Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Apocalipse - Eis que Ele está vindo, Semana 4

Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer

Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53


Semana 4 Dia 22 Apocalipse 1:9 - 'Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.' 1

Eu, João, o discícpulo que amou Jesus. Assim que João se referiu a si mesmo no Evangelho ele escreveu. João nunca mencionou seu próprio nome em seu Evangelho, mas se referiu a si mesmo na terceira pessoa, como "o outro discípulo" 2. Sua vida mudou a partir do momento em que Jesus se virou e olhou para ele. Ele ficou com Jesus o dia todo deste mesmo dia.
Ele ainda se lembrava de que o momento de sua conversão era a décima hora 3, cerca de 4 horas da tarde. E ele tinha estado com Jesus desde então. Ele experimentou tudo. Desde a primeira ressurreição dos mortos - da filhinha de Jairo 4, até a transfiguração no monte 5. Das lutas de Jesus no Getsêmani 6 até a Sua crucificação, onde ele foi o único discípulo de pé com as mulheres aos pés da cruz 7. Além disso, ele também foi uma testemunha junto com Pedro de sua ressurreição dos mortos 8 e estava presente em Suas aparições 9 até Sua Ascensão 10. Na Última Ceia, João estava reclinado ao seio de Jesus 11. Este João amava Jesus, e Jesus o amava. João foi capaz de dizer que Amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro 12. Isso também se aplica a nós. Seu amor por nós, pode descongelar nossos corações, nossos corações gelados, para que nos abramos para Ele como as pétalas se abrem quando os raios quentes do sol brilham sobre elas.
Por que então este modesto apóstolo agora escreve seu próprio nome de forma tão penetrante: 'Eu, João'? Porque o discípulo se tornou apóstolo. Enviado pelo próprio Jesus como um testemunha ocular e auditiva de Sua Ressurreição, 1 João 1:1-4. Ele estava falando e escrevendo com autoridade divina, pelo Espírito Santo. Seus escritos têm uma autoridade tão grande quanto aqueles do Antigo Testamento, igual aqueles escritos por Moisés e os profetas. Não deveria haver mal-entendido sobre isso. Eu, João, o discípulo e apóstolo de Jesus foi o único quem o escreve. Pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus que presto, fui banido para a inóspita ilha de Patmos, uma rocha de 40 quilômetros quadrados no Mar Egeu, 90 quilômetros sudoeste de Éfeso.
João se identificava de três maneiras: Um companheiro 1. No sofrimento, 2. No reino 3.Na perseverança. O sofrimento vem a frente. Jesus disse: "Se eles me perseguiram, eles também perseguirão vocês" 13, porque um servo não é maior que seu senhor 14. João experimentou a verdade dessas palavras em seu próprio corpo, assim como muitos cristãos ao longo da história da igreja experimentaram e ainda estão experimentando hoje. Em alguns relatórios, afirma-se que mais de 245 milhões de cristãos hoje sofrem algum tipo de perseguição por causa de sua fé. Mas, em Jesus! Na comunhão com Ele. E assim também: cidadãos de Seu Reino e perseverando até que Ele venha!

NOTAS

O título do livro é O Livro do Apocalipse. A versão King James inglês tem o título como: Revelação de São João, o Divino! Ainda existem mais títulos incríveis do que isso! Esses títulos não foram escritos por João, no entanto. Enquanto, eles foram adicionados para o livro mais tarde, para distingui-lo de "revelações" posteriores que começaram a circular na Igreja Primitiva sob vários nomes.
O verdadeiro título deste último livro da Bíblia é: A revelação de Jesus Cristo dado ao apóstolo João.

1 NIV
2 João 20:3–4, 8; cf. 13:23; 18:15; 19:26; 21:7, 20
3 João 1:35-39
4 Lucas 8:51–56
5 Mateus 17:1–13; Lucas 9:28-36
6 Mateus 26:36-46
7 João 19:25–27, 35
8 João 20:1–10
9 João 20:19–29, 21:1–2
10 Atos 1:1–13
11 João 13:23
12 1 João 4:10 e 19
13 João 15:20; cf. Mateus 5:11–12 e 44; 23:34; Lucas 21:12; 11:49
14 Mateus 10:24; João 15:18-20


Semana 4 Dia 23 Apocalipse 1:10a - 'No dia do Senhor achei-me no Espírito'...

O que João quis dizer quando escreveu que estava "no Espírito no Dia do Senhor". Ele diz literalmente: "Eu vim ser - eu pousei - no ou pelo Espírito no Dia do Kurios; isto é, no Dia do Senhor". Que dia é esse? Ele quer dizer domingo? Ele quis dizer que aconteceu num domingo - o dia em que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos, o primeiro dia da semana? 1
Parece uma afirmação irrelevante. É sobre outra coisa. Não, se refere a outra coisa. O Senhor fez com que ele pousasse, fez com que João estivesse presente naquele grande dia do qual os profetas do Antigo Testamento, cheios de medo, falavam: o dia em que o Senhor ruge de Sião, quando troveja, para que a Terra e o céu estremeçam 2, e quando os homens fugirão para cavernas nas rochas e para buracos da terra, por causa do temor que vem do Senhor 3. Naquele dia, a terra ardente como uma fornalha 4, tudo será varrido da face da terra 5. Seria o dia das trevas 6 e o dia do fogo 7. É aí que João foi levado pelo Espírito.
Claro, isso também tem a ver com o êxtase. João era levado pelo Espírito através das fronteiras de tempo e espaço. É como Paulo, quando ele falava sobre "um homem em Cristo" - e ele provavelmente estava falando sobre si mesmo - que teve visões e revelações do Senhor. Paulo disse se foi no corpo ou fora do corpo, ele não sabia - mas Deus o sabe. Ele acrescentou que esta pessoa foi arrebatada para o Paraíso (terceiro céu) e ouviu palavras indizíveis, que um homem não tem permissão de falar 8. O Espírito toma e se transporta através das fronteiras do espaço e do tempo. Literalmente, como no caso de Filipe 9, e como temido por Obadias 10. Ou literal e espiritualmente, como no caso de Ezequiel 11. João foi permitido para olhar para o futuro. Ele teve permissão para ter uma visão do plano de salvação de Deus para este mundo, para Israel e para a Igreja. E isso circulará em torno de dois pontos focais, como uma elipse: as Tribulações e o Reino. No mundo você sofre tribulações, disse Jesus 12. Mas virá para o Reino.
Barnabé e Paulo também escreveu sobre os crentes passando por tribulações antes da entrada no reino de Deus. "Depois que eles (Paulo e Barnabé) pregaram o evangelho em Derbe e fizeram muitos discípulos, eles voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo as almas dos discípulos, encorajando-os a continuar na fé e dizendo: "Por meio de muitas tribulações, devemos entrar no reino de Deus" 13. Aparentemente não é possível sem opressão. O que o Dia do Senhor implicará, João pode ver. Para conforto da igreja, que reconhecerá quando acontecer e assim saberá: a Vinda de Cristo está próxima!

NOTAS

A única outra vez a palavra 'kuriakos' - derivada de Kurios, do Senhor - aparece no Novo Testamento, está em 1 Coríntios 11:20: a Ceia do Senhor.
No Novo Testamento, domingo nunca é chamado o Dia do Senhor. Mais tarde, na Didache (o ensino dos Apóstolos), na carta de Ignatius à congregação em Magnésia e na carta de Barnabé, às vezes na igreja primitiva, a expressão é usada 'Dia de Kurios', o dia consagrado ao Senhor, como um antiparalelo cristão primitivo aos dias consagrados ao imperador deificado.

1 Mateus 28:1; Marcos 16:1–2; Atos 20:7; 1 Coríntios 16:2
2 Joel 3:16
3 Isaías 2:19; cf. 13:6-13
4 Malaquias 4:1
5 Sofonias 2:1–2, 11–15
6 Amos 5:18–20
7 2 Pedro 3:10; cf. Mateus 24:29; Atos 2:19–20; 1 Tessalonicenses 5:1-3
8 2 Coríntios 12:1–4
9 Atos 8:39
10 1 Reis 18:12
11 Ezequiel 8:3–4; cf. Atos 10:10 e 22:17
12 João 16:33
13 Atos 14:21-22


Semana 4 Dia 24 Apocalipse 1:10b-11 - ...'e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que dizia: "Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia".'

João deveria enviar tudo o que viu - o livro inteiro - para as sete igrejas, para a igreja de Deus, ou seja, não apenas sete cartas separadas que cada uma das sete igrejas recebe individualmente, como um incentivo e admoestação especial para eles, mas todo o livro.
Em antecipação o que será discutido extensivamente mais tarde, já neste ponto parece improvável que a Igreja não esteja mais na terra a partir do capítulo 4 *. A ideia de que a Igreja estará no Céu apenas observando o que acontece na Terra de um ponto de vista seguro, sem estar mais envolvido, não parece plausível. Não, é por causa desses muitos acontecimentos terríveis e muitas vezes incompreensíveis no mundo no fim dos tempos que a Igreja de Jesus Cristo tem que saber sobre eles. Eles vão passar por eles, então precisam estar preparados para eles, para não entrar em pânico quando os eventos do tempo do fim se desenrolarem. A Igreja, vivendo no meio de todas essas provações e tribulações deve compreender e estar ciente do fato de que Ele sabe sobre esses tempos, e que essas coisas aparentemente devem acontecer, mas eles não estão fora de Seu controle. A revelação foi dada a fim de confortar o povo de Deus.
João ouviu a voz atrás dele. Antes que ele possa ver quem é que está falando com ele, ele deve primeiro ouvir o que está sendo dito.
Isso deve ser escrito, tudo o que ele ouvirá e verá. Como Jeremias teve que escrever as palavras do Senhor num pergaminho 1. A palavra de Deus deve ser registrada. A tradição oral pode adicionar ou omite todos os tipos de coisas, mas o que está escrito é registrado. Hoje nós também gravamos coisas em preto e branco, no papel. Muitas coisas podem ser ditas e prometidas, mas depois as pessoas não lembram-se mais precisamente e grandes diferenças de opinião podem ocorrer. É por isso que temos contratos escritos, notários, advogados e arquivos administrativos para garantir que os registros adequados são mantidos. Até o próprio Deus escreveu (os 10 mandamentos nas 2 tábuas de pedra). Ele deu o exemplo e instruiu Seu servo, Moisés, para escrever com precisão tudo o que o Senhor mostrou a ele 2, como o modelo do Tabernáculo. "Escreva" é no verso 19 do capítulo 1 de Apocalipse.
Por mais que tenha sido escrito por teólogos, por mais que muitos belos, piedosos, inspiradores os ensaios cristãos apareçam impressos, eles nunca terão a autoridade dos "profetas das Escrituras".
Impulsionados pelo Espírito de Deus, eles falaram e escreveram - ou mandaram escrever - o que lhes foi dado a conhecer por Deus. Portanto, a Bíblia é o único livro no mundo com autoridade absoluta e divina. Confiável por completo. Deus dá suas promessas em preto e branco e as cumpre. Lá estava escrito, lá aconteceu.

NOTAS

A reverência pelo texto escrito do Antigo Testamento era tão grande entre o povo judeu que suas palavras tiveram que ser copiadas à mão "perfeitamente". Todos tipos de métodos existiam para verificar isso. Por exemplo, a letra do meio de um pergaminho escrito foi determinado, e se essa carta não era a letra do meio do novo pergaminho, a copiadora do pergaminho teve que começar novamente e o pergaminho com defeito devia ser destruído! Não tente encontrar o erro e corrigi-lo. Basta começar tudo mais uma vez!
Existem vários manuscritos Bíblicos entre os Manuscritos do Mar Morto encontrados em 1947 em Qumran. Entre eles estava um rolo completo do livro de Isaías. Os estudiosos da Bíblia foram, portanto, capazes de verificar o quão preciso o trabalho do rabinos que copiaram os pergaminhos ao longo dos séculos, pois havia um período de mais de mil anos entre esses manuscritos do Mar Morto e o códice manuscrito mais antigo conhecido até então!
O Códice de Leningrado (latim: Codex Leningradensis, o "códice de Leningrado") foi o manuscrito completo mais antigo da Bíblia Hebraica em Hebraico, usando o Texto massorético e vocalização tiberiana. É datado de 1008 d.C. (ou possivelmente 1009) de acordo com seu colofão. O Codex de Aleppo, contra o qual o Leningrado Codex foi corrigido, é várias décadas mais antigo, mas partes dele ficaram desaparecidas desde 1947, tornando o Códice de Leningrado o códice completo mais antigo que sobreviveu intacto até hoje. Nos tempos modernos, o Códice de Leningrado é significativo como o texto hebraico reproduzido em Biblia Hebraica (1937) e Biblia Hebraica Stuttgartensia (1977).
Para a surpresa de muitos, descobriu-se que os Textos da Bíblia do Mar Morto pergaminhos era praticamente idêntico a esses manuscritos posteriores da Bíblia. Carta para carta, palavra por palavra. O Senhor protegeu Sua Palavra ao longo dos séculos! Nenhum texto antigo da Antiguidade copiado à mão pode se orgulhar de tal confiabilidade!
Para "A voz como uma trombeta", veja Números 10:1-7, a pessoa também é lembrada o Shofar, o chifre de carneiro, que precisava ser tocado no início do ano do Jubileu, e também teve que ser soprado para alertar sobre o perigo que se aproxima. Ai ao profeta que deixou de soprar, que não ergueu a voz para alertar o povo de Deus. Ver Ezequiel 33:1-9. O Grande Profeta, o Cristo Ressuscitado, levanta Sua voz como uma trombeta! E as paredes de Jericó cairão: Josué 5:13–6:20.

1 Jeremias 36:2, 28; Habacuque 2:2
2 Êxodo 31:18 e 34:1, 27-28
3 Êxodo 25:9

* Isto não é o entendimento de EZBB. Que acredita que tem o Arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:16) antes de Grande Tribulação para os crentes verdadeiros que vivem sob Espírito Santo, eles serão levados (Mateus 24:41-42) e são as virgens sabias (Mateus 25:1-13). Os outros crentes serão deixados (Mateus 24:41-42, qua são as virgens tolas e elas passarão pela Grande Tribulação. Por eles, este escrito é um aviso muito serio.


Semana 4 Dia 25 Apocalipse 1:12 - 'Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro'

A voz soou como uma trombeta - assim como um dia a trombeta soará quando o anjos são enviados para "reunir os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus" 1. E Cristo aparecerá com uma voz do arcanjo e com um som da trombeta de Deus" 2 e os mortos ressuscitarão e os vivos serão transformados no piscar de olhos e junto com aqueles ressuscitados dos mortos eles serão pegos nas nuvens (as nuvens cobrindo a Glória Shekhinah, a Presença Divina) para encontrar o Senhor no ar. Isso acontecerá na chamada da última trombeta 3. Aqui, porém, não é a voz de um arcanjo, mas a voz daquele que selecionou pessoalmente os nomes das sete igrejas para as quais o Livro deve ser enviado. É a voz de Alguém que está entre os sete candeeiros.
O que esses candeeiros significam? Se as coisas nas Escrituras não são claras à primeira vista, é sempre uma prática boa e aconselhável comparar Escritura com Escritura. A Bíblia frequentemente se explica, porque o Único Autor, ao falar da boca de muitos, nunca se contradiz, mas Ele revela o que está em sua mente, quais são seus planos e propósitos. A resposta neste caso é dada no próximo verso: os sete candeeiros são as sete igrejas.
Estes são candelabros de ouro, assim como no Tabernáculo e dentro do Templo no Santo dos Santos - o lugar Santíssimo - tudo era feito ou coberto com um brilho puro ouro. Ouro significa Glória e aponta para a Divindade. Só o ouro é bom o suficiente para representar a Glória de Deus.
Então essas igrejas são imaculadas e divinas? Não! Isso ficará absolutamente claro nos próximos capítulos do Livro. E, no entanto, os candeeiros são feitos de ouro! Eles brilham como ouro! Porque? Por causa dAquele que está no meio deles. Eles irradiam luz divina, por causa dAquele que os alimenta e que lhes dá óleo puro, com óleo divino: o Espírito Santo. Eles são santos porque Ele é Santo. Com todas as suas falhas e deficiências, seus erros e erros graves, sua ignorância e teimosia, eles são santos. Santo significa definido à parte, separado do resto, com um propósito, para ser um instrumento em Suas mãos, assim como Israel é um povo santo, Deuteronômio 7:6-9.
As sete igrejas e os sete candeeiros representam toda a Igreja de todas os séculos, de todos os lugares do mundo. Por mais que a Igreja tenha se desviado do caminho certo, Ele ainda está no meio deles. Eles estão ao seu redor, focados nEle.
João ainda não sabe o que esses candeeiros representam, isso virá mais tarde. Ele os somente vê, e ele imediatamente pensa no Tabernáculo e no Templo com seus dourados candeeiros 4. Portadores de luz. "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." 5. Jesus diz: "Eu sou a Luz do mundo" 6 e "Você é a Luz do mundo" 7.

NOTAS

Pode-se ver a aparência da Menorá, o candelabro de ouro, da imagem esculpida no Arco de Tito em Roma. Este Arco do Triunfo foi erigido por Tito, o general romano que mais tarde se tornou César. Ele terminou o trabalho iniciado por seu pai Vespasiano, conquistando Jerusalém, destruindo, saqueando a cidade e o Templo, e queimando-os até o chão no ano 70 d.C. Ele levou os tesouros do Templo para Roma e mais tarde financiou o construção do Coliseu com ele. Construído por propriedade judia roubada. Naquile mesmo Arco são representados e cinzelados em pedra a Mesa e os consagrados pão/pão da proposição/pães da Presença 8 e as trombetas de prata.
Esta Menorá de ouro com seus sete braços não deve ser confundida com o candelabro, o castiçal com nove braços: o Hanukkiyyah, usado no Festa de Hanukkah. Esse candelabro originou-se após a recaptura do Templo de Judas Macabeu em 165 a.C., quando o Templo foi purificado de todos os ídolos helenísticos e poluição espiritual e re-dedicados ao serviço do Deus de Israel. Este Hanukkiyyah na verdade consiste em oito braços e um braço na frente, o nono. É uma Menorá especial. Esta festa judaica da Luz, Hanukkah, é celebrada a cada ano mais ou menos no mesmo período que em dezembro está sendo celebrado o Natal.

1 Mateus 24:31
2 1 Tessalonicenses 4:16
3 1 Coríntios 15:51–52
4 Êxodo 25:31–40
5 Salmo 119:105
6 João 8:12; 9:5
7 Mateus 5:14
8 Êxodo 25:23-30, Hebreus 9:2


Semana 4 Dia 26 Apocalipse 1:13a - ...'e entre os candelabros alguém "semelhante a um filho de homem,'...

A versão King James escreve 'Filho' com uma letra maiúscula no verso acima. Está correto.
A versão King James também pode fazer isso, porque inseriu "Eu sou o Alfa e Omega, o primeiro e o último" no início do verso 11. Isso repete as mesmas palavras que o próprio Senhor falou no verso 8. Diferenças nas traduções surgem de consultar diferentes manuscritos antigos. Um documento antigo tem esse acréscimo aqui. No entanto, porque um avalanche de manuscritos até então desconhecidos foram encontrados nos últimos séculos, os estudiosos da Bíblia agora concordam que "Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último" é uma adição posterior, provavelmente por reverência ao Senhor Jesus - incluída com o propósito de deixando claro isso, agora Ele está falando pela primeira vez, para deixar claro que Ele é igual a Deus. João ainda não sabe quem ele é, mas mesmo assim ele usa a expressão: Filho do Homem.
É assim que o profeta Daniel chama Aquele que é levado a Deus nas nuvens do céu 1, e quem ele mais tarde descreve em palavras que nos lembram o que está por vir 2. É assim que Ele se refere a si mesmo quando fala de seu retorno 3. É assim que Ele se refere a si mesmo quando Ele fala sobre Seu corpo quebrado e Seu sangue derramado 4, e sobre Sua Ascensão 5. Ele deve ser levantado na cruz para poder ser glorificado, como o Filho do Homem 6. Ele desceu do Céu como o Filho do homem, para ser levantado como o Filho do homem 7. E Ele pergunta ao cego de nascença: "Você crê no Filho do Homem?" 8 Ele pergunta isso ao homem nascido cego, a quem Ele já curou realizando um milagre da criação com a lama em seus olhos 9. Ele, que é a luz do mundo, doa ao povo. Literalmente, como a este homem cego de nascença, e espiritualmente para todo homem e mulher que percebe e confessa que ele é completamente cegos por natureza. O Filho do Homem tem autoridade para perdoar pecados 10. Ele é o Senhor do sábado 11. Ele terá vergonha daqueles que têm vergonha dEle 12, mas Ele reconhecerá aqueles que O reconheceram diante os homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus 13.
Mas "quando o Filho do Homem vier, Ele encontrará fé na Terra?" 14 Existem muitas religiões, em todo o mundo. Muitas atividades religiosas. Mas esse tipo de religiosidade externa, aparentemente não é verdade, a fé salvadora. De alguma forma, quase todo mundo acredita em algo. Uma vaga ideia de 'Que deve haver algo lá em cima'. Como nos filmes de Star Wars: 'A Força esteja com você!' Mas esta não é a verdadeira fé.
É por isso que a pergunta mais importante é: "Quem você diz que é o Filho do Homem?" 15 Quando Ele os perguntou, Seus discípulos disseram que o povo tinha uma variedade de respostas: João Batista, Elias, Jeremias ou um dos profetas! Pela graça de Deus, Pedro repentinamente teve permissão de ver: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!" 16 Conhecê-lo e ser conhecido (ser amado) por Ele é a coisa mais maravilhosa que se pode experimentar na Terra. E esse relacionamento vai durar para sempre!

NOTAS

Aqueles que O conhecem descem de seus próprios pedestais. Ter fé em Jesus, também significa seguir Jesus. O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos 17. Servir a Ele, também significa servir uns aos outros, lavar os pés uns dos outros 18.
Quando Estêvão estava prestes a ser apedrejado até a morte, ele repentinamente teve permissão para ver o Céu aberto. Cheio do Espírito Santo, ele olhou para o Céu e viu a Glória de Deus, e Jesus de pé à direita de Deus, e então ele disse: "Vejo o Céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus" 19. Esse era o Filho do Homem. João teve permissão para ver.

1 Daniel 7:13
2 Daniel 10:5–6
3 Mateus 24:30, 37, 39
4 João 6:27, 53
5 João 6:62
6 João 12:23, 32, 34
7 João 3:13-14
8 João 9:35-37
9 João 9:5-6
10 Lucas 5:24
11 Lucas 6:5
12 Lucas 9:26
13 Lucas 12:8-9
14 Lucas 18:8
15 Mateus 16:13
16 Mateus 16:16
17 Mateus 20:28
18 João 13:1-7
19 Atos 7:55-60


Semana 4 Dia 27 Apocalipse 1:13b-15 - ...'com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.'

No livro do Apocalipse, muitas vezes encontraremos João procurando por palavras, para comparativos material para descrever o que viu. Parecia como ... Era semelhante a ... Tinha a aparência de ... Ele viu coisas que Paulo disse que não havia palavras para isso, que não poderia ser expresso em linguagem humana. Coisas celestiais para as quais apenas a linguagem dos anjos é adequada. Mas João também viu coisas na Terra, que eram completamente desconhecidas para ele por causa do futuro distante em que as viu. Imagine uma pessoa vivendo no primeiro século procurando vinte séculos adiante e tendo que descrever um Apache helicóptero de combate ou uma explosão atômica ou mísseis e foguetes, ou ... Foi por isso que João usou palavras e expressões de sua época. Ele não poderia fazer de outra forma. Porque fica muito claro o que ele quer dizer.
No primeiro parte deste verso, ele já havia dito que viu alguém que parecia 'um filho do homem'. Alguém que se parecia com um ser humano. Uma figura humana. Mas ele passou a descrever aquela forma humana como parecendo brilhar com luz e fogo. Os cabelos tão brancos que machucavam os olhos, como neve no sol.
Aqueles olhos tão penetrantes que pareciam olhar através de você, como maçaricos brancos. Os pés brilhantes eram como bronze dourado. A voz era como uma trombeta, um chifre de carneiro, como o estrondo e o rugido das ondas quando atingem a costa, como uma cachoeira do Niágara.
O manto longo nos lembra de vestido do (Sumo) Sacerdote 1, apontando para o seu serviço (sumo) sacerdotal no santuário celestial 2. A tarefa do sumo sacerdote também era a de um juiz, assim como a do rei mais tarde. O cabelo era branco como a lã 3. Seus olhos como chamas de fogo 4 referem-se a sua procura onisciente e também desempenham seu papel no julgamento 5 e expressando ira sagrada. A faixa dourada pode apontar para autoridade real. O cabelo branco à autoridade de um juiz 6. A voz esmagadora 7 no poder de julgamento (profético) 8. O Rei sacerdotal. O Juiz Celestial. Onde sua voz soa, todas as palavras e subterfúgios humanos são silenciados. É uma reminiscência da profecia de Isaías: "Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá. Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir" 9. Seu amor sacerdotal não é mais central aqui, mas sim Seu poder real e judicial. Seus seios estão cingidos, o manto está suspenso. Ele está pronto para ir trabalhar.

NOTAS

Paulo diz: "A cabeça de Cristo é Deus" 10. Ele está sujeito ao Pai, mas o Pai colocou tudo em Suas mãos 11.
Cristo aparece aqui em particular como o Senhor e Juiz de Sua igreja. Este é um livro para o Igreja. Ele também julgará o mundo, mas aqui se refere particularmente àqueles que são Seus.
Ele está de pé, aparecendo majestosamente, entre os candeeiros, para aplicar a cada um de acordo com seu trabalho.. "... e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras ... "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez" Apocalipse 2:23 e 22:12.

1 Êxodo 28:4; 39:22–29; Zacarias 3:4, cf. Ezequiel 9:2-3, 11
2 Hebreus 8:1-2, 4:14, 7:25-28, 9:11-14
3 Daniel 7:9
4 Cf. Apocalipse 2:18
5 Apocalipse 19:12-16
6 Cf. Daniel 7:9–10
7 Cf. Ezequiel 1:24, 43:2
8 Cf. Jeremias 25:30 e seguintes
9 Isaías 22:21-22
10 1 Coríntios 11:3 NVI
11 João 3:35


Semana 4 Dia 28 Apocalipse 1:16 - '(Ele) Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.'

Como João ainda não sabia quem era que viu, algumas traduções novamente usam uma letra minúscula, mas mude para uma letra maiúscula "Ele" após a descrição de Sua aparência! Ele tem sete estrelas em sua mão direita , cintilante e brilhante. A mão direita do Senhor foi poderosa coisa! 1 "Senta-te à minha mão direita" diz o Senhor ao meu Senhor 2. Sua mão direita plantaste nossos ancestrais, Israel 3. Sua mão direita salva os que em ti buscam proteção contra aqueles que os ameaçam 4. E agora o Sumo Sacerdote celestial está segurando as sete estrelas das sete igrejas - os sete anjos/mensageiros/servos/pregadores da mensagem divina dos sete igrejas 5 - em Sua mão direita.
Assim como o anjo no verso 1 teve que trazer a mensagem celestial sobre a revelação, a revelação de Jesus Cristo a João, esses ministros das igrejas devem proclamar a palavra divina para suas igrejas. Que tarefa! Que responsabilidade! Impossível, humanamente falando! Mas, grande conforto, eles estão na mão direita de Jesus! Ele os segura. Ele os conduz. Ele os deixa saber o que eles vão falar. Ele revela a Palavra de Deus a eles. Quão importante é para eles estarem focados nEle. Quão importante é para eles saberem que dependem nEle. Quão sagradas suas vidas pessoais devem ser. Quão necessário é o momento de silêncio que eles gastam com Ele em privado (no quarto interior). A posição dos ministros parece ser o oposto das 'regras do jogo' democráticas que também são aplicadas em muitas igrejas hoje. Estas sete estrelas estão na mão direita de Cristo. Elas vêm em Seu nome às igrejas. Os ministros ficam ao lado, mas também oposto, a Igreja. Paulo diz a seus leitores para lembrem-se e obedeçerem a seus líderes e submeter-se à autoridade deles, porque eles cuidam de suas almas. E eles devem prestar contas 6. Se esses pastores começarem a cuidar eles próprios em vez das ovelhas do rebanho; se eles tratam suas ovelhas como objetos de lucro e esses pastores começam a governar sobre as ovelhas dura e brutalmente, abusando assim de sua autoridade, o Senhor diz: "Eis que trarei aqueles pastores" 7. Pois Ele mesmo é o bom Pastor das ovelhas 8. Os ministros são Seus servos, são pastores-assistentes. Como cães pastores mantendo as ovelhas unidas, guiados pelos sinais do próprio pastor, protegendo as ovelhas contra inimigos ferozes que tentam devorar o rebanho. Eles fazem o seu trabalho ao Seu comando, e prestam atenção às Suas instruções. Eles ouvem a Sua voz amorosa que também é afiada como uma navalha, como uma espada penetrante de dois gumes. Pois é a palavra de Deus, que penetra muito profundamente e julga todas as deliberações do coração 9. Ele também funciona como uma espada do carrasco. João 12:48 diz: "Há um juizo para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia."

NOTAS

Pedro diz que pela palavra de Deus existiam céus e Terra ... pela mesma Palavra os céus e Terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o Dia do Juízo e destruição de homens ímpios 10.
Ele aparece como o sol resplandecente e radiante. Por um lado, como o sol de justiça 11, por outro lado, como o sol escaldante que queima e consome. Beije Seu Filho de modo que Ele não ficará zangado. Bem-aventurados são todos os que tomam refúgio nEle 12.

1 Salmo 118:15–18
2 Salmo 110:1 e Provérbios 30:4
3 Salmo 44:1–4
4 Salmo 17:6–9
5 Apocalipse 1:20
6 Hebreus 13:7, 17
7 Ezequiel 34
8 João 10:1-30
9 Cf. Isaías 11:4; 2 Tessalonicenses 2:8; Hebreus 4:12–13; Apocalipse 19:21
10 2 Pedro 3:5–7
11 Malaquias 4:1–5
12 Salmo 2:12

Continua Apocalipse 1:17-18