agora João foi autorizado a dar testemunho do evento futuro final: Jesus' Vinda na glória. A conclusão da história mundial é se aproximando. E um dia todos os olhos verão o que João já tinha permissão para ver no espírito 4. Estamos preparados para esse grande evento?

NOTAS

O Senhor Jesus apareceu pessoalmente a Paulo no caminho de Damasco, por isso que ele também pode ser realmente um apóstolo 5. Ele também viu e ouvi o Senhor. Além disso o Senhor o ensinou pessoalmente na Arábia 6. Só mais tarde ele teve contato com os outros apóstolos, que reconheceram plenamente seu apostolado. Como resultado, suas cartas são consideradas em linha com as outras Escrituras, nomeadamente as do Antigo Testamento 7.
Assim, Paulo pode ser apóstolo, porque era uma testemunha auditiva e ocular de Cristo e, portanto, era capaz de falar e escrever com Sua autoridade.

1 1 João 1:1–3
2 Lucas 24:36–43 e João 20:24–28
3 João 19:35;
4 Zacarias 12:10; Apocalipse 1:7
5 Atos 26
6 Gálatas 1:15-20
2 2 Pedro 3:14-16


Semana 2 Dia 10 Apocalipse 1:3A - 'Bem-aventurado aquele que lê em voz alta as palavras desta profecia'... 1

Esta é a primeira das sete bem-aventuranças do Livro do Apocalipse sobre como alguém pode ser: verdadeiramente abençoado, ser cheio de alegria eterna e desfrutar da benção divina. Esta é uma bem-aventurança separada daquelas em Mateus 5:1-11. Uma bem-aventurança especial no início do livro. Muitos consideram o Livro do Apocalipse como um livro difícil, sombrio e misterioso que pode ser melhor se permanecer fechado. Especialmente porque foi, e muitas vezes ainda é, sequestrado por várias seitas como base para todos os tipos de previsões fantásticas, o que equivale à ficção científica escatológica.
Calvino, o grande reformador, nunca escreveu um comentário sobre isso. Foi um livro fechado para ele, assim como a segunda metade do livro de Ezequiel. E ainda: Apocalipse 1:3a declara abençoado é aquele que lê e ouve. Jesus queria que este livro fosse lido em voz alta nas congregações, como mensagem de conforto para a Igreja. Uma bênção espiritual é prometida a quem deseja tornar o conteúdo deste livro conhecido, e uma bênção espiritual para aqueles que desejam ouvir não apenas com os ouvidos, mas com o coração aberto e, como Maria, desejando ponderar a palavra em seus corações 2. O que trata o Livro do Apocalipse? É tudo sobre o Senhor Jesus Cristo. Ele remove o véu que existe entre nós na Terra e Aquele que está entronizado no Céu de glória. Mostra como o Pai dá ao Filho a recompensa, a Sua glorificação; 3 como Ele está agora cercado pelos exércitos celestiais. Como Ele, como o Sumo Sacerdote Celestial cumpre seus deveres para nós, Hebreus 4:14 - 5:10 e 6:13 - 10:25. E especialmente como um dia Ele virá de volta do Céu ao planeta Terra em glória! É uma mensagem de conforto para Sua Igreja durante as provações e tribulações, as pragas e os julgamentos que nós e o planeta Terra iremos passar durante o fim dos tempos!
O livro do Apocalipse também mostra o significado do grande Dia do Senhor como o dia do julgamento dos incrédulos (Apocalipse 21:8), mas também como o introdução à grande vitória final sobre os poderes do pecado, doença e decadência, Satanás e seus poderes das trevas. O último inimigo a ser abolido é a morte. Finalmente, ele retrata a ressurreição corporal dos mortos e a renovação total de toda a criação. Jesus é o Vencedor! Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre 4. Seu Reino está chegando! A luz que já brilha hoje nos corações de muitos, irá brilhar através de tudo para que as trevas não mais existam. Só porque todas essas coisas certamente acontecerão, as palavras da profecia deste livro podem e devem ser lidas em voz alta e ouvida. Uma pessoa avisada conta por dois! E o crente pode saber, como escuro o mundo se tornará, e talvez na sua vida pessoal também,mas, Jesus está voltando!

NOTAS

O livro foi lido. A impressora ainda não existia. As cópias do pergaminho eram raras e caras. Eles tiveram que ser transcritos com precisão, copiados à mão. Que bênção que com a mídia moderna, a Bíblia se torna disponível para todos em quase todas as línguas do mundo, para que todos possam lê-la por si mesmos. As sete bem-aventuranças: Apocalipse 1:3, 14:13, 16:15, 19:9, 20:6 e 22:7 e 14.
A audição da leitura ocorreu na congregação. A congregação cristã primitiva adotou o costume de ler na sinagoga judaica e no povo judeu. Por exemplo, Êxodo 24:7; Neemias 8; Lucas 4:16; Ações 13:15 e 15:21 e 2 Coríntios 3:14-16. Paulo esperava que suas cartas fossem lidas: Colossenses 4:16; 1 Tessalonicenses 5:27.

1 ESV
2 Lucas 2:19
3 João 17:5
4 Hebreus 13:8


Semana 2 Dia 11 Apocalipse 1:3B - ... 'e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito,' ...

A NIV traduz o texto acima como "e leve ao coração o que está escrito nela". Mantendo as palavras da profecia, como Maria guardava as palavras dos pastores em seu coração, tem um especial significado. O verbo grego também é encontrado na primeira carta de João 1, onde manter os seus Mandamentos são referenciados. Da mesma forma, a palavra é usada no Evangelho de João 2: Para guardar os mandamentos de Deus, as palavras de Jesus e apegar-se a elas, ouví-las, obedientemente as cumprir e agir de acordo com elas. Mantenha seus olhos neles e fique para eles com cuidado. Fique de guarda e honre-os, mantendo-os como se fossem valiosos tesouros. Coloque-os em prática, obedeça-os e conduza-se de acordo com eles. Nós trataremos disso com mais detalhes na carta missionária à igreja na Filadélfia 3, porque lá esta palavra para guardar recebe ainda outro significado, ou seja, ser mantido de todos tipos de calamidades 4.
Este guardar as palavras da profecia é diferente de escondê-la, como o homem com o único talento fez, quando ele o escondeu na terra e não fez nada mais com o talento 5. No final do Livro do Apocalipse, o anjo voltará a insistir: "Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo" 6. Por mais difíceis que sejam as visões e imagens às vezes aparecem inicialmente, quando comparamos Escritura com Escritura e oramos por compreensão do que o Espírito Santo tem a dizer à igreja, iremos adiante para descobrir que mensagem tremendamente encorajadora este livro de profecia contém. Paulo diz essa profecia é para edificação, encorajamento e consolação 7. As coisas a respeito do futuro também podem ter esse efeito de encorajamento e nos fazer dar frutos em nossa vida espiritual pessoal. Uma das tarefas do Espírito Santo é divulgar o futuro 8. Nós precisamos aprender a entender a profecia agora, no fim dos tempos. Especialmente nós que vivemos no Fim Tempos, nos últimos dias, desde a vinda de Jesus à Terra (Hebreus 1:1-2) e desde o derramamento do Espírito Santo (Atos 2:17) e mesmo na última hora com o Anticristo está vindo (1 João 2:18). O relógio profético está correndo rápido desde que os judeus começaram a retornar à terra de Israel há décadas, precisamos aprender a entender. É por isso que o livro do Apocalipse deve ser aberto, e não deve permanecer fechado.

NOTAS

A profecia não tem nada a ver com adivinhação oculta. A profecia é a história escrita com antecedência. Só Ele que conhece a história e tem nas mãos, pode prever como será o futuro. Às vezes, os próprios profetas não entendiam o que o Espírito de Deus neles queria dizer quando lhes mostrava de antemão.
É por isso que a profecia nunca procede da vontade de um homem; movidos pelo Espírito Santo, as pessoas falaram de Deus 2.
O que as pessoas têm a dizer sobre o futuro com base em seu pensamento, sua prática científica (onde estendem as linhas da ação humana, muitas vezes técnica, para o futuro) chamamos de futurologia. Mas isso é diferente de profecia.

1 1 João 2:3-5, 3:22-24, 5:2-3, veja também Lucas 11:28
2 João 8:51–55, 14:15 e 21-24, 17:6 e 11-15, veja também Mateus 27:36 e 54, 28:19
3 Revelação 3:10
4 Veja também 1 João 5:18
5 Mateus 25:14–30
6 Revelação 22:10
7 1 Coríntios 14:3
8 João 16:13
9 1 Pedro 1:10-12
10 2 Pedro 1:20-21


Semana 2 Dia 12 Apocalipse 1:3C - ... 'porque o tempo está próximo.'

A urgência, o impulso e a necessidade da mensagem profética aparecem novamente. Deus dá a revelação a Jesus Cristo a fim de mostrar aos Seus servos o que deve ser feito em breve. A hora está próxima! Está bem na porta! João foi autorizado a vê-la e escrevê-la há mais de mil e novecentos anos. Não podia esperar mais. Já era urgente então como nós vemos em Daniel 2:28 ecoa: "... existe um Deus nos céus que revela os mistérios ... e Ele mostra o que acontecerá nos últimos dias." Este livro é sobre a revelação do que vai acontecer nos próximos dias. Profecias do Antigo Testamento uma e outra vez soa através no Livro do Apocalipse. Embora raramente sejam citados formalmente. Quando terminei de escrever este livro devocional diário, verso por verso, dia-a-dia no Livro do Apocalipse, descobri que me referi entre 4000 a 5000 citações da Bíblia e referências do Antigo e do Novo Testamento! O todo A Bíblia reverbera neste último livro da Bíblia. É o clímax da Sagrada Escritura! Esse livro é diferente dos "apocalipses" judeus que estavam flutuando e disponíveis durante a vida de João. Embora João use os símbolos da literatura apocalíptica judaica de seu tempo, este livro não é um desses manuscritos apocalípticos judaicos. Em vez disso, é a peça final de toda a revelação Bíblica. Todas as linhas do Velho e do Novo Testamentos culminam aqui. Aqui está o foco, o clímax, o ápice da história mundial. É aqui que tudo se junta. Aqui, a perspectiva se amplia como a eternidade vai penetrar no tempo. E esse tempo está próximo.
Há muita discussão entre alguns teólogos sobre o 'Naherwartung' (espera dum retorno de Jesus em breve). A expectativa dos apóstolos e da primeira Igreja no Novo Testamento era que o retorno de Cristo estava próximo, talvez em sua geração. E ainda, o pensamento também estava presente naqueles dias do Cristianismo primitivo que muitas coisas tinham que acontecer primeiro. Se não tivesse o próprio Senhor Jesus dito que o Evangelho primeiro iria ser pregado a todas as nações da terra em Marcos 13:10? O próprio Senhor Jesus não disse que o evangelho seria primeiro pregado entre todas as nações da terra? E Ele não apontou para todos os tipos de sinais que deveriam ser cumpridos antes de Seu retorno?
Seu sermão sobre o fim dos tempos é uma resposta à pergunta de seus discípulos: "Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos" 1 Ele inclui dois elementos de tempo neste sermão: E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações 2, e a figueira - esta geração de Israel - obterá folhas novamente 2. O tronco cortado vai brotar novamente. A árvore - Israel/o povo judeu - parecia estar morta. Enterrado entre o nações. A destruição dos judeus ao longo dos séculos não significará a total aniquilação do povo judeu e da nação. Permanecerá um indestrutível remanescente, que provará possuir uma nova força de vida. Estamos vendo esses dois sinais sendo cumpridos em nosso tempo. Por meios modernos de comunicação, o Evangelho do reino está sendo espalhado por todo o mundo e todas as nações podem utilizá-lo. E os judeus estão voltando para casa em Israel. Os ossos secos de Ezequiel 37:1-12 estão voltando para vida! Vemos ambos os sinais cumpridos em nossos dias. O tempo está próximo, portanto, mais próximo do que quando acreditamos 4.

NOTAS

O apóstolo Paulo também está ciente das coisas que precisam acontecer antes do retorno de Jesus Cristo ocorrer. Primeiro, a apostasia, o filho da perdição, o avanço total da ilegalidade e do Anticristo, e então a segunda Vinda de Cristo virá.5

No entanto a primeira Vinda de Cristo: pode acontecer a qualquer momento. O tempo de Seu retorno pode ser alcançado repentinamente, assim como podemos também ir de repente para Ele através da morte, pois quem tem garantia para o resto de sua vida? Estamos prontos para o seu retorno a cada hora, a cada momento?
Os primeiros "apocalipses" são obras judaicas que datam de cerca de 200 a.C. até cerca de 165 d.C. Durante a época da dominação helenística de Israel e da revolta dos macabeus, uma visão pessimista do presente se juntou com a expectativa dum cenário apocalíptico, que se caracteriza por uma crise iminente, um julgamento universal e uma resolução sobrenatural.
Os apocalipses judeus - o primeiro Livro de Enoque (c. 200 a.C.), o quarto Livro de Esdras (c. 100 d.C.), e o segundo e terceiro Livros de Baruch (c. 100 d.C.) - são "apócrifos", pois não pertencem ao hebraico canônico da Bíblia. Eles existem em traduções etíopes, siríacas, gregas e latinas feitas por cristãos, em vez de em suas formas hebraicas ou aramaicas originais.
A razão pela qual esses "apocalipses" sobreviveram dessa maneira parece ser que, após o fracasso de uma série de revoltas judaicas contra o Império Romano (ou seja, após cerca de 135 d.C.), os rabinos que iniciaram o processo de codificação a tradição judaica se afastaram do "apocalipticismo" para uma ênfase no defendendo e interpretando a Lei do Pentateuco.

1 Mateus 24:3
2 Mateus 24:14, 28:19–20; Atos 1:6-8
3 Mateus 24:32–34
4 Romanos 13:11–12
5 2 Tessalonicenses 2:1-8


Semana 2 Dia 13 Apocalipse 1:4A - 'João às sete igrejas da provincia da Ásia:' ...

Após o prelúdio apostólico, a impressionante abertura do Livro do Apocalipse, e a bem-aventurança especial ao leitor, João agora começa a falar diretamente. Ele dá saudações as sete igrejas na província romana da Ásia e com isso claramente ancora o livro na história.
O livro do Apocalipse se apresenta como uma forma de letra clássica, com um título 1, um destinatário 2, uma benção 3, louvor de Cristo 4, uma breve menção ao tema 5, e um divino 'carimbo' 6. Depois disso, seguem-se as quatro grandes visões: o aparecimento de Cristo e as cartas para as sete igrejas 7; o trono no Céu e os sete selos, as sete trombetas e as sete taças 8; Babilônia e seu julgamento 9; a Jerusalém celestial 10, e finalmente o epílogo 11.
Por que sete? É o número da plenitude, da perfeição. Não é um divino ou número sagrado: a Besta também tem sete cabeças 12. As sete igrejas aparentemente representam toda a Igreja de Cristo. Então nos preocupa também. As sete igrejas chamadas por seus nomes aparentemente possuem certas qualidades, características, peculiares. E também suas falhas que têm caracterizado a igreja de Jesus Cristo em todas as vezes e em todos os lugares. Portanto, estas sete, e não também outras igrejas na mesma área, que eram então também, como Colossos ' 13, Hierápolis 14, e Trôade.
A igreja local conta muito fortemente nas Escrituras. A Igreja de Cristo toma forma localmente. Há ligações e conexões entre os municípios, mas não há superestruturas. Cristo não enviará em breve Suas sete cartas como uma carta com uma longa lista de observações gerais para 'a igreja da Ásia', mas especificamente para cada uma dessas sete igrejas naquele distrito romano.
As igrejas como instituições/organizações eram um fenômeno desconhecido no momento. Não houve Reformados, Católicos Romanos, Ortodoxos Gregos, Evangélicos ou Igrejas Pentecostais, mas somente a Igreja de Jesus Cristo num determinado lugar. A Igreja é uma entidade local. E todos os cristãos daquele lugar pertencem a ele. Não João, mas Cristo escolheu essas sete igrejas 16. Todo cristão pode e deve funcionar numa igreja local, e é pessoalmente responsável pelo o status espiritual dessa igreja local.

NOTAS

'Ásia' não é o continente da Ásia, nem Ásia Menor, mas a província romana com esse nome na parte ocidental da Ásia Menor (Turquia Ocidental). Incluiu os distritos de Mísia, Lídia, Frígia e Caria. Éfeso era sua capital civil.
Como cumprimos nossa responsabilidade em nosso lugar na igreja local? Se você permanecer por conta própria como um crente, há todas as chances de você se extinguir rapidamente, como uma tora que se desenrola das outras toras acesas no fogo, se extingue rapidamente e fica fria.

1 Apocalipse 1:1-3
2 Apocalipse 1:4a
3 Apocalipse 1:4b-5
4 Apocalipse 1:6
5 Apocalipse 1:7
6 Apocalipse 1:8
7 Apocalipse 1:9-3:22
8 Apocalipse 4:1-16:21
9 Apocalipse 17:1-21:8
10 Apocalipse 21:9-22:5
11 Apocalipse 22:6-21
12 Apocalipse 13:1
13 Colossenses 1:2 en 2:1
14 Colossenses 4:13
15 Atos 20:5-6
16 Apocalipse 1:11


Semana 2 Dia 14 Apocalipse 1:4B - '... A vocês graça e paz, da parte daquele que é, que era e que há de vir,' ...

João declarou as bênçãos da graça e paz ao leitor. Primeira graça, e então Paz. Naquela ordem. O que é graça? É um favor imerecido, um presente de caridade, bondade fluindo de Deus. É a boa vontade de Deus para nós e, por isso, Ele decidiu dar-nos Seu Filho unigênito para que não pereçamos, mas tenhamos uma vida eterna 1. O castigo que nos trouxe paz, estava sobre ele, e por suas feridas estamos curados 2. A graça de Deus é Seu amor por nós. Do início ao fim, é tudo feito por Ele e Sua iniciativa.
Teólogos de séculos passados ​​às vezes diziam: Ele toma razões para isso de Si mesmo, para indicar que é graça imerecida. Nosso comportamento rebelde, nossos corações pecaminosos, até mesmo nossas boas obras - na verdade, até mesmo nossos atos justos - são como trapos imundos 3, não dê a Ele nenhum motivo para ser misericordioso para conosco. A graça vem dele, do coração de Deus o Pai. Um antigo hino Holandês diz: "Ó, amor de Deus, quão incomensuravelmente grande, muito acima de nossa compreensão! Que abriu novamente o caminho para os pecadores, para a pátria celestial!"
Paulo prefacia quase todas as suas cartas com a bênção: "A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo" 4. A salvação dos filhos de Deus está ancorada no amoroso coração do Pai, de Deus. Não nossa oração, trabalho, tomada de decisões, doação sacrifícios financeiros, tendo experiências religiosas ou em nossa submissão de livre-arbítrio como boas ou necessárias todas essas coisas possam ser, mas no Ele. Somente Ele é a fonte de nossa salvação. A graça é a fonte e a paz é o rio e também o mar que dela decorre. Paz com Deus e então também paz com e dentro de você. E com as pessoas ao seu redor, não importa como eles enfrentem você. Este fluxo de paz traz finalmente descanso interior, liberação, retorno ao lar, segurança. Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo 5. Agostinho já o disse: "Nosso coração está inquieto dentro de nós até encontrar descanso em Ti." E deste aquele paz, Paulo foi capaz de dizer nas mais difíceis circunstâncias: "Eu posso fazer todas as coisas naquele que me fortalece" 6. As palavras "Daquele que é, que era e que há de vir" apontam para Moisés e a sarça ardente que não foi consumida, onde Moisés recebeu a revelação do Nome de Deus como: EU SOU O QUE SOU 7. Este nome significa "Eu estou sempre lá. Eu sou Aquele que está presente, o Eterno. Nunca houve um tempo em que eu não fosse lá. Eu também estarei sempre lá. O tempo está em minhas mãos. Estou sempre presente, mesmo quando um pardal cai no chão. E até mesmo os cabelos de sua cabeça estão todos contados 8.
Eu sou o Deus que, por minha própria vontade, entro num relacionamento de aliança com você, um Pacto da Graça. E eu nunca abandonarei o que Minha mão começou."

NOTAS

1 João 3:16
2 Isaías 53:5
3 Isaías 64:6
4 Por exemplo, Romanos 1:7
5 Romanos 5:1
6 Filipenses 4:13
7 Êxodo 3:14
8 Mateus 10:29–31
9 Isaías 55:8
10 Deuteronômio 29:29

Continua Apocalipse 1:4C