Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Apocalipse - Eis que Ele está vindo, Semana 53

Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 2627 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53


Semana 53 Dia 365 Apocalipse 22:20 - 'Aquele que dá testemunho destas coisas diz: "Sim, venho em breve! " Amém. Vem, Senhor Jesus!'

O Espírito e a noiva já haviam dito: Vem 1, e esse convite foi ouvido, e foi aceito, e será aceito ontem, hoje e amanhã, por todos que têm ouvidos para ouvir. Milhões em todo o mundo aceitaram de bom grado este grande convite. Isto é o: Venha! para vir a Cristo. É a voz que chama um homem se afogando lutando para se manter flutuando no oceano tempestuoso sem fim, e se sente realmente completamente perdido sem qualquer esperança de ser resgatado. Pegue a bóia salva-vidas!
Uma pessoa que está se afogando pode aguentar por algumas horas, mas depois afunda. Ele não conseguirá se salvar na sua força. Você não pode se salvar dum pântano puxando-se pelos próprios cabelos. No entanto, de repente, um helicóptero, um cargueiro ou um navio vem e ao homem que se afoga é jogado uma bóia salva-vidas, e alguém grita: "Venha, pegue essa bóia", e ele a agarra, e é erguido a bordo do helicóptero e levado para o navio do mar. Salvo, porque de fora alguém jogou a bóia salva-vidas. Cristo foi lançado neste mundo da mesma forma, como uma boia salva-vidas para as pessoas que estão perdidas. E o chamado vai para todos os que quiserem ouvir: Venham!
Ou, suponha que você está numa casa em chamas, no último andar, e está irremediavelmente preso, mas lá, abaixo de você, os bombeiros aparecem de repente com um grande trampolim que todos estão segurando, e eles gritam: "Vem! Pule, e nós o pegaremos", é claro que você pulará, confiando nos bombeiros experientes. Assim como o pai de pé no fundo da escada dizendo ao seu filhinho: "Pule! Venha! Papai vai pegar você". Você pula, é claro, porque seu pai certamente não vai se afastar e deixar você cair. Ele é seu pai – então: claro! Você pode certamente confiar no que ele diz! Podemos dar o passo de fé a Jesus da mesma maneira. Parece como um passo no escuro, mas estamos bem e verdadeiramente apanhados, seguros nos braços de Jesus. A noiva se rendendo ao noivo. Na chamada no verso 17 "Vem!" há outra coisa também. O desejo do Espírito e a noiva para a Vinda de Cristo. É o anseio pelo novo tempo, de pertencer a Ele completamente. O Espírito apóia o desejo da noiva, também quando a noiva olha como se ela estivesse caindo, ficando cansada e parecendo estar adormecendo. Quem tiver o espírito ao nascer de novo será vivificado quando vier o chamado: "Aqui está o noivo! Saia para encontrá-lo!" 2
O Senhor Jesus, o verdadeiro Autor do Livro do Apocalipse, e sua figura central brilhante (a Luz, a Lâmpada 3 da Nova Jerusalém), responde à oração do Espírito e da noiva, e diz: "Sim, Eu venho rapidamente". Já está quase na hora. Não se preocupe com isso; não vai ser longo agora. Estou chegando em breve. Muito rapidamente. Olha, Eu estou indo!" O que isso faz conosco? Que tipo de sentimentos ela desperta em nossos corações? Algo começa a queimar dentro de nós? Existe um desejo santo e trêmulo, como: "Pode ser verdade, realmente, Ele está vindo agora para mim também?" João só foi capaz de responder desta forma: "Amém, vem, Senhor Jesus!"
Esta Maranatha costumava terminar as orações na Igreja antiga. Paulo conclui sua primeira carta aos Coríntios com ela: "Se alguém não ama o Senhor, que seja amaldiçoado! Vem, Senhor!" 4 Maranatha é aramaico para Vem, Senhor! "Amém é Assim seja", diz João, prefere hoje do que amanhã. A oração pelo retorno de Jesus estava profundamente ancorada no início das Igrejas Cristãs. Sua obra expiatória e redentora na cruz e Sua ressurreição estão incompletas sem Seu retorno. E Seu retorno é a única esperança para um mundo moribundo.

NOTAS

Até que ponto a verdadeira esperança cristã está viva nas igrejas cristãs hoje? Até que ponto ela está viva nas várias congregações locais, igrejas e várias denominações? É uma pedra de toque para a presença da vida espiritual real. Ou nos tornamos tão parecidos com o mundo que não ansiamos por Sua Vinda? Se assim for, é hora de se arrepender, como pastores e igrejas juntos, para que a mensagem de Sua Vinda em Glória ressoe dos púlpitos e plataformas.
O Livro do Apocalipse finalmente deve ser aberto nas igrejas e congregações, nos grupos de Estudo Bíblico e assim por diante. No mundo todo! Para o nosso próprio bem! Com o chamado ao arrependimento, à conversão e a uma vida santificada para isso. Até que Jesus venha na Glória para fazer todas as coisas novas para sempre!

1 Apocalipse 22:17
2 Mateus 25:6
3 Apocalipse 21:23
4 1 Coríntios 16:22


Semana 53 Dia 366 Apocalipse 22:21 - 'A graça do Senhor Jesus seja com todos. Amém.'

O Livro do Apocalipse termina como começou, com a graça do Senhor Jesus Cristo. Este é como João saudou as sete Igrejas na Ásia 1, e é assim que ele finalmente nos cumprimenta todos. Com a Graça e a presença amorosa do próprio Jesus.
A graça flui de Deus e retorna a Deus. Ela brota dEle e termina com Ele.
Está firmemente ancorado no amor escolhido do coração do Pai. Ele flui para este mundo no amor de Seu Filho. Jesus veio até nós! Não temos de fazer tentativas difíceis para subir até Ele. Ele desceu até nós. Por mais profundo que estivéssemos curvados no pó, por mais longe que tivéssemos nos afastado. Ele vem a nós, na solidão de nosso quarto num asilo, na ansiedade de nosso leito de enfermo, nas horas de nosso leito de morte, para nos dar graça para morrer. Para nos libertar de tudo que ainda nos prende a esta Terra. Estamos presos a tantos fios invisíveis que nós enraizamos profundamente na Terra. Sim, Ele vem para confortar e aliviar a dor. Ele faz isso também pelos mártires. O primeiro mártir Estêvão de repente grita alto: "Olhe! Vejo os céus abertos e o Filho do Homem à direita de Deus! "E apedrejaram Estêvão quando ele clamava a Deus e dizia: 'Senhor Jesus, recebe meu espírito'. Então ele se ajoelhou e clamou em alta voz: 'Senhor, não os acuses deste pecado'. E quando ele disse isso, ele adormeceu" Atos 7:55-60 NKJV.
Sim, Ele vem para confortar e amenizar a dor. Ele não pode fazer de outra forma, pois Ele mesmo decidiu ser gracioso para conosco. Ele também virá para Israel, o próprio filho primogênito de Deus, Seus irmãos na carne. Quem pelo mundo desprezou, oprimiu e assassinou. muitas vezes por nenhuma outra razão além de serem judeus. O cristianismo nunca percebeu por si mesmo que judeus e Israel estão inseparavelmente ligados ao Nome em muitos Convênios eternos, aos quais o Senhor prometeu votos solenes, aos quais jurou por Seu próprio Nome. O Nome de Deus Todo-Poderoso que foi finalmente revelado em Jesus Cristo, Jesus o Messias. Os judeus estão ligados ao Nome, quer queiram ou não, quer eles percebam esse fato ou não. O Nome é proclamado sobre eles, "… para que você tenha medo deste Nome Glorioso e Terrível, O SENHOR, O SEU DEUS", Deuteronômio 28:58. Números 6:22-27: "O Senhor disse a Moisés: 'Diga a Arão e aos seus filhos: Assim vocês abençoarão os Israelitas: O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz'. Assim eles invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei".
Um dia em breve Ele virá em Graça para eles, e eles Lhe perguntarão: "Que feridas são estas no seu corpo?" A tradução holandesa "Staten Vertaling" (KJV holandesa) diz corretamente: 'Que feridas são essas em Tuas mãos?' E Ele dirá: "Eu fui ferido na casa de meus amigos" 2. KJV: "O que são essas feridas em tuas mãos? Então ele responderá: Aqueles com que fui ferido na casa de meus amigos."
Há também graça para as nações deste mundo, que são enganadas e traídos por seus líderes, pelos poderes das trevas, perseguidos e explorados, vagando como ovelhas sem pastor, mas Ele se compadeceu deles 3. Pois somente Ele e o Pai e podem realmente ser movido de compaixão 4. E muitas nações serão trazidas para o Reino e finalmente encontrarão a Paz 5. "Neste monte [Monte Sião] Ele destruirá o véu que envolve todos os povos, a cortina que cobre todas as nações" Isaías 25:7. As nações hoje são cegas e surdas ao relacionamento especial de Deus com Israel. Mas esse um dia também mudará. "Ele será a nossa paz" 6.
Há também graça para a Criação explorada. Devastada pelas consequências do pecado do homem. Uma grande extinção, um processo contínuo de extinção amanheceu na Criação quando a morte pelo pecado do homem entrou na Criação de Deus 7. Foi submetido à futilidade, escravidão, corrupção 8, em declínio e a apostasia. No entanto, pela graça de Deus, ainda há uma espécie de 'graça geral' sobre a natureza que sofre de morte e decadência e uma 'graça geral' sobre a humanidade também, para que a vida possa ser possível durante as eras neste mundo moribundo. Até que isso seja removido também, junto com os poderes das trevas.
Mas sim, estamos subindo também, não pela evolução, mas pela redenção obra de Cristo nosso Senhor. Em etapas iremos de Glória em Glória.
Primeiro o Reino de Deus em nossos corações com paz interior e sinais do Reino visível ao nosso redor.
Então o Reino de paz e justiça na Terra, Isaías 2:2-4, quando a paz fluirá de Jerusalém para todo o mundo.
E finalmente a renovação de todas as coisas, Atos 3:19, Apocalipse 21:5, com um Novo Céu e uma Nova Terra, e a Nova Jerusalém saindo do Céu de Deus. "Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou" (Apocalipse 21:3-4).
A graça esteja com todos, sem exceção. Todos. A Graça do Senhor Jesus. Eis que Ele vem! Amém, vem, Senhor Jesus!

NOTAS

A saudação de abertura às sete Igrejas na Ásia "A graça esteja convosco" se expandiu, se estendeu para "A graça esteja com todos vocês." Isso traz os crentes de todas as idades e todos os lugares em foco. João está dizendo isso para todos diretamente: a Graça de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo 9 e o Rei vindouro. Quem sabe em breve já! EIS QUE ELE VEM!

1 Apocalipse 1:4
2 Zacarias 13:6; Compare Zacarias 12:10-14
3 Mateus 9:36
4 Mateus 14:14, 20:34; Marcos 6:34; Lucas 7:13, 10:33, 15:20
5 Miquéias 4:1–5
6 Miquéias 5:5
7 Gênesis 3:17
8 Romanos 8:19-25
9 João 1:29